Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker) Tópico resolvido
Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker)
Olá, estou criando um jogo com uma tela bem pequena: 180x320, mas estou encontrando dificuldades para desenhar a fonte corretamente na tela.
O AA da fonte já está desligado, a opção Texture Interpolation já está desligada, está tudo certo, mas há uma diferença entre 9pt do Photoshop com 9pt do Game Maker, a fonte no GM fica um pouco maior que a do Photoshop.
Se eu usar uma fonte menor no GM, ela não fica desenhada corretamente e acaba distorcida. O problema é que 9pt é perfeito, as fontes ficam bem desenhadas e como é um jogo pixelado, então deve ser assim.
Alguém sabe o porquê dessa diferença de fonte?
Obrigado.
O AA da fonte já está desligado, a opção Texture Interpolation já está desligada, está tudo certo, mas há uma diferença entre 9pt do Photoshop com 9pt do Game Maker, a fonte no GM fica um pouco maior que a do Photoshop.
Se eu usar uma fonte menor no GM, ela não fica desenhada corretamente e acaba distorcida. O problema é que 9pt é perfeito, as fontes ficam bem desenhadas e como é um jogo pixelado, então deve ser assim.
Alguém sabe o porquê dessa diferença de fonte?
Obrigado.
Re: Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker)
1 Point geralmente é 25% maior que 1 Pixel (Conforme essa tabela).
Não tenho Photoshop aqui para testar, mas se tu puder postar imagens, mostrar a fonte e falar qual versão do Game Maker está utilizando, ajudaria a reproduzir aqui.
Sabendo só do que me passou só posso te dar duas soluções:
- Use um fonte com tamanho grande (32, por exemplo) e diminua ela na hora de desenhar (Já que o Texture Interpolation está desligado, não deve perder tanta qualidade).
- Transforme em uma sprite e use através da função font_add_sprite.
Há outros pontos a considerar como DPI e GUI, mas não creio que seja o caso.
Abraços
Não tenho Photoshop aqui para testar, mas se tu puder postar imagens, mostrar a fonte e falar qual versão do Game Maker está utilizando, ajudaria a reproduzir aqui.
Sabendo só do que me passou só posso te dar duas soluções:
- Use um fonte com tamanho grande (32, por exemplo) e diminua ela na hora de desenhar (Já que o Texture Interpolation está desligado, não deve perder tanta qualidade).
- Transforme em uma sprite e use através da função font_add_sprite.
Há outros pontos a considerar como DPI e GUI, mas não creio que seja o caso.
Abraços
Obrigado pela resposta, vou fazer as imagens em casa, prefere que eu coloque aqui nessa nova mensagem ou edite a postagem atual?
Faça um novo post, assim recebo a notificação no e-mail.
Então está assim
Essa é a fonte:
Essa é a comparação entre uma imagem de background feita no photoshop com o mesmo tamanho em pt (Fonte branca) e a fonte sendo desenhada pelo GM2 com a fonte adicionada como acima(Fonte vermelha):
Essa é a fonte:
Essa é a comparação entre uma imagem de background feita no photoshop com o mesmo tamanho em pt (Fonte branca) e a fonte sendo desenhada pelo GM2 com a fonte adicionada como acima(Fonte vermelha):
Re: Diferença de fonte (Photoshop / Game Maker) Tópico resolvido
Não sou um expert em fontes, mas parece que o GMS importa as fonts de forma diferente dos demais programas. Ou acontece exporadicamente com fontes minimalistas.
Fiz testes aqui com o GMS 1.4 e GMS 2. Até entre eles há diferença na importação.
No GMS 1.4 resolvi o problema mudando o tamanho para 7. Simples.
No GMS 2 tentei utilizar a mesma tática, porém a fonte fica com 1 pixel cortado na parte superior.
Pra resolver fiz como mencionei no post anterior. Aumentei o tamanho para 48. E na hora de desenhar fiz um down-scale para 1/7 (Que seria o mesmo tamanho se tivesse 7pt).
Código de teste:
Não sei se é solução ideal, mas foi a mais próxima que encontrei.
Abraços
Fiz testes aqui com o GMS 1.4 e GMS 2. Até entre eles há diferença na importação.
No GMS 1.4 resolvi o problema mudando o tamanho para 7. Simples.
No GMS 2 tentei utilizar a mesma tática, porém a fonte fica com 1 pixel cortado na parte superior.
Pra resolver fiz como mencionei no post anterior. Aumentei o tamanho para 48. E na hora de desenhar fiz um down-scale para 1/7 (Que seria o mesmo tamanho se tivesse 7pt).
Código de teste:
Código: Selecionar todos
draw_set_font(topaz);
draw_text_transformed_color(20, 20, "Topaz-8: 12345", 1/7, 1/7, 0, c_white, c_white, c_white, c_white, 1);
Abraços
Blza, em casa eu vejo pq aqui eu não tenho acesso a esse servidor de imagens que mandou. Não consigo ver as imagens pq é bloqueado.
Mas em todo caso eu fiz um design maior tbm, de 360x640. Se essa sua ideia der certo, eu vou continuar no 180x320. Obrigado. Depois eu edito.
--EDIT--
Realmente essa forma deu certo, mas acredito que para evitar maiores problemas vou fazer na resolução de 360x640. Obrigado.
Mas em todo caso eu fiz um design maior tbm, de 360x640. Se essa sua ideia der certo, eu vou continuar no 180x320. Obrigado. Depois eu edito.
--EDIT--
Realmente essa forma deu certo, mas acredito que para evitar maiores problemas vou fazer na resolução de 360x640. Obrigado.