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Problemas em organizar inimigos e chefes.
Problemas em organizar inimigos e chefes.
Olá pessoal! Estou tendo problemas (de novo) com meu projeto de side scroller shooter.
Eu estava tentando criar uma forma de colocar os inimigos usando a timeline, mas o chefe da fase aparecia antes da leva de inimigos acabar. Então tentei colocar os objetos na room mesmo, porém, deu errado pois o chefe demorava pra aparecer ou nem aparecia.
Então pensei se há alguma maneira de fazer alguma configuração que fosse mais ou menos assim:
"Depois de X números de inimigos morrer, aparece o chefe", ou então, " Depois de certo tempo aparecendo inimigos, aparece o chefe".
Mas eu não faço ideia de como botar isso pra funcionar e isso me travou por dias... Queria saber se tem mesmo como fazer isso.
Agradeço desde já.
Eu estava tentando criar uma forma de colocar os inimigos usando a timeline, mas o chefe da fase aparecia antes da leva de inimigos acabar. Então tentei colocar os objetos na room mesmo, porém, deu errado pois o chefe demorava pra aparecer ou nem aparecia.
Então pensei se há alguma maneira de fazer alguma configuração que fosse mais ou menos assim:
"Depois de X números de inimigos morrer, aparece o chefe", ou então, " Depois de certo tempo aparecendo inimigos, aparece o chefe".
Mas eu não faço ideia de como botar isso pra funcionar e isso me travou por dias... Queria saber se tem mesmo como fazer isso.
Agradeço desde já.
- gabrielsch
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Re: Problemas em organizar inimigos e chefes.
Uma solução é criar uma variável global que conta quantos inimigos já morreram, verificar se essa variável passa de um valor X para então criar a instância do inimigo chefe.
Defina a variável global.contagem no create de algum objeto. No evento onde o inimigo morre incremente o valor dessa variável usando global.contagem ++ ou global.contagem += 1. Por fim no evento step do mesmo objeto onde você definiu a variável global, verifique se o valor dela passa de um valor X e então crie a instância do inimigo chefe:
[codigo=gml]if global.contagem > 20 // Depois de vinte inimigos mortos...
{
instance_create(x, y, obj_chefe) // Cria a instância do chefe aqui
global.contagem = 0 // Reseta a contagem para não criar vários chefes
}[/codigo]
Defina a variável global.contagem no create de algum objeto. No evento onde o inimigo morre incremente o valor dessa variável usando global.contagem ++ ou global.contagem += 1. Por fim no evento step do mesmo objeto onde você definiu a variável global, verifique se o valor dela passa de um valor X e então crie a instância do inimigo chefe:
[codigo=gml]if global.contagem > 20 // Depois de vinte inimigos mortos...
{
instance_create(x, y, obj_chefe) // Cria a instância do chefe aqui
global.contagem = 0 // Reseta a contagem para não criar vários chefes
}[/codigo]
Re: Problemas em organizar inimigos e chefes.
Muito obrigado!
Consegui executar com algum esforço, a maior dificuldade foi posicionar o chefe. XD
Eu ainda tenho uma duvida, mas acho que foge um pouco do assunto pois ela se trata mais sobre rooms e backgrounds. Eu posso postar aqui mesmo ou devo criar um outro topico?
Edit1
Mais uma duvida, dessa vez se trata do esquema do chefe msm, no caso de querer botar um chefe diferente nas outras fases, eu posso criar um objeto com aquele codigo mudando o numero de inimigos e chefe, e logo em seguida jogar o objeto na room?
Consegui executar com algum esforço, a maior dificuldade foi posicionar o chefe. XD
Eu ainda tenho uma duvida, mas acho que foge um pouco do assunto pois ela se trata mais sobre rooms e backgrounds. Eu posso postar aqui mesmo ou devo criar um outro topico?
Edit1
Mais uma duvida, dessa vez se trata do esquema do chefe msm, no caso de querer botar um chefe diferente nas outras fases, eu posso criar um objeto com aquele codigo mudando o numero de inimigos e chefe, e logo em seguida jogar o objeto na room?
Re: Problemas em organizar inimigos e chefes.
Sim, você pode usar o mesmo código e mudar os numeros, você também pode decidir qual boss que ira aparecer em cada room, seria só criar uma lista como por exemplo:
E por ai vai, assim irá economizar com o uso de objetos, é bom evitar gambiarras.
Sobre a questão de postar outras duvidas sem relação ao tópico atual é melhor evitar, poste em tópicos diferentes, quem tiver a mesma duvida não vai cair em um tópico de zona de guerra com tudo espalhado.
Código: Selecionar todos
if room=room_1 && contagem=10 {instance_create(x,y,boss_1)}
if room=room_2 && contagem=20 {instance_create(x,y,boss_2)}
Sobre a questão de postar outras duvidas sem relação ao tópico atual é melhor evitar, poste em tópicos diferentes, quem tiver a mesma duvida não vai cair em um tópico de zona de guerra com tudo espalhado.
Re: Problemas em organizar inimigos e chefes.
Obrigado, funcionou perfeitamente. :D
Acho que com isso minhas duvidas foram bem esclarecidas. Agradeço por me ajudarem tanto.
Acho que com isso minhas duvidas foram bem esclarecidas. Agradeço por me ajudarem tanto.
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