Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
criar inimigos em quantidades aleatoria
criar inimigos em quantidades aleatoria
galera to pensando em fazer assim coloquei um alarme e quero que qaundo esse alarme se ativar ele crie um inimigo em quantidade aleatoria, tipo assim ele escolhar de 1 a 5 a quantidade de inimigos, se de 3 crie treis inimigos, a posição eu ja sei, pode usar x e y mesmo. se nao entenderem podem perguntar. obj galera.
- Chuaschinai
- Colaborador
- Reações: 6
-
Re: criar inimigos em quantidades aleatoria
Usa um repeat e um irandom_range assim:
Código: Selecionar todos
var ran = irandom_range(1, 5);
repeat(ran){
instance_create...
}
cara vlw vc manja d+, funcionou, e como funcionaria a probabilidade tipo assim mais facio de vim 1 e 2, 3 e 4 fosse mais mediano e 5 fosse raro, tem como?
- Chuaschinai
- Colaborador
- Reações: 6
-
Você pode utilizar o choose(x1, x2, x3,...), nele quanto mais valores iguais existirem mais chance há de cair este valor, porém não é eficiente, seria interessante criar um script para isso assim:
Script "chance(valor)":
Exemplo de como utilizar:
Não é o melhor script mais serve para algumas coisas.
E também utilizar a função randomize() ou randomise() no create de algum objeto para criar um seed diferente na execução.
Script "chance(valor)":
///@desc Script de chance
///@arg valor
return random(100) < argument0; // Ira retornar um valor boolean(verdadeira ou falso)
if(keyboard_check_pressed(ord("W"))){
// Sempre utilizar ordem crescente(do menor para o maior) para funcionar
if(chance(5)){
show_debug_message("5% de chance");
}else if(chance(25)){
show_debug_message("25% de chance");
}else if(chance(50)){
show_debug_message("50% de chance");
}else{
show_debug_message("Outros 50% de chance");
}
}
E também utilizar a função randomize() ou randomise() no create de algum objeto para criar um seed diferente na execução.