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Problema com room e sons Android

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romano.martino
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Problema com room e sons Android

Mensagem por romano.martino » Sex Dez 30, 2016 10:59 pm

Boa noite gente, estou com um problema muito estranho no meu jogo, estava criando ele normalmente, mas compilando no windows que é mais rápido (a minha ideia é fazer mobile), bom..quando a maioria dos bugs foi resolvida, salvo algumas excessões, resolvi compilar no android pra ver como ficava, foi aí que veio a surpresa...
bom, o jogo tem basicamente 4 rooms:
1- Tela inicial
2- Tela de Seleção de personagem
3- Tela de jogo
4- Tela de recordes
No windows, todas as rooms funcionam perfeitamente, porém, quando compilei no celular, a primeira e segunda room foram normais, porém ao entrar na tela do jogo, haviam pedaços do background da room 1, sprites aleatórias no background, pedaços da tela de seleção, enfim..tudo, menos o background correto da tela de jogo. Isso nunca ocorreu quando compilei no windows, somente no android.
O segundo erro é em relação aos sons, quando eu perco e salvo meu score, volta para a tela de seleção de personagem...bom, no windows, o som toca normalmente, porém no mobile ele desaparece, assim que perco a primeira vez e retorno para a tela de seleção não existe mais som, nem de fundo nem efeitos sonoros (quando seleciona ou quando volta pra tela inicial)...
Gostaria de saber se existe algum código diferente no mobile para evitar esse tipo de bug..desde já agradeço. 

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J_Marlon
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Re: Problema com room e sons Android

Mensagem por J_Marlon » Sáb Dez 31, 2016 5:17 am

Sempre que trocar de plataforma alvo (Target), use a opção "Clean project asset compiler cache" (O ícone da vassourinha) antes de compilar o projeto. Isso pode evitar/corrigir esse problema nos gráficos.

Quanto a questão do áudio, você precisa explicar o meio que está usando (Códigos, D&D, etc.) para que alguém possa lhe ajudar.

Flws!

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romano.martino
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Re: Problema com room e sons Android

Mensagem por romano.martino » Sáb Dez 31, 2016 12:30 pm

Bom dia J_Marlon, eu fiz o seguinte quanto ao áudio:
Criei um objeto abstrato para cada som e fiz um evento "Room Start" com o o D&D Play Sound, aí quando é música de fundo coloquei true no loop, quando é só efeito sonoro de botões por exemplo, coloquei loop false, e nesse mesmo objeto de cada som, também coloquei um evento "Room End" com o D&D Stop Sound, e aí joguei cada objeto do som referente à cada room, dessa forma o som toca ao iniciar a room e para ao sair da room, testando no windows funciona perfeitamente, porém no android só funciona na primeira vez que joga, ou seja, quando perco, insiro o meu nome nos highscores e ele retorna à seleção de personagens os sons já não funcionam mais.
Havia tentado usar códigos direto na room, mas não funcionou, ou não tocava, ou não dava o loop quando era necessário..
Quanto ao problema com os Backgrounds consegui resolver mudando a configuração global do jogo:
Na aba graphics / Scale estava selecionado "Full Scale", mudei para "Keep aspect ratio" e ficou com umas faixas pretas nas laterais, porém os backgrounds funcionaram todos..não acho que as faixas pretas sejam um problema.

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Lima Loucão
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Re: Problema com room e sons Android

Mensagem por Lima Loucão » Seg Jan 02, 2017 1:34 pm

Em relação ao áudio:
Bom, primeiro é sempre bom verificar se o som está sendo tocado utilizando a função: audio_isplaying, se o áudio estiver tocando, ele deve parar! Então logo após isso inicia-se novamente usando a função: audio_play_sound; Isto pode ser colocado no creation code da primeira room. E fazer isso para a room final também caso tenha um som de final etc.
Segue o código:

Código: Selecionar todos

///Na primeira sala:
if (audio_is_playing(SOM))
{
audio_stop_sound(SOM);
}
else
{
audio_play_sound(SOM, 1,1);
}

Código: Selecionar todos

///Na última sala:
if (audio_is_playing(SOM))
{
audio_stop_sound(SOM);
audio_play_sound(SOM_FINAL,1,0);
[size=85][font=Helvetica Neue, Helvetica, Arial, sans-serif]}[/font][/size]
No restart do jogo:

Código: Selecionar todos

audio_stop_all();
Se quiser colocar na primeira room assim:

Código: Selecionar todos

audio_stop_all();
audio_play_sound(SOM,1,1);
Também funciona!

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