Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Inimigos com vida e causar dano

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Guilhermeee
Novato
Novato
Reações: 0

Inimigos com vida e causar dano

Mensagem por Guilhermeee » Sex Ago 05, 2016 7:07 pm

estou fazendo um jogo 'Shoot em up' como os de antigamente, mas tenho uma duvida, como faço para meus inimigos terem vida ao inves de morrer com só um tiro, e como faço para meus tiros causarem dano?
Editado pela última vez por gabrielsch em Sáb Ago 06, 2016 12:30 am, em um total de 1 vez.
Razão: Titulo alterado para refletir melhor a ideia do tópico

Dust
Membro
Membro

Re: Preciso de ajuda

Mensagem por Dust » Sex Ago 05, 2016 7:12 pm

Abra o obj_inimigo, no evento create, crie sua variavel vida, por exemplo "hp=10".
Ainda no obj_inimigo, adcione um evento com a colisão da bala, e coloque o seguinte "hp-=1", ou o valor do dano que quiser, por exemplo "hp-=2".
E para o inimigo morrer ao zerar a vida use "if hp<=0 {instance_destroy()}". O hp<= significa que quando a vida for 0 ou menor. Se eu escrevesse apenas hp=0, pode acontecer do inimigo não morrer, pois a vida pode ser menor que 0, como por exemplo 1, ou 2, e por ai vai.
Flw!

Guilhermeee
Novato
Novato

Mensagem por Guilhermeee » Sex Ago 05, 2016 7:39 pm

Dust escreveu:Abra o obj_inimigo, no evento create, crie sua variavel vida, por exemplo "hp=10".
Ainda no obj_inimigo, adcione um evento com a colisão da bala, e coloque o seguinte "hp-=1", ou o valor do dano que quiser, por exemplo "hp-=2".
E para o inimigo morrer ao zerar a vida use "if hp<=0 {instance_destroy()}". O hp<= significa que quando a vida for 0 ou menor. Se eu escrevesse apenas hp=0, pode acontecer do inimigo não morrer, pois a vida pode ser menor que 0, como por exemplo 1, ou 2, e por ai vai.
Flw!
poderias mostrar como eu devia por no code, é que nao sei mt a ordem que tem que colocar, ai to tentando de tudo que é jeito aqui mas nao funciona

Dust
Membro
Membro

Mensagem por Dust » Sex Ago 05, 2016 8:19 pm

Bom... abra lá o seu obj_inimigo e no evento create, arraste o bloco de notas e coloque

Código: Selecionar todos

hp=10
e agora, adicione um evento do inimigo com a colisão da bala, novamente arraste o bloco de notas e coloque agora:

hp-=1
with other {instance_destroy();}
e agora adicione o evento step, e novamente, arraste o bloco de notas e coloque:

if hp<=0 {instance_destroy();}
Flw

Guilhermeee
Novato
Novato

Mensagem por Guilhermeee » Sex Ago 05, 2016 8:42 pm

cara, pior é que nao tava funcionando por burrice minha, no codigo instance_destroy eu tava colocando > inves de <, assim fazendo o inimigo morrer caso tivesse vida, valeu mesmo

Trancado