Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[SUGESTÃO] Preservação/arquivamento centralizado de conteúdo antigo e novo do fórum

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0

[SUGESTÃO] Preservação/arquivamento centralizado de conteúdo antigo e novo do fórum

Mensagem por Mr.Rafael » Qua Jun 08, 2016 7:35 pm

Estou deixando essa sugestão aqui enquanto o fórum ainda está crescendo e os primeiros projetos estão começando a ser postados.

A comunidade tem um histórico imenso de conteúdo que merece ser preservado. Jogos, engines, tutoriais e muito mais compõem essa coletânea. O problema, no entanto, é que enquanto a antiga GMBR progredia, seu conteúdo foi se deteriorando. Como assim? Bem, considere que, na época da Forumeiros, muita gente costumava montar tutoriais com imagens hospedadas no ImageShack, publicar engines no Megaupload... quase sempre sem um mirror.

E as consequências disso tudo?
  • O ImageShack acabou e levou todas as imagens hospedadas junto com ele. Isso não só prejudicou a GMBR como vários fóruns ao redor do mundo. Tutoriais que precisavam das imagens para serem compreendidos agora estão perdidos para sempre.
  • O Megaupload foi pro saco... e os projetos hospedados lá também. Se já não bastavam as imagens, agora os usuários sequer terão a chance de baixar o que estava lá inicialmente. E se o autor de algum dos jogos publicados se afastar do fórum, isso pode significar que seu jogo será perdido para sempre.
  • Links expirados ou inválidos também prejudicam e muito a busca de material antigo. Links para páginas externas ainda conseguem ser salvos graças à Wayback Machine, mas o que dizer dos links da própria comunidade? As avaliações dos primeiros concursos quinzenais, por exemplo, não está mais disponível.
Como podem ver, uma boa parcela do conteúdo já foi perdido completamente. Mas podemos começar a evitar esse problema desde já, aproveitando o fato do fórum só estar começando a ter tópicos agora. :yes:

Minha sugestão é preservar o conteúdo do fórum (jogos, tutoriais, engines, exemplos, avaliações, etc) em algum lugar centralizado, mantendo o material produzido e publicado aqui vivo. Seria, pelo menos, uma garantia de que ainda seríamos capazes de rever o que uma vez já existiu aqui, sem o risco de que isso tudo suma da noite para o dia. Isso tem uma grande chance de acontecer, seja por um site que deixe de funcionar da noite para o dia, seja por sumiço do autor de algum projeto (conforme o que eu já listei acima).

Eu entendo que talvez não pareça ser uma boa ideia guardar tudo isso direto no servidor do fórum, mas existem outros lugares. Um arquivamento geral mantido no Dropbox e Mediafire, por exemplo, pode ser uma boa. O material também pode (e deve) estar publicamente acessível, para que todos tenham a chance de ver e rever o conteúdo produzido pelos membros ao passar dos anos.

A preservação de conteúdo, ao meu ver, é importantíssima para um fórum como esse, que possui um histórico muito rico e de conteúdo diverso (não importando o nível de qualidade). Bem, é essa a minha sugestão. Fiquem à vontade para discutir sobre isso... quanto antes, melhor! :si:

o/

__dotCHAOS
Membro
Membro

Re: [SUGESTÃO] Preservação/arquivamento centralizado de conteúdo antigo e novo do fórum

Mensagem por __dotCHAOS » Qua Jun 08, 2016 8:36 pm

Acho que nem tem muito o que argumentar... seria ótimo poder estabelecer esse acervo, mas cai no velho problema de quase tudo aqui: "quem" vai cuidar disso?

A curto prazo é fácil dizer "ah o fulano ajuda e o beltrano dá uma força ocasional", mas se tratando de algo que visa manter esse histórico vivo indefinidamente, não vejo como muito promissor em uma comunidade que saiu de uma 2° migração e dá claros sinais de desgaste.
Editado pela última vez por __dotCHAOS em Qui Jun 09, 2016 6:30 pm, em um total de 2 vezes.

All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8

Contato:

Re: [SUGESTÃO] Preservação/arquivamento centralizado de conteúdo antigo e novo do fórum

Mensagem por All-x » Qui Jun 09, 2016 12:01 pm

Nosso disco tem pouca capacidade, e em um período de poucos anos estaria cheio. Porém se tivermos uma politica de, por exemplo engines até 5 mb, imagens até 200 Kb e deixar apenas os projetos por conta dos autores poderia compensar o aumento do disco.

Temos que discutir mais e encontrar uma boa forma de fazer, caso não só podemos indicar os melhores hosts mesmo.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

junior.rod2
Moderador
Moderador

Mensagem por junior.rod2 » Qui Jun 09, 2016 1:27 pm

Alex FC escreveu:Nosso disco tem pouca capacidade, e em um período de poucos anos estaria cheio. Porém se tivermos uma politica de, por exemplo engines até 5 mb, imagens até 200 Kb e deixar apenas os projetos por conta dos autores poderia compensar o aumento do disco.

Temos que discutir mais e encontrar uma boa forma de fazer, caso não só podemos indicar os melhores hosts mesmo.

FLWS!
Pelo que entendi ele propôs criar uma conta em um host (Dropbox ou Mediafire por exemplo), onde essa conta seria própria do forum e armazenar lá, todo conteúdo postado aqui, assim mesmo que aconteça algo com o arquivo original postado pelo autor, ainda teríamos tudo armazenado em uma conta do forum.
O maior trabalho, se não tiver como automatizar o processo, seria que nos teríamos que baixar todos os projetos e reupar para a conta do forum, e para deixar esse arquivos expostos de forma publica, poderíamos criar um tópico, onde seria postado os links para download de cada arquivo.
Caso seja necessário baixar e reupar os arquivos, eu me ofereço para cuidar dessa parte.

Mr.Rafael
Membro
Membro

Mensagem por Mr.Rafael » Qui Jun 09, 2016 6:18 pm

Alex FC escreveu:Porém se tivermos uma politica de, por exemplo engines até 5 mb, imagens até 200 Kb e deixar apenas os projetos por conta dos autores poderia compensar o aumento do disco.
Como já mencionei, não necessariamente precisa deixar isso no servidor do fórum, qualquer outro lugar pode servir, contanto que seja confiável.

E deixar os projetos por conta dos autores ainda é algo ruim, o cara ainda pode sumir e levar tudo com ele, intencionalmente ou não. Acho que os jogos (em andamento e completos) são o item mais importante, nesse caso: tutoriais ainda conseguem ser reescritos e/ou restaurados, mas um jogo inteiro não. :detetive:
junior.rod2 escreveu:Pelo que entendi ele propôs criar uma conta em um host (Dropbox ou Mediafire por exemplo), onde essa conta seria própria do forum e armazenar lá, todo conteúdo postado aqui, assim mesmo que aconteça algo com o arquivo original postado pelo autor, ainda teríamos tudo armazenado em uma conta do forum.
O maior trabalho, se não tiver como automatizar o processo, seria que nos teríamos que baixar todos os projetos e reupar para a conta do forum, e para deixar esse arquivos expostos de forma publica, poderíamos criar um tópico, onde seria postado os links para download de cada arquivo.
Caso seja necessário baixar e reupar os arquivos, eu me ofereço para cuidar dessa parte.
Exatamente isso, Rod. :blz:

Até seria possível tentar automatizar, se não fosse pela falta de padronização dos tópicos mais antigos. Todo mundo sempre montava tópicos do jeito que lhe achasse melhor e os links de download para a maioria das coisas variavam muito: links diretos, imagens que serviam como botões, ou o clássico "clique aqui para baixar". Por conta disso, não acho que seja possível.

Mas a ideia é bem essa aí mesmo. É possível começar com projetos que você ou mais alguém tenham baixado para testar e não deletaram ainda, ou pelas categorias do hall of fame e dos projetos completos existente no fórum antigo. Os jogos e avaliações para o concurso que está ocorrendo no momento (CastleJam) também já poderia marcar presença nesse arquivo, para não levar o mesmo fim que tiveram os dos antigos concursos quinzenais e anuais.

E se for realmente proposto o uso desses dois sites (Dropbox e Mediafire), então nem precisa se preocupar em deixar todos os links, já que é possível deixar uma pasta inteira visível publicamente, não precisando compartilhar arquivo por arquivo. :yes:

Quanto aos tópicos (tutoriais, discussões, etc), a ideia do Alex é válida. Mas tem algumas questões:
  1. Naturalmente, para estarmos aqui, o conteúdo já é publicamente acessível. Mas não pode ser baixado, a menos que se dê um Ctrl+S para cada página individualmente no navegador. Seria possível disponibilizar os tópicos para download?
  2. Se for, em que formato ou estrutura eles seriam entregues? Vamos levar em conta também que o que interessa mais é o conteúdo bruto (as mensagens, com imagens e links), coisas como todos os avatares dos usuários podem ser descartadas.
  3. É claro que um backup geral não salva 100% do conteúdo, pois novos tópicos sempre poderão ser criados. Seria possível então fazer isso de tempos em tempos, para manter o arquivamento o mais atualizado possível?
Estas são algumas questões. Mas é bom começar a pensar nisso logo, até porque quando o fórum começar a ter mais tópicos, tutoriais, jogos e concursos sendo feitos, vai ser tarde demais.

o/

Markito
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Markito » Sex Jun 10, 2016 12:37 am

Interessante rapaz :detetive:

Eu tenho uma espécie de arquivo bem simples que fiz do fórum antigo no meu Dropbox, neste link.  É uma lista geral, ainda tô devendo uma navegação por fóruns... Sacumé, eu fiz isso numa rara ocasião de produtividade há alguns dias atrás :yes: O bom do IPS é que as imagens (não sei se todas são) eram embutidas no próprio post com uma string base64, então ainda dá pra vê-las tranquilamente. Recentemente comprei o plano de 1TB no drop, daria pra fazer um arquivo similar aqui do fórum também até onde der (e já que vai arquivar os jogos e engines também, acho que vou ter que comprar um HD novo só pro Dropbox :rsrs:)

O arquivo do fórum antigo que eu gerei é feito com um script em Python que lê um banco de dados em Sqlite que convertei do backup do forum anterior, depois que esse abriu. Todos os tópicos e posts estão lá, estou pensando se coloco os blogs também. O problema mesmo é fazer uma indexação do conteúdo e habilitar uma busca, que eu poderia comprar um servidorzinho de 10 reais (pra não ocasionar congestão com o banco de dados desse) só pra indexar e deixar o conteúdo estático no Dropbox. Então a automatização do arquivo é completamente possível sim. Só por um evento na crontab pra dumpar o SQL completo, baixar, e gerar o HTML :yes:

Noob4Fun
Membro
Membro

Contato:

Mensagem por Noob4Fun » Sáb Jun 11, 2016 11:56 am

Criava-se um e-mail para anexos, já que emails tem cada vez mais capacidade de espaço, e um blog para publicações...

chicoweb
Membro
Membro

Mensagem por chicoweb » Dom Jun 12, 2016 2:33 pm

Meus games:
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação

7f55842f
Membro
Membro

Mensagem por 7f55842f » Seg Jun 27, 2016 12:03 am

E ai, como faz pra colaborar? Como está o andamento disso?

Mr.Rafael
Membro
Membro

Mensagem por Mr.Rafael » Seg Jun 27, 2016 8:04 am

7f55842f escreveu:E ai, como faz pra colaborar? Como está o andamento disso?
Fico feliz por trazer o assunto de volta à mesa. Bem, se realmente alguém da staff planejou algo oficial para isso eu não sei, mas de acordo com o que penso, é o seguinte...

Sabemos que é impossível deixar só um grupinho fixo e seleto de pessoas para garimpar o conteúdo completo. No entanto, creio que muitas pessoas devem ainda ter em seus HD's arquivos zipados de jogos que havia baixado por lá antes dos links expirarem ou antes dos autores sumirem. Sendo assim, o ato de colaborar pode ser tão simples quanto gentilmente reupar os arquivos ou páginas que você tenha salvo, tornando-os disponíveis para serem vistos novamente.

Os projetos são os mais necessitados. Se você ainda possuir por aí algum arquivo importante, como avaliações dos antigos concursos, pacotes de projetos (no caso da antiga GMBR, arquivos .gmk) ou protótipos, betas e versões finais de jogos que você havia baixado há muito tempo para testar, reupe eles em algum lugar e nos passe o link.

Já para os tópicos, colaborar também é fácil. No seu navegador, salve a página completa para ser visualizada offline. No final deverá existir no diretório onde você salvou um arquivo .htm e uma pasta contendo imagens, scripts e o layout da página. Salve todas as páginas de um ou mais tópicos que deseja arquivar, compacte em um .zip e nos passe o link.

Se alguém da staff vai se mobilizar em criar uma conta colaborativa depois disso, não sei. Mas no geral, quanto mais pessoas puderem baixar e guardar o conteúdo, maiores são as chances de que eles sejam recuperados agora ou futuramente. Foi criada uma seção "legado GMBR", mas aquilo lá é apenas um link que aponta para o fórum original da Forumeiros. Isso não é arquivar! O que deveria ser feito, na verdade, era obter o conteúdo relevante de lá e trazê-los para cá diretamente (a ideia é essa, afinal).

TL;DR: Você e qualquer pessoa podem começar a colaborar na hora que quiserem. Buscar arquivos de jogos (completos ou incompletos) que você já baixou lá algum dia ou salvar os tópicos com todas as páginas inclusas para depois reupar já conta como colaboração. :detetive:

o/

All-x
Administrador
Administrador

Contato:

Mensagem por All-x » Seg Jun 27, 2016 11:26 am

Nossa, eu tinha escrito um baita texto longo.... dai troquei de janela, pois estou no trabalho, quando voltei a maldita recarregou e mesmo clicando em voltar não reapareceu o texto... 

Vou resumir:

Tenho mais de 4 Gb de arquivos de projetos aqui em casa em DVDs (De um período de 2009 à 2013). Posso ir repostando aos poucos usando o MediaFire que só vai excluir os arquivos se a conta for abandonada (Um ano sem acesso à conta). São 10 Gb de espaço e creio que seja suficiente. Lembrando que além dos jogos há também que repostar as imagens que em sua maioria estão com links quebrados.

A ideia é criar um tópico com a lista que tenho de jogos e ir marcando os que já foram repostados através de uma conta genérica chamada 'GMBR Games' assim como fiz com os tutoriais. Os que não tiverem na lista mas possuam um tópico no fórum velho, basta alguém fazer um post nesse tópico com um link valido pra download do game bem como seu tópico no fórum antigo.

Enfim, é uma ideia que posso aplicar, só não com velocidade, pois tenho realmente muito trabalho a fazer. 

FLWS!

Imagem

Shark
Membro
Membro

Contato:

Mensagem por Shark » Seg Jun 27, 2016 11:45 am

Acho Uma Excelente Ideia.
Apesar De Eu Não Ser Um Membro Antigo Do Forum, Seria Bom Para Aquelas Pessoas Que Procuram Repostar Seus Engines Aqui No Forum.
Seria Também Bom Para Aquelas Pessoas Que Poderão Precisar De Engines Ou Tutoriais Para Aperfeiçoar o Seu Conhecimento :study:
Flw's
Imagem

Mr.Rafael
Membro
Membro

Mensagem por Mr.Rafael » Ter Jun 28, 2016 8:03 pm

Bom, como não houve nenhuma iniciativa até agora, começarei eu mesmo. Isso também pode servir como exemplo para quem também quiser começar a colaborar.

Arquivos do antigo concurso CoJ (Complete o Jogo)

Há muito tempo atrás, promovi um concurso na antiga GMBR chamado CoJ (Complete o Jogo). A proposta era baixar um GMK que eu ofereceria no dia de início do concurso e construir um jogo com base nele. Apesar de somente 3 pessoas terem participado, considerei os jogos em si até que razoáveis/bons. No final, foi bem interessante, também nunca havia promovido um concurso antes. Contei com o apoio do MoisesBR, mas o mesmo não pôde avaliar os jogos e o JoanVanBlizzard me deu uma baita ajuda de última hora, agradeço muito a ele por isso. :u:

No geral, existiu: o GMK do projeto (era uma engine incompleta de RPG), os jogos dos participantes (em GMK e executáveis, usualmente distribuídos junto com os resultados para a galera jogar) e, claro, as avaliações. Junto com o GMK também estava uma "mini-documentação" que explicava mais ou menos como as coisas funcionavam, afim de facilitar o entendimento da engine (fiz isso na correria, e tinha muita gente reclamando do código).

Não possuo mais os arquivos de projetos dos participantes nem as avaliações do Blizzard. Os links que existiam no tópico dos resultados sumiram e não dá mais para baixá-los. Estarei disponibilizando a maioria do conteúdo aqui então:

Jogos do concurso (3 jogos, em .exe) Avaliações (1/2) Engine de RPG (foi distribuída no início do concurso) Documentação do GMK

I Do Not Want To Be Banned

Este jogo é bem ao estilo de I Wanna Be The Guy e... o boss é uma surpresa! O tópico na antiga GMBR parece ter sido deletado, mas o link continua ativo. :detetive:

Download do jogo (desenvolvido em 8 de novembro de 2013)

Bem, esta é minha colaboração inicial. Se alguém tiver mais coisas do fórum antigo guardadas por aí, disponibilize-as para download aqui para que possamos mantê-las a salvo. Espero também que isso possa servir de exemplo para quem estava interessado em colaborar mas não sabia exatamente como fazer isso. :sorrir2:

o/

All-x
Administrador
Administrador

Contato:

Mensagem por All-x » Ter Jun 28, 2016 9:31 pm

Calma MrRafael, sem pressa, como falei se o problema for velocidade não vai ter como eu fazer rápido.

Como eu disse, vou criar um tópico especifico pra isso. Não vou simplesmente postar links, se o jogo tiver um tópico repostarei o mesmo com suas imagens.

Olhei hoje no almoço os DVDs que tenho salvo (Quando tive algum tempo). Mas consegui recuperar apenas 400Mb de jogos entre 2009 e 2010. Boa parte do conteúdo de 2011 pra frente esta no HD no meu antigo notebook que deu pau. Entreguei no sábado ao meu primo esse HD para que ele leve numa especializada na cidade dele, pois aqui não tem. 

Seguem algumas imagens do que tenho aqui:

Imagem

E sim, eu não excluo praticamente nada xD Infelizmente tive esse problema com o HD e espero ser possível recuperá-lo.

Assim que possível já darei detalhes de como farei essa migração e como os demais users podem ajudar.

FLWS!

Imagem

guimaraf
Colaborador
Colaborador

Contato:

Mensagem por guimaraf » Qua Jun 29, 2016 1:13 am

@MrRafael Tentei pelo menos uns 20 tipos de pulo no "I Do Not Want To Be Banned", em todas aparecem espinhos.

É possível passar?

Mr.Rafael
Membro
Membro

Mensagem por Mr.Rafael » Qua Jun 29, 2016 7:08 am

Alex FC escreveu:Calma MrRafael, sem pressa, como falei se o problema for velocidade não vai ter como eu fazer rápido.

Como eu disse, vou criar um tópico especifico pra isso. Não vou simplesmente postar links, se o jogo tiver um tópico repostarei o mesmo com suas imagens.

Olhei hoje no almoço os DVDs que tenho salvo (Quando tive algum tempo). Mas consegui recuperar apenas 400Mb de jogos entre 2009 e 2010. Boa parte do conteúdo de 2011 pra frente esta no HD no meu antigo notebook que deu pau. Entreguei no sábado ao meu primo esse HD para que ele leve numa especializada na cidade dele, pois aqui não tem.
Tudo bem. A razão pela qual coloquei conteúdo dessa forma aqui é porque aparentemente estávamos falando muito e fazendo pouco, então apenas decidi dar um "pontapé inicial" como forma de iniciativa. Mas não tenho pressa não... :shrug:

Quanto à imagem que você mostrou: simplesmente demais! Vai ser bem legal poder rever parte do conteúdo, até para o próprio pessoal que chegar poder jogar parte do acervo apresentado aí (destaque para o polêmico Super Mario Brasileiro, haha). Fico aguardando aqui... :bounce:

guimaraf escreveu:@MrRafael Tentei pelo menos uns 20 tipos de pulo no "I Do Not Want To Be Banned", em todas aparecem espinhos.

É possível passar?
Sim, é possível passar dessa parte, bem como zerar o jogo todo. Lembro-me que até havia um vídeo feito pelo autor que servia de "detonado", para você ver onde ficavam as armadilhas. No entanto, o tópico foi deletado, então não há como buscá-lo (e não é garantido que o vídeo ainda exista também). Também sei disso porque já havia zerado esse jogo na época.

o/

Golden Bunny
Membro
Membro

Mensagem por Golden Bunny » Qua Jun 29, 2016 11:43 am

guimaraf escreveu:@MrRafael Tentei pelo menos uns 20 tipos de pulo no "I Do Not Want To Be Banned", em todas aparecem espinhos.

É possível passar?
https://youtu.be/viOVZG8_q34
( ^-^ )

Nuss, fantástico

Seria o próprio Dev do jogo que fez o gamelay?
"Nunca morra virgem, os unicórnios morreram virgens, por isso não existem mais" < Gonzo, o eterno filósofo.

Responder