Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Função da pasta script Tópico resolvido

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Epipoca
Novato
Novato
Reações: 0

Função da pasta script

Mensagem por Epipoca » Seg Mar 20, 2017 2:06 pm

Olá amigos, tudo bem? Voltei hoje a utilizar o game maker, depois de meses parado, enfim! Tentando relembrar algumas comandos e scripts me deparei com uma dúvida que sempre tive mas que nunca procurei a resposta! Alguém saberia me dizer para que serve aquela pasta scripts que tem no menu lateral esquerdo? Sei que da pra criar ali um script diretamente. Mas para onde vai esse script? Ele é executado no jogo sem precisar de um objeto para executa-lo? Ou ele só serve pra escrever scripts e importa-los para os objetos depois?
[Rachel:]
"Do you like our owl?"

[Deckard:]
"Is it artificial?"

"Of course it is"

didipimenta
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: Função da pasta script

Mensagem por didipimenta » Seg Mar 20, 2017 4:48 pm

Olá,
Tudo bem?
Então, tenho uma vídeo aula no Youtube que pode ajudar você nessa dúvida.
Olha → GameMaker 11 - Criando o Jogo do Super Mario Bros (Movimentação do Mario com Scripts)

Normalmente, os scripts são escritos na Linguagem GML. Eles são armazenados na Pasta Scripts para serem usados nos eventos "Create" ou "Step". Mas isso depende muito do objetivo do código para seu jogo ou projeto. Na vídeo aula, eu coloquei no Evento Step, cliquei na Aba Control e usei a opção Execute Script. Selecionei o script da Movimentação do Mario Bros.

Olha esse exemplo abaixo:
Aqui o Script foi colocado no Evento Alarm[0], na ação "Execute Code". Mas poderia também ser executado criando direto da Pasta Scripts e escolhendo a ação "Execute Scrip".
Imagem

A variável “segundos +=1” criará o tempo do Jogo de segundo em segundo, ou seja, 0+1 = 1; 1+1 = 2; 2+1 = 3 etc.

A linha “if(segundos ==2) {“ é uma condição estabelecida na variável segundos. Se a variável segundos for igual a dois, alguma ação ou evento será executado.

A linha “instance_create((320),0,obj_carrinho2);” é a ação que será executada. Ou seja, quando a variável segundos for igual a dois, uma instancia do objeto carrinho2 será criada na janela do Jogo, na posição 320 da Tela.

A linha “obj_carrinho2.vspeed = 20;}” é onde configuramos a velocidade vertical do objeto carrinho2 que ocorrerá de cima para baixo a uma velocidade igual a 20.

Observe que a lógica do código se repete em relação aos outros objetos. A única diferença é na variável segundos. Colocamos um intervalo de 1 segundo para cada objeto ou para cada carrinho.

No final, repetimos as linhas de código do Evento Create:
segundos =0;}
alarm[0] = 30;
Aprenda passo a passo como criar jogos 2D para PC no GameMaker Studio.
Acessem meu canal no Youtube → https://www.youtube.com/playlist?list=P ... Vzgqqcd6-J

gabrielsch
Colaborador
Colaborador

Re: Função da pasta script  Tópico resolvido

Mensagem por gabrielsch » Seg Mar 20, 2017 5:38 pm

Essa pasta basicamente é utilizada para criação de funções feitas pelo usuário, dessa forma você pode ter scripts que podem ser executados em qualquer parte do seu projeto, inclusive dentro de si mesmo. Scripts funcionam exatamente igual métodos nativos permitindo passar argumentos que podem ser acessados pelas variáveis argument0, argument1,argument2, etc. e retornar valores utilizando a palavra chave return.
Imagem

Epipoca
Novato
Novato

Re: Função da pasta script

Mensagem por Epipoca » Dom Mar 26, 2017 10:39 pm

Muito bom! Ambos me ajudaram bastante! Agradeço pela a ajuda!
"Do you like our owl?"

[Deckard:]
"Is it artificial?"

"Of course it is"

Responder