Usando a Interface
A janela principal do unity é bem volátil , você poderá deixar ela do jeito que mais lhe agradar. É possível ocultar e mostrar vários tipos de janelas, e cada uma tem uma função muito importante, aqui será explanado as principais delas:
Project :

Essa janela serve para gerir os recursos que você tem em todo o projeto. Modelos, sprites, materiais, scripts, shaders, scenes, prefabs e mais um milhão de coisas. Os itens podem ser mostrados em miniatura, lista, e o tamanho pode ser modificado pela barrinha abaixo. Ele tem um sistema de pesquisa muito bom, bastando digitar o nome, ou escolher o tipo , permite também favoritar recursos. Uma coisa importante, antes de tudo, é que existem nomes reservados para pastas :
Resources e
Editor , elas são consideradas pastas especiais mas isso é assunto para outro dia.
Scene View:

Aqui nessa janela, você poderá selecionar os objetos, modificar a posição , escala e rotação, é possível mudar de modo2d e modo3d, exibir em perspectiva ou ortogonal. Os
Gizmos são pequenas miniaturas que representam coisas importantes do jogo ( como câmeras e sons) já que não possuem uma imagem real, é possível usar "
Gizmos 2D" , eles sempre ficaram do mesmo tamanho não importa a distancia ( eu uso assim ). Para se mover dentro da scene use o Mouse e o Scroll .
Hierarchy :

Essa janela mostra todas as instancias que você criou. É possível também ter objetos filhos de outros, ou seja, que herdam posição escala e rotação. Primeiramente, lembre-se que tudo , TUDO , TUDO MESMO são GameObjects. A câmera, é um GameObject com componente de câmera, um emissor de partículas é um GameObject com componente de emissor de partículas, um chão, uma luz, qualquer coisa que esteja ali na hierarquia é um GameObject. Você poderá criar vários tipos de GameObjects, mas lembre-se que cada scene deve ter pelo menos uma câmera .
Se você abrir outra scene, a hierarquia será a daquela scene. É possível editar varias scenes ao mesmo tempo, mas isso também é conversa pra outro dia.
Inspector:

O inspetor possui todos os componente do
GameObject ou
Asset selecionado, é possível editar vários ao mesmo tempo, mas apenas os 'componentes comuns a ambos' serão editáveis. Nele você poderá adicionar novos componentes ou excluir componentes, isso inclui o modelo , a sprite, o animador, a camera , os materiais, scripts, e todo o resto de recursos que o unity trás. O componente
transform é impossível de ser excluído ( Componentes de UI usam uma transform diferente) . Se você tem duvida no que significam os valores , clique no livrinho azul com uma interrogação, ele vai abrir a página de ajuda sobre o componente atual.
Game :

Normalmente é uma aba junto ao SceneView, nesse modo, você pode ver e jogar o que você está fazendo. Basta clicar no botão de play. Mesmo com o jogo ativo você pode fazer alterações nos componentes em tempo real, mas, todas elas serão revertidas quando o jogo for finalizado.
No próximo tutorial : Criando uma cena
Me avisem de qualquer erro gramatical !