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Animação reversa do sprite Tópico resolvido

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Animação reversa do sprite

Mensagem por DarlesLSF » Qua Out 31, 2018 10:37 pm

Boa noite, eu fiz uma animação quando eu clico na parte das "magias" do meu menu na batalha:
Imagem

Feito isso, eu criei a opção de voltar ao menu inicial, caso o jogador não queira utilizar nenhuma magia. E é nessa parte que eu quero fazer a animação reversa do gif acima. Tentei usar esse código:

Código: Selecionar todos

with (obj_menumagias)
        {
            var i;
            for (i = 13;i > 0;i -= 1)  // o sprite do objeto possui 14 imagens (0-13)
                {
                    image_index = i;
                }
            if (i <= 0)
            {
                instance_destroy();
            }
        }
Porém o objeto é simplesmente destruído. Não sei se o código é executado muito rápido a ponto de nem conseguir ver a animação ou se eu fiz algo errado (provavelmente).
Se alguém puder me ajudar ou tiver alguma outra ideia de como fazer isso, agradeço desde já.

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None
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Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por None » Qui Nov 01, 2018 12:56 am

A sua ideia não é ruim (use o imagem number ao invés de usar o número 13), o único problema nela é que você usou um laço de repetição, e ele roda tudo dentro de apenas 1 step.

Eu poderia mostrar como programar isso, mas creio ser mais fruitivo se você tentar fazer sozinho.
Sua lógica não está ruim, só tente fazê-la sem usar o laço de repetição.

Se você já está de saco cheio de tentar é só falar que eu mostro como fazer ^^'
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

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Re: Animação reversa do sprite  Tópico resolvido

Mensagem por DarlesLSF » Qui Nov 01, 2018 7:08 am

Bem, eu fiz isso e deu certo:

Código: Selecionar todos

with (obj_menumagias)
        {
            if (image_index > 0)
            {
                image_speed = -1;
                alarm[1] = .22 * room_speed;
            }
        }
Dentro do alarm coloquei pro objeto se destruir.

Imagem

Se tu tiver uma maneira mais fácil, por favor me diga kkk

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Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por DarlesLSF » Qui Nov 01, 2018 7:18 am

E já aproveitando o tópico (pra não ter que criar outro): agora tô na parte de fazer as animações das magias e tô pensando em fazer paths pra isso. Tem alguma maneira de eu controlar a velocidade do path? Ex.: no começo do path ir rápido, mas da metade dele em diante eu quero que vá mais devagar.
Imagem

Eu vi algo sobre o path_speed, mas esse comando não altera toda a velocidade do path?


Edição: consegui.
Editado pela última vez por DarlesLSF em Qui Nov 01, 2018 3:58 pm, em um total de 1 vez.

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Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por Foxy Of Jungle » Qui Nov 01, 2018 9:54 am

DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)

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Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por DarlesLSF » Qui Nov 01, 2018 12:05 pm

Foxy Of Jungle escreveu:DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)
Pra gravar, eu uso o OBS. Pra fazer gif, eu uso esse site: https://giphy.com/, no canto superior direito tem a opção "Create", dai ali eu escolho o video que eu gravei e faço o gif. Depois é só seguir os passos do site e tá pronto :D

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Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por Foxy Of Jungle » Qui Nov 01, 2018 9:09 pm

DarlesLSF escreveu:
Foxy Of Jungle escreveu:DarlesSF, como você grava o jogo e transforma em gif? qual programa você usa? eu sei que não tem nada a ver com seu post mas eu vi isso e gostaria de saber, obrigado :)
Pra gravar, eu uso o OBS. Pra fazer gif, eu uso esse site: https://giphy.com/, no canto superior direito tem a opção "Create", dai ali eu escolho o video que eu gravei e faço o gif. Depois é só seguir os passos do site e tá pronto :D
Muito obrigado! :D

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Re: Animação reversa do sprite

Mensagem por Cheguevara » Sáb Nov 03, 2018 12:41 pm

Fugindo um pouco do seu tópico, por quê não usar a engines RPG MAKER VX/ACE/MV que já contêm todos esses sistemas e é moldado para esse estilo que vc esta criando

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