Nat_2005 escreveu:
Bem, como eu quero 4 aliens seguindo esse mesmo path, eu tenho que usar esse mesmo código em outros aliens(objetos separados) porém pedindo para que ele pare em pontos diferentes de mesmo path certo?
Certo, você pode fazer isso criando uma variável especifica para os aliens, tipo
alien_position onde você definirá a onde o alien irá para no path assim:
Create:
Ai se você fizer da forma que te falei ali em cima, com uma variável para iniciar o path, você pode usar o
path_end() para finalizar o path no ponto especifico:
Step:
Código: Selecionar todos
if(not p_started) {
path_start(path, 5, path_action_stop, false);
p_started = true;
}
if(path_position >= alien_position) {
path_end();
}
Nat_2005 escreveu:
Tbm queria adicionar algo. Percebi que, agora depois de adicionar esse código, o meu alien simplesmente surge na tela quando chego aos 500 de score. Se eu quero que ele apareça fora da tela e fosse indo até o começo do pt_alien eu teria que criar um path novo onde ele vai de fora da tela e se ligasse até o meu pt_alien, certo? Ou teria outra forma de fazer isso?
O path iniciara de forma relativa ao objeto, ou seja se você criar o objeto o path inicia a onde ele esta, se for absoluto ele começa em relação a room o que pode ser bom ou não, então basta cria-lo para fora da tela ou room.
Exemplo: ele criará fora da room no lado esquerdo:
Código: Selecionar todos
instance_create_depth(0-sprite_width(sprite_index), y, 0, obj_alien);
O path tem funções que podem te auxiliar a mudar o lado para que ele vai, fazendo um espelhamento exemplo o
path_mirror(path) que vira o path para o lado ao contrário, você pode fazer um path totalmente automatizado ao seu gosto adicionando os pontos diretamente no código
path_add_point() que adiciona um nova vertex ao final do path.