A comunidade tem um histórico imenso de conteúdo que merece ser preservado. Jogos, engines, tutoriais e muito mais compõem essa coletânea. O problema, no entanto, é que enquanto a antiga GMBR progredia, seu conteúdo foi se deteriorando. Como assim? Bem, considere que, na época da Forumeiros, muita gente costumava montar tutoriais com imagens hospedadas no ImageShack, publicar engines no Megaupload... quase sempre sem um mirror.
E as consequências disso tudo?
- O ImageShack acabou e levou todas as imagens hospedadas junto com ele. Isso não só prejudicou a GMBR como vários fóruns ao redor do mundo. Tutoriais que precisavam das imagens para serem compreendidos agora estão perdidos para sempre.
- O Megaupload foi pro saco... e os projetos hospedados lá também. Se já não bastavam as imagens, agora os usuários sequer terão a chance de baixar o que estava lá inicialmente. E se o autor de algum dos jogos publicados se afastar do fórum, isso pode significar que seu jogo será perdido para sempre.
- Links expirados ou inválidos também prejudicam e muito a busca de material antigo. Links para páginas externas ainda conseguem ser salvos graças à Wayback Machine, mas o que dizer dos links da própria comunidade? As avaliações dos primeiros concursos quinzenais, por exemplo, não está mais disponível.
Minha sugestão é preservar o conteúdo do fórum (jogos, tutoriais, engines, exemplos, avaliações, etc) em algum lugar centralizado, mantendo o material produzido e publicado aqui vivo. Seria, pelo menos, uma garantia de que ainda seríamos capazes de rever o que uma vez já existiu aqui, sem o risco de que isso tudo suma da noite para o dia. Isso tem uma grande chance de acontecer, seja por um site que deixe de funcionar da noite para o dia, seja por sumiço do autor de algum projeto (conforme o que eu já listei acima).
Eu entendo que talvez não pareça ser uma boa ideia guardar tudo isso direto no servidor do fórum, mas existem outros lugares. Um arquivamento geral mantido no Dropbox e Mediafire, por exemplo, pode ser uma boa. O material também pode (e deve) estar publicamente acessível, para que todos tenham a chance de ver e rever o conteúdo produzido pelos membros ao passar dos anos.
A preservação de conteúdo, ao meu ver, é importantíssima para um fórum como esse, que possui um histórico muito rico e de conteúdo diverso (não importando o nível de qualidade). Bem, é essa a minha sugestão. Fiquem à vontade para discutir sobre isso... quanto antes, melhor!
o/