O seu modo é muito mais simples, porem variáveis globais pesam mais que array 2d ou Ds.
Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
Game Bilíngue Dúvida
Game Bilíngue Dúvida
Boa noite(no caso boa madrugada :v)
Eu me encontro com uma dúvida. Quando a gente faz um jogo que tenha mais de uma língua qual é a "maneira mais certa", por assim dizer, de fazer ele? As ideias que tive era criar um arquivo que conteria as falas e os texto do menu. ... Mas a minha dúvida é justamente saber se esse método é o correto, e no caso de ser, gostaria de saber como fazer esses arquivos e manipulá-los (pra abusar logo, gostaria de umas dicas de como se trabalha com arquivos no GMS )
Grato pela atenção e desculpa por qualquer coisa
Eu me encontro com uma dúvida. Quando a gente faz um jogo que tenha mais de uma língua qual é a "maneira mais certa", por assim dizer, de fazer ele? As ideias que tive era criar um arquivo que conteria as falas e os texto do menu. ... Mas a minha dúvida é justamente saber se esse método é o correto, e no caso de ser, gostaria de saber como fazer esses arquivos e manipulá-los (pra abusar logo, gostaria de umas dicas de como se trabalha com arquivos no GMS )
Grato pela atenção e desculpa por qualquer coisa
AS: Jonnyall
Re: Game Bilíngue Dúvida
Eu faço de uma maneira interna usando Arrays 2D da seguinte maneira:
Dessa forma, quando eu foi exibir o texto, eu simplesmente faço isso:
Você deve alterar o valor de "frase" de acordo com o texto que você quer exibir e o mesmo vale pro idioma. É bem mais simples do que usar arquivos de texto!
Código: Selecionar todos
fraseIndex = 0;
idioma= 0;
//Crio um banco de frases:
frase[0,0] = "O livro está na mesa"
frase[0,1] = "The book is on the table"
frase[1,0] = "Olá Mundo!"
frase[1,1] = "Hello World"
draw_text(16,16,frase[fraseIndex, idioma]);
Fiz um sistema mais simples do mundo,
Vo posta como que fiz porque acabei de implantar um no meu novo game:
Tenho um script assim:
script: escrever
Chamada do script, por exemplo de dentro do botão de jogar:
obj_btnjogar:Draw
O método do Willy é mais inteligente eu acho, mais esse que eu fiz aí não precisa ficar consultando o vetor pra saber qual texto exibir ou modificar depois.
Nesse meu método simples aí vc mexe só na chamada e não precisa se importar com mais nada, é muito bom pra fazer alguma alteração futura.
Tenho um script assim:
// Seleciona o texto dependendo do idioma, esse idioma vc salva nas configurações do game
if global.idioma == "pt" {
texto = argument2
}else if global.idioma == "esp" {
texto = argument3
}else if global.idioma == "ing" {
texto = argument4
}
// Escreve o texto rapidamente, no eixo x,y
draw_text(argument0,argument1,texto);
escrever(16,8,"Jogar","Jugar","Play")
Nesse meu método simples aí vc mexe só na chamada e não precisa se importar com mais nada, é muito bom pra fazer alguma alteração futura.
Meus games:
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação
- Cheguevara
- Game Designer
- Reações: 0
-
Nesse seu método simples aí você não precisa ficar criando uma forma de banco de dados que até se perde, só na chamada do objeto e não precisa se importar com mais nada, é muito bom pra fazer alguma alteração futura.chicoweb escreveu:Fiz um sistema mais simples do mundo,
Tenho um script assim:
Chamada do script, por exemplo de dentro do botão de jogar:Código: Selecionar todos
// Seleciona o texto dependendo do idioma, esse idioma vc salva nas configurações do game if global.idioma == "pt" { texto = argument2 }else if global.idioma == "esp" { texto = argument3 }else if global.idioma == "ing" { texto = argument4 } // Escreve o texto rapidamente, no eixo x,y draw_text(argument0,argument1,texto);
O método do Willy é mais inteligente eu acho, mais esse que eu fiz aí não precisa ficar consultando o vetor pra saber qual texto exibir ou modificar depois.Código: Selecionar todos
escrever(16,8,"Jogar","Jugar","Play")
O seu modo é muito mais simples, porem variáveis globais pesam mais que array 2d ou Ds.