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Como saber se o jogador clicou dentro ou fora do objeto? // Problemas com o evento Left Pressed Tópico resolvido
- coffegames
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Como saber se o jogador clicou dentro ou fora do objeto? // Problemas com o evento Left Pressed
Olá, estou começando a aprender a desenvolver jogos e preciso de ajuda:
Estou fazendo um jogo de clicar no objeto e ganhar pontos, o objeto(quadrado) em si aparece e some aleatoriamente em uma determinada velocidade, quanto mais pontos o jogador fizer mais essa velocidade aumenta mas quero que o jogo acabe se o jogador clicar fora do quadrado.
Eu criei o objeto que será clicado e criei outro objeto que seria a "tela" que não pode clicar
Eu acho que o problema está no evento Left Pressed, parece que é universal, o Left Pressed do objeto é para ganhar pontos e destruir a instancia desse objeto, já o Left Pressed desse outro objeto seria para o jogo acabar mas quando eu coloco game_restart() o jogo começa o objeto aparece e some mas se clicar mesmo no objeto o jogo reinicia . Cada um desses dois objetos está em camadas diferentes mas não muda muita coisa.
Existe alguma solução para isso? Seja em código ou através dos eventos? Ou se poderia usar até mesmo o background ao invés desse objeto tela?
Estou fazendo um jogo de clicar no objeto e ganhar pontos, o objeto(quadrado) em si aparece e some aleatoriamente em uma determinada velocidade, quanto mais pontos o jogador fizer mais essa velocidade aumenta mas quero que o jogo acabe se o jogador clicar fora do quadrado.
Eu criei o objeto que será clicado e criei outro objeto que seria a "tela" que não pode clicar
Eu acho que o problema está no evento Left Pressed, parece que é universal, o Left Pressed do objeto é para ganhar pontos e destruir a instancia desse objeto, já o Left Pressed desse outro objeto seria para o jogo acabar mas quando eu coloco game_restart() o jogo começa o objeto aparece e some mas se clicar mesmo no objeto o jogo reinicia . Cada um desses dois objetos está em camadas diferentes mas não muda muita coisa.
Existe alguma solução para isso? Seja em código ou através dos eventos? Ou se poderia usar até mesmo o background ao invés desse objeto tela?
Coffegames
Re: Como saber se o jogador clicou dentro ou fora do objeto? // Problemas com o evento Left Pressed Tópico resolvido
Basta você apenas pegar o objeto que está na posição do mouse. No evento step do objeto de controle coloque:
Código: Selecionar todos
// Se clicou com botão esquerdo do mouse
if mouse_check_pressed(mb_left) {
// Guarda a instância de 'obj_quadrado' que esteja na posição do mouse
// Se não achar nenhuma guarda 'noone' na variável 'inst'
var inst = instance_position(mouse_x, mouse_y, obj_quadrado);
// Se tem uma instância
if (inst != noone) {
// Destrói o quadrado
instance_destroy(inst);
} else {
// Clicou fora: Aqui vai o código que perdeu o jogo
}
}
- coffegames
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Re: Como saber se o jogador clicou dentro ou fora do objeto? // Problemas com o evento Left Pressed
Funcionou, muito obrigado!All-x escreveu: ↑Seg Out 10, 2022 10:23 am Basta você apenas pegar o objeto que está na posição do mouse. No evento step do objeto de controle coloque:
Código: Selecionar todos
// Se clicou com botão esquerdo do mouse if mouse_check_pressed(mb_left) { // Guarda a instância de 'obj_quadrado' que esteja na posição do mouse // Se não achar nenhuma guarda 'noone' na variável 'inst' var inst = instance_position(mouse_x, mouse_y, obj_quadrado); // Se tem uma instância if (inst != noone) { // Destrói o quadrado instance_destroy(inst); } else { // Clicou fora: Aqui vai o código que perdeu o jogo } }
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