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GMS: como usar a camara?

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Cambalinho
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GMS: como usar a camara?

Mensagem por Cambalinho » Qui Jul 20, 2017 10:31 am

eu estou a aprender a usar a camara em 3D.
aprendi alguns pontos importantes:
1 - com a variavel direction, eu posso rodar rodar a camara em modo horizontal;
2 - com a variavel speed, eu posso mover para a frente e para trás;
3 - para mover a camara para a esquerda e direita:

Código: Selecionar todos

//direita:
x = x + sin(direction*pi/180);
y = y + cos(direction*pi/180);

//esquerda:
x = x - sin(direction*pi/180);
y = y - cos(direction*pi/180);
4 - ao saber estes dados eu posso criar 1 objecto objCamara e no evento draw eu meto a camara a funcionar:

Código: Selecionar todos

d3d_set_projection(x,y,100, x+cos(direction*pi/180),y-sin(direction*pi/180),100, 0,0,1);
o 100 é para indicar a altura da camara... com o x e y podemos posicionar a camara.
eu estou a tentar aprender mais sobre a camara, mas ainda estou limitado :(
se alguns dados estiverem errados, eu aceito correcções.
no ponto 3 eu indico como posso mover a camara, mas é lento... alguem me pode ajudar a aumentar a velocidade?

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lucaslima
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Re: GMS: como usar a camara?

Mensagem por lucaslima » Qui Jul 20, 2017 1:07 pm

Olá, uma coisa que eu não gostei no GMS2 foi essa questão de cameras, mas creio que é muito útil. Por isso devemos nos adaptar. Então eu pesquisei vídeos no youtube e encontrei vários tutoriais explicamo como fazer as cameras funcionarem corretamente. Segue Link: Como usar a câmera no GMS2

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Cambalinho
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Re: GMS: como usar a camara?

Mensagem por Cambalinho » Qui Jul 20, 2017 1:18 pm

desculpa, mas estou a usar o Game Maker Studio 1.4. eu nem sabia que o GMS2 tinha muitas mais funçoes da camara.
após severos testes eu consegui mais velocidade para a esquerda e direita:

Código: Selecionar todos

//esquerda:
var dir=direction*pi/180; //usando o 'var' só é usada neste script
x = x - (sin(dir)*4);
y = y - (cos(dir)*4);

//direita:
var dir=direction*pi/180;
x = x + (sin(dir)*4);
y = y + (cos(dir)*4);
aumentei velocidade no processador usando o 'dir' e multiplicando o coseno\seno de 'dir' por 4, aumentei a velocidade do movimento da camara.
agora preciso saber como posso rodar a camara em vertical... alguem me pode explicar como se faz?

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Re: GMS: como usar a camara?

Mensagem por Cambalinho » Sex Jul 21, 2017 11:15 am

como posso alterar o angulo na camara em vertical?


após várias tentativas eu consegui fazer a rotação, mas temos de usar valores pequenos.

Código: Selecionar todos

d3d_set_projection(xfrom, yfrom, zfrom, xto, yto, zto, xup, yup, zup)
com o 'zto' podemos fazer a rotação vertical.
1 - se queremos ver para a frente, o 'zto' tem ser igual ao 'zfrom';
2 - agora para alterar o valor 'zto' utilize esta formula:

Código: Selecionar todos

//cima:
rotatez+=0.2;
//baixo:
rotatez-=0.2;
repito: temos de usar valores pequenos, senão será demasiado rápido.
agora tenho de entender o 'xup', 'yup', 'zup'... apesar de saber que o 'zup' tem de ser 1, senão a camara fica invertida.
moderador: será possivel partilhar este tópico? está com falha em algumas coisas, mas já usar a iniciar a camara
eu tive muitas dificuldades em aprender e obter informações, mas gostava que outros aprendessem com muito menos dificuldade.

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