Apontar o fato de ser um crime não é preconceito. No Brasil virou rotina a pirataria, mas não deixa de ser crime só porque boa parte da população o faz.
Eu relevo que pessoas utilizem de itens piratas, mas esse caso é especial tendo em vista que estamos falando de desenvolvedores que ROUBAM outros desenvolvedores.
E sim, é um roubo. A lei de direitos autorais é equivalente a de direito à posse. Logo pegar e usar o celular de alguém é o mesmo que usar sprites de terceiros sem sua devida permissão.
Acredito que pelo menos membros da staff não deveriam influenciar tais atos.
Você está certo ao falar que grandes empresas toleram fã games, mas você deixou de notar que tais fã games criam seus próprios sources, história, design etc.
Eles imitam uma história e usam de seus personagens(o que não é crime, em certas ocasiões...), mas não roubam nenhum conteúdo protegido por direitos autorais.(se conhece algum jogo que roube, então não é um fã game de verdade)
Ah, e lembrando que roubo de conteúdo protegido por direitos autorais é crime mesmo que não ganhe dinheiro com isso. E não é uma pergunta.
Vendendo, dando, ou pagando para que baixem seu roubo-game
é crime de qualquer forma.
Enfim, se pretendes roubar desta forma, você nunca poderá ser considerado um desenvolvedor Adilson.
EDIT:
Sempre fiz engines com sprites bostas ou com os próprios que vem com o GM8. E aprendi perfeitamente assim.
Não é necessário roubar para aprender, muito menos ter uma aparência bonitinha ou uma excelente trilha sonora.
O objetivo é aprender ou pegar o trabalho dos outros e apresentar como seu? Pra aprender até uns sticks tortos servem.