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Inimigo reconhece o dano definido no objeto ao colidir Tópico resolvido

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Helios Sun
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Inimigo reconhece o dano definido no objeto ao colidir

Mensagem por Helios Sun » Dom Abr 19, 2020 3:09 pm

GameMaker2:
Boa tarde,
Sou iniciante no GMS2....
Alguém sabe como posso dar a mesma quantidade de dano (com uma arma específica) em todos os tipos de inimigos (varios obj)?

Exemplo: Shuriken dá 2 de dano, deverá dar 2 de dano em todos os inimigos (diferentes obejtos).

Não quero inserir o STEP de dano da shuriken em cada tipo de inimigo ou fazer o evento Collision (dentro da shuriken) com todos os tipos de inimigos (imagina 30 inimigos diferentes, incluindo boss).

Seria legal se a própria Shuriken ter um dano específico e ao colidir no inimigo, o inimigo reconhece a colisão e perde o HP conforme o dano no CREATE da shuriken.
Assim poderei dar a quantidade de dano para cada tipo de arma ou quando aumentar a força com algum powerup.


É possível? Ou tem outra opção?

MUITO OBRIGADO!

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Chuaschinai
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Re: Inimigo reconhece o dano definido no objeto ao colidir  Tópico resolvido

Mensagem por Chuaschinai » Dom Abr 19, 2020 5:25 pm

Basta criar um inimigo genérico que sera o Parent de outros objetos inimigos, tipo, obj_modelo_inimigo no create ou step dele você coloca as variáveis e funções genéricas que os inimigos que o herdaram terão, assim como a colisão com a shuriken, e então nos inimigos que realmente irão aparecer no jogos, você seleciona no botão Parent o obj_modelo_inimigo, assim:

Clicando em Parent e selecionando o modelo inimigo.
Imagem

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Helios Sun
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Re: Inimigo reconhece o dano definido no objeto ao colidir

Mensagem por Helios Sun » Dom Abr 19, 2020 9:38 pm

Muito Obrigado! Funcionou!!
Agora tenho outra dúvida. srsrrs

No obj_modelo_enemy ele possui alguns steps.
os meu obj_enemy tbm possuem alguns steps.
quando eu faço o PARENT do ob_enemy com o obj_modelo_enemy, os steps do obj_modelo_enemy são anulados.

tem como eu inserir mais step no objeto child (obj_enemy)? não quero ficar restrito somente com os steps do pai...

Obrigado!

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Re: Inimigo reconhece o dano definido no objeto ao colidir

Mensagem por Chuaschinai » Dom Abr 19, 2020 10:34 pm

Tem, basta usar event_inherited() no inicio do Step ou Draw, ou no que seja, ele usara o código do parent, junto do código a mais que você colocar nele.

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Helios Sun
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Re: Inimigo reconhece o dano definido no objeto ao colidir

Mensagem por Helios Sun » Seg Abr 20, 2020 3:52 pm

SHOW!!
uma dúvida, deixaria como o STEP?

Assim:
event_inherited()
if(life == 0)
{
instance_destroy();
}

ou assim:
event_inherited() if(life == 0){instance_destroy();}

Obrigado!!!

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Re: Inimigo reconhece o dano definido no objeto ao colidir

Mensagem por Chuaschinai » Seg Abr 20, 2020 4:47 pm

As duas formas funcionam, na real a unica coisa que pode diferir é a ordem de execução dentre os eventos nada mais, pode usar da forma que se sentir melhor, qualquer coisa tamo ai.

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Helios Sun
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Re: Inimigo reconhece o dano definido no objeto ao colidir

Mensagem por Helios Sun » Seg Abr 20, 2020 5:05 pm

Muito obrigado pela ajuda! :)

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