INTRODUÇÃO A JOGOS
Aula 02 - Tiro Top Down
(Atualizado 08/02/2015)
Antes de começar esta aula você precisa aprender a localizar um pixel em suas imagens. Abra a imagem no editor do GM e passe o mouse no pixel que você quer identificar e veja as posições na parte inferior esquerda da janela:
Isso é necessário para criar outros objetos nas posições corretas sem complicações. Quando você abre uma sprite no editor do GM, na parte origins tem duas opções: X e Y.
Aqui você escolherá o x e o y inicial da sua sprite. Por padrão elas ja estão em 0, então quando for ver essas posições na sprite é o primeiro pixel da esquerda para direita e de cima para baixo. Então se mudar essas posições você estará mudando o x e y do objeto que usará esta sprite.
Usaremos a mesma engine da aula anterior com os códigos de movimentação.
[GM:S] DOWNLOAD DA ENGINE
[GM8] DOWNLOAD DA ENGINE
Crie um objeto chamado controle. Clique em Add event depois selecione others->Game Start e coloque:
Código: Selecionar todos
//setando o número de balas em 100
global.balas=100
Código: Selecionar todos
//setando cor branca para o próximo draw
draw_set_color(c_white)
//pintando texto
draw_text(10,10,"Balas: "+string(global.balas))
//voltando a cor padrão, preto.
draw_set_color(0)
Crie uma nova sprite. Importe a imagem abaixo:
Salve ela em seu computador e a abra no GM. Clique na opção center em origins, para deixar seu x e y centralizados. Coloque um nome curto como spr_bala.
Agora crie um objeto chamado bala. Va no evento Collision com o objeto bloco:
Código: Selecionar todos
//Destrói objeto
instance_destroy()
Código: Selecionar todos
//Se pressionar <espaço> e global.balas é maior que zero
if keyboard_check_pressed(vk_space) && global.balas>0
{
//Se a sprite é direita
if sprite_index=direita
{
//Gasta uma bala
global.balas-=1
//Com a bala criada
with(instance_create(x+32,y+16,bala))
{
//Move a bala na direção 0 (direita), na velocidade 20
motion_set(0,20)
}
}
}
Código: Selecionar todos
se tecla_pressionada(espaço) e global.balas maior que 0
{
se sprite é direita
{
global.balas-=1 retira uma bala
com(criar_instancia(x+32,y+16,bala))
{
direção_velocidade(0,20)
}
}
}
Explicação:
-O evento keyboard_check_pressed, verifica se a tecla foi pressionada. Só ocorre uma vez, e para ocorrer novamente tem que soltar e pressionar a tecla novamente.
- && é o mesmo de and que em português significa "e".
- global.balas é uma variavel que estamos usando para contar o número de balas.
- with, nesse caso faz o que esta entre colchetes acontecer, mas com o objeto que foi criado.
- motion_set(direção, velocidade) seta a direção (de 0 a 359 graus) e velocidade do objeto.
Agora que você sabe como cada parte funciona, você deve conseguir fazer nas outras três direções. Se não conseguir, baixe a seguinte abaixo:
[GM:S] DOWNLOAD DA ENGINE
[GM8] DOWNLOAD DA ENGINE
Até mais!
Próxima aula: Saude do player e Inimigo Top Down
FLWS!