Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil |
Inimigos com vida e causar dano
- Guilhermeee
- Novato
- Reações: 0
-
Inimigos com vida e causar dano
estou fazendo um jogo 'Shoot em up' como os de antigamente, mas tenho uma duvida, como faço para meus inimigos terem vida ao inves de morrer com só um tiro, e como faço para meus tiros causarem dano?
Editado pela última vez por gabrielsch em Sáb Ago 06, 2016 12:30 am, em um total de 1 vez.
Razão: Titulo alterado para refletir melhor a ideia do tópico
Razão: Titulo alterado para refletir melhor a ideia do tópico
Re: Preciso de ajuda
Abra o obj_inimigo, no evento create, crie sua variavel vida, por exemplo "hp=10".
Ainda no obj_inimigo, adcione um evento com a colisão da bala, e coloque o seguinte "hp-=1", ou o valor do dano que quiser, por exemplo "hp-=2".
E para o inimigo morrer ao zerar a vida use "if hp<=0 {instance_destroy()}". O hp<= significa que quando a vida for 0 ou menor. Se eu escrevesse apenas hp=0, pode acontecer do inimigo não morrer, pois a vida pode ser menor que 0, como por exemplo 1, ou 2, e por ai vai.
Flw!
Ainda no obj_inimigo, adcione um evento com a colisão da bala, e coloque o seguinte "hp-=1", ou o valor do dano que quiser, por exemplo "hp-=2".
E para o inimigo morrer ao zerar a vida use "if hp<=0 {instance_destroy()}". O hp<= significa que quando a vida for 0 ou menor. Se eu escrevesse apenas hp=0, pode acontecer do inimigo não morrer, pois a vida pode ser menor que 0, como por exemplo 1, ou 2, e por ai vai.
Flw!
- Guilhermeee
- Novato
-
poderias mostrar como eu devia por no code, é que nao sei mt a ordem que tem que colocar, ai to tentando de tudo que é jeito aqui mas nao funcionaDust escreveu:Abra o obj_inimigo, no evento create, crie sua variavel vida, por exemplo "hp=10".
Flw!
Bom... abra lá o seu obj_inimigo e no evento create, arraste o bloco de notas e coloque
e agora, adicione um evento do inimigo com a colisão da bala, novamente arraste o bloco de notas e coloque agora:
e agora adicione o evento step, e novamente, arraste o bloco de notas e coloque:
Flw
Código: Selecionar todos
hp=10
hp-=1
with other {instance_destroy();}
if hp<=0 {instance_destroy();}
- Guilhermeee
- Novato
-
cara, pior é que nao tava funcionando por burrice minha, no codigo instance_destroy eu tava colocando > inves de <, assim fazendo o inimigo morrer caso tivesse vida, valeu mesmo