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Sobre surfaces
Sobre surfaces
Boa tarde, eu estava vendo uns videos/streams e vejo que o pessoal usa surfaces nos seus projetos. Alguém poderia me dizer algumas utilidades para surfaces ou como usa-las? Lendo o que diz no manual do GM, não consegui entender direito.
Re: Sobre surfaces
Surfaces são basicamente superfícies onde você pode desenhar em cima, simples assim.
Dá para usar para fazer todo tipo de coisas, no meu canal tem um efeito de sangue feito assim, você pode fazer efeito de dia/noite, o efeito de Shockwave postado no tópico abaixo do seu foi feito com elas, no meu curso eu crio um terreno que pode ser destruído em qualquer forma com elas, tudo depende da sua criatividade.
O vídeo abaixo mostra um efeito bem bonito feito usando Surface, basta ver quando o dinossauro entra na "caverna" os efeitos de luz são surfaces.
https://youtu.be/a2jbNWL_NHM
Dá para usar para fazer todo tipo de coisas, no meu canal tem um efeito de sangue feito assim, você pode fazer efeito de dia/noite, o efeito de Shockwave postado no tópico abaixo do seu foi feito com elas, no meu curso eu crio um terreno que pode ser destruído em qualquer forma com elas, tudo depende da sua criatividade.
O vídeo abaixo mostra um efeito bem bonito feito usando Surface, basta ver quando o dinossauro entra na "caverna" os efeitos de luz são surfaces.
https://youtu.be/a2jbNWL_NHM
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
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Re: Sobre surfaces
Além do mais (completando o que o None falou), você pode criar terrenos destrutíveis, igual ao "Lemmings", criar diálogos com scroll bar.
sempre que criar uma surface, você precisa eliminar os "ruídos", pois ela é criada na memória.
Pode-se dizer que surface é uma "View".
Exemplo:
No código acima eu criei uma surface a ser utilizada na View do jogo, deixando de usar a application_surface, é mais útil criar a própria se quiser usar um shader na tela, tem vários no Marketplace.
sempre que criar uma surface, você precisa eliminar os "ruídos", pois ela é criada na memória.
Pode-se dizer que surface é uma "View".
Exemplo:
Código: Selecionar todos
CREATE EVENT:
surf=-1;
STEP EVENT:
if !surface_exists(surf)
{
surf = surface_create(1024, 1024);
surface_set_target(surf);
draw_clear_alpha(c_black, 0);
surface_reset_target();
view_surface_id[0] = surf;
}
Re: Sobre surfaces
Eu tô querendo fazer uns efeitos de iluminação (luzes, efeito dia/noite, etc), então basicamente posso fazer tudo isso utilizando surfaces?
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Re: Sobre surfaces
Sim, mas se quiser um efeito melhor, pode utilizar shaders.DarlesLSF escreveu:Eu tô querendo fazer uns efeitos de iluminação (luzes, efeito dia/noite, etc), então basicamente posso fazer tudo isso utilizando surfaces?
Re: Sobre surfaces
Aqui um exemplo simples
zackbellgames.com/2015/01/19/simple-lighting-surfaces/amp/
Aqui um exemplo ninja
https://www.yoyogames.com/blog/419/real ... o-2-part-1
zackbellgames.com/2015/01/19/simple-lighting-surfaces/amp/
Aqui um exemplo ninja
https://www.yoyogames.com/blog/419/real ... o-2-part-1
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
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