Requerimentos:



Descrição: Ensinando a criar e usar Arrays
Nível de Dificuldade: Intermediário/Avançado
Olá a todos do Game Maker Brasil!
Neste tutorial, será explicado como criar e usar arrays, e também como e onde serão usados
Vamos Começar!
1- O que são Arrays?
Arrays são variáveis que contêm vários índices. Existem as arrays uni-dimensionais (vetores) e as bi-dimensionais (matrizes). Podemos imaginar arrays como uma planilha, onde os índices são as linhas e colunas.
2- Arrays Uni-dimensionais
Os arrays uni-dimensionais (vetores) apresentam um único índice.
Para definir um vetor, usa-se:
Código: Selecionar todos
variavel[indice]=valor;
Vamos usar como exemplo uma variável com três índices, que receberão valores string.
Código: Selecionar todos
item[0]="Poção";
item[1]="Adaga";
item[2]="Elixir";
Índice | 0 | 1 | 2 |
Valores | Poção | Adaga | Elixir |
Código: Selecionar todos
draw_text(20,20,item[0]);
draw_text(20,40,item[1]);
draw_text(20,60,item[2]);
Código: Selecionar todos
for(i=0;i<=2;i+=1)
draw_text(20,20+i*20,item[i])
Os arrays bi-dimensionais matrizes apresentam 2 índices.
Para criar um matriz, usa-se:
Código: Selecionar todos
variavel[indice,indice2]=valor;
Código: Selecionar todos
item[0,0]="Poção"; //nome
item[0,1]=50; //preço
item[0,2]=10; //quantidade
item[1,0]="Adaga";
item[1,1]=150;
item[1,2]=2;
item[2,0]="Elixir";
item[2,1]=1250;
item[2,2]=1;
Índice | 0 | 1 | 2 |
Nome | Poção | Adaga | Elixir |
Preço | 50 | 150 | 1250 |
Quantidade | 10 | 2 | 1 |
Código: Selecionar todos
draw_text(20,20,item[0,0])
draw_text(20,40,item[1,0])
draw_text(20,60,item[2,0])
draw_text(100,20,item[0,1])
draw_text(100,40,item[1,1])
draw_text(100,60,item[2,1])
draw_text(180,20,item[0,2])
draw_text(180,40,item[1,2])
draw_text(180,60,item[2,2])
Código: Selecionar todos
for(i=0;i<=2;i+=1)
{
for(e=0;e<=2;e+=1)
draw_text(20+i*80,20+e*20,item[i,e])
}
Imagine que você precise fazer uma lista, onde precisasse usar muitas variáveis. Ao invés de usar:
Código: Selecionar todos
var1=0;
var2=0;
var3=0;
var4=0...
...
var16=0;
Código: Selecionar todos
for(i=1;i<=16;i+=1)
var[i]=0
Os exemplos de onde usar arrays são infinitos. Podem ser usadas para fazer listas, tabelas, planilhas...
E aqui acaba este tutorial. Qualquer dúvida, sugestão ou críticas, é só falar!
さよぅなら!