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[PROG] Usando Arrays

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[PROG] Usando Arrays

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 11:45 pm

Autor original: JV Justino
Nome: Usando Arrays
Requerimentos: :GM6:, :GM7:, :gm8: Lite/Pro
Descrição: Ensinando a criar e usar Arrays
Nível de Dificuldade: Intermediário/Avançado

Olá a todos do Game Maker Brasil!

Neste tutorial, será explicado como criar e usar arrays, e também como e onde serão usados

Vamos Começar!

1- O que são Arrays?


Arrays são variáveis que contêm vários índices. Existem as arrays uni-dimensionais (vetores) e as bi-dimensionais (matrizes). Podemos imaginar arrays como uma planilha, onde os índices são as linhas e colunas.

2- Arrays Uni-dimensionais


Os arrays uni-dimensionais (vetores) apresentam um único índice.
Para definir um vetor, usa-se:

Código: Selecionar todos

variavel[indice]=valor;
Em índice, deve ser colocado um número entre 0 e 31999.

Vamos usar como exemplo uma variável com três índices, que receberão valores string.

Código: Selecionar todos

item[0]="Poção";
item[1]="Adaga";
item[2]="Elixir";
Assim foram definidos 3 valores diferentes em uma única váriavel.
Índice 0 1 2
Valores Poção Adaga Elixir
Para desenhar os arrays, basta usar:

Código: Selecionar todos

draw_text(20,20,item[0]);
draw_text(20,40,item[1]);
draw_text(20,60,item[2]);
Ou se preferir:

Código: Selecionar todos

for(i=0;i<=2;i+=1)
draw_text(20,20+i*20,item[i])
3- Arrays Bi-dimensionais


Os arrays bi-dimensionais matrizes apresentam 2 índices.
Para criar um matriz, usa-se:

Código: Selecionar todos

variavel[indice,indice2]=valor;
Para um exemplo, vamos usar alguns ítens, e os índices serão o nome, o preço, e a quantidade, respectivamente:

Código: Selecionar todos

item[0,0]="Poção"; //nome
item[0,1]=50; //preço
item[0,2]=10; //quantidade
item[1,0]="Adaga";
item[1,1]=150;
item[1,2]=2;
item[2,0]="Elixir";
item[2,1]=1250;
item[2,2]=1;
Em uma tabela, o resultado seria:
Índice 0 1 2
Nome Poção Adaga Elixir
Preço 50 150 1250
Quantidade 10 2 1
E para desenhar a array:

Código: Selecionar todos

draw_text(20,20,item[0,0])
draw_text(20,40,item[1,0])
draw_text(20,60,item[2,0])
draw_text(100,20,item[0,1])
draw_text(100,40,item[1,1])
draw_text(100,60,item[2,1])
draw_text(180,20,item[0,2])
draw_text(180,40,item[1,2])
draw_text(180,60,item[2,2])
Ou então...

Código: Selecionar todos

for(i=0;i<=2;i+=1)
{
    for(e=0;e<=2;e+=1)
    draw_text(20+i*80,20+e*20,item[i,e])
}
3- Onde e Por que usar Arrays?


Imagine que você precise fazer uma lista, onde precisasse usar muitas variáveis. Ao invés de usar:

Código: Selecionar todos

var1=0;
var2=0;
var3=0;
var4=0...
...
var16=0;
Simplesmente, você poderia usar:

Código: Selecionar todos

for(i=1;i<=16;i+=1)
var[i]=0
Além de poupar trabalho, poupa também linhas de código.

Os exemplos de onde usar arrays são infinitos. Podem ser usadas para fazer listas, tabelas, planilhas... 

E aqui acaba este tutorial. Qualquer dúvida, sugestão ou críticas, é só falar!

さよぅなら!

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