Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Duvida em som do player

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
Igor Renan
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 23

Duvida em som do player

Mensagem por Igor Renan » Seg Mai 01, 2017 9:37 pm

Pessoal! meu player é um cavalo, ai eu baixei o som de um cavalo correndo, porém, como adiciona ele quando o cavalo anda e fazer o som parar quando o cavalo parar? e tem como o som ir diminuindo ao poucos quando eu colocar pro cavalo parar? pois quando eu paro de apertar a tecla de andar, o player vai parando ao poucos...

Avatar do usuário
dkoelho
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 18
Localização: holocausto de 1944.

Re: Duvida em som do player

Mensagem por dkoelho » Ter Mai 02, 2017 1:27 pm

Pra tocar o áudio, cê usa

Código: Selecionar todos

audio_play_sound(index, priority, loop);
Pra parar ele, cê usa

Código: Selecionar todos

audio_stop_sound(index)
e você pode usar o gain para fazer o "fade" de som. O código é:

Código: Selecionar todos

audio_sound_gain(index, volume, time);
Aí é o seguinte:
index = som para tocar
volume = o volume que tem que chegar
time = o tempo para o "fade" em milissegundos
o resto é meio auto explicativo.
Qualquer coisa você pode consultar a documentação do GM:S
Vamos 
Editado pela última vez por dkoelho em Ter Mai 02, 2017 3:14 pm, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Thiago Silva Thiago
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 25

Re: Duvida em som do player

Mensagem por Thiago Silva Thiago » Ter Mai 02, 2017 3:00 pm

Recomendo a você, de inicio estudar if e else, abrir e fechar parentes
{} e () aprenda como usa-los, você vai usar muito.

Você talvez nem vai precisar de parar o som, use isso no creat do cavalo - 

Código: Selecionar todos

pr_sound = audio_play_sound(som do andado do cavalo,true,true);
e no step - 

Código: Selecionar todos

var v = speed;
if (v > 0)
v = v/10;
audio_sound_gain(pr_sound,v,1);
mas caso necessite parar o som use - 

Código: Selecionar todos

audio_stop_sound(pr_sound);
20 anos, estudante de linguagens de programação.
Uso Godot Engine.

Avatar do usuário
Igor Renan
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 23

Re: Duvida em som do player

Mensagem por Igor Renan » Ter Mai 02, 2017 7:00 pm

certo, e como faz para o som parar quando ele pula? ele ta com o som, mas enquanto ele ta pulando(no ar) o som fica tocando ainda

Edit: e quando o cavalo morre e vai pra tela de game over, o som ainda fica tocando.

Avatar do usuário
Dust
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 109
Localização: Santa Catarina

Re: Duvida em som do player

Mensagem por Dust » Ter Mai 02, 2017 7:50 pm

Tem que setar o audio_stop_sound antes do cavalo morrer, algo do tipo:

Código: Selecionar todos

if vida<=0 {audio_stop_sound(som); room_goto(gameover);}
__
Ou setar antes da troca de room ser efetuada, ou antes do objeto que possui o comando ser deletado, entende?

Avatar do usuário
dkoelho
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 18
Localização: holocausto de 1944.

Re: Duvida em som do player

Mensagem por dkoelho » Ter Mai 02, 2017 11:29 pm

dkoelho escreveu:Pra parar ele, cê usa

Código: Selecionar todos

audio_stop_sound(index)
Como eu disse antes, você usa esse código para parar o som. Daí você precisa colocar na condição.
if pulando{
audio_stop_sound(cavalgar)
}

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante