Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil |
Duvida sobre movimentação do game maker!!
- Igor Renan
- Membro
- Reações: 0
Duvida sobre movimentação do game maker!!
tenho um game em plataforma, em que o inimigo me segue pela fase toda correndo, na minha programação, quando eu pulo, logo em seguida ele pula... porem no game tem uns buracos com espinhos e as vezes o inimigo fica preso no buraco, mesmo eu programando para ele andar por ele... queria saber se tem como colocar uma plataforma invisível no buraco solida no buraco para que SÓ ele passe andando por cima dela, porém ela não pode ser solida para mim (o player)? podem me explicar como faz isso?
Re: Duvida sobre movimentação do game maker!!
Crie um objeto com uma sprite de bloco, no objeto desmarque a box visible, e na room desabilite a box delete underlying pra poder colocar objetos por cima de outros sem deletalos, no step do inimigo é só ver se o bloco inivisivel está a 1 ou 0 pixels abaixo do inimigo e setar a gravidade como false.
- Igor Renan
- Membro
eu ainda não entendi a parte do 1 ou 0 pixels... pode explicar melhor? eu até agora, só cirei o objeto com invisivel, não programei nada dele com outros objetos
- Thiago Silva Thiago
- Membro
Olá amigo.
Pra você fazer isso, crie um novo objeto com o nome "piso_do_inimigo" com um sprite de preferencia retangular, e adicione o evento "draw", vai na aba "control", tem a seção "code", procura por "execute code", e coloca
Depois não o configure para solid, você vai fazer manualmente por código.
Coloque no step do inimigo -
Isso fara com que ele sempre se mantenha em cima desse bloco.
Pra você fazer isso, crie um novo objeto com o nome "piso_do_inimigo" com um sprite de preferencia retangular, e adicione o evento "draw", vai na aba "control", tem a seção "code", procura por "execute code", e coloca
Código: Selecionar todos
///não desenha
Coloque no step do inimigo -
while (place_meeting(x,y,piso_do_inimigo))
{
y -= 1;
vspeed = 0;
}
20 anos, estudante de linguagens de programação.
Uso Godot Engine.
Uso Godot Engine.
- Igor Renan
- Membro
deu certo!!
Edit: mas Thiago... quando o inimigo ta em cima do piso pra ele, ele não consegue pular... tem como ajeitar?
Edit: mas Thiago... quando o inimigo ta em cima do piso pra ele, ele não consegue pular... tem como ajeitar?
- Thiago Silva Thiago
- Membro
Acredito ser por causa da mudança na váriavel "vspeed"
Junta com o pulo do inimigo coloque isso
Caso não funcione, passe o código do pulo do inimigo
Junta com o pulo do inimigo coloque isso
y -= 5;
20 anos, estudante de linguagens de programação.
Uso Godot Engine.
Uso Godot Engine.
- Igor Renan
- Membro
Thiago, eu já resolvi... vc pode me ajudar com a minha duvida nesse tópico também? viewtopic.php?f=85&t=1571&p=6312#p6312