Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
Duvidas sobre movimentação.
Duvidas sobre movimentação.
Olá eu queria saber qual e o código que tipo, PARA todos os códigos de movimentação do personagens e depois de um certo tempo volta a funcionar.[
Edit:
Vlw junior.rod2 por arrumar o titulo, é que acabei de entrar nesse forum e fico confuso com algumas coisas.
Edit:
Vlw junior.rod2 por arrumar o titulo, é que acabei de entrar nesse forum e fico confuso com algumas coisas.
Editado pela última vez por junior.rod2 em Seg Mai 23, 2016 12:02 pm, em um total de 1 vez.
- junior.rod2
- Moderador
- Reações: 0
-
Re: Duvidas sobre movimentação.
Bom, você quer parar o movimento de um objeto e depois de algum tempo fazer o objeto retomar o movimento, né?
No evento onde ocorrerá a parada do movimento:
No evento alarm[0]:
No evento onde ocorrerá a parada do movimento:
Código: Selecionar todos
speed=0 //Define a velocidade como zero, ou seja, para todo o movimento!
alarm[0]=300 //Define o alarme que vai fazer retomar o movimento, ou seja, em quanto tempo o objeto vai voltar a se mover!
Código: Selecionar todos
speed=(Coloque aqui a velocidade desejada)//Retoma o movimento quando o alarm disparar.
- Matheus Carvalho
- Membro
-
Depende de como você movimenta seus objetos:
Se for usando speed, hspeed, vspeed, gravity, etc... você pode colocar no início do step event algo como:
if paused
{
speed = 0
}
Se o movimento é feito alterando 'x' e 'y', coloca algo assim:
if paused
{
exit
}
isso vai fazer que o código restante não seja executado se o jogo estiver pausado. Você pode colocar antes desse código tudo que quiser que não seja afetado pela pausa.
Se for usando speed, hspeed, vspeed, gravity, etc... você pode colocar no início do step event algo como:
if paused
{
speed = 0
}
Se o movimento é feito alterando 'x' e 'y', coloca algo assim:
if paused
{
exit
}
isso vai fazer que o código restante não seja executado se o jogo estiver pausado. Você pode colocar antes desse código tudo que quiser que não seja afetado pela pausa.
valeu mas n e bem isso que quero eu quero e bloquear os controle nao desativalos e que estou ele na time line sabe
- Riccardoric
- Membro
-
- Contato:
Olá,
Acho que entendi o que você está tentando fazer, li esse tópico várias vezes antes de entender hehe. Tenta ser mais compreensivo ao escrever.
Enfim, você deseja fazer com que pare de funcionar os códigos de movimentação e depois de um certo tempo volte a funcionar, foi isso que entendi.
Acho que não tem uma função para desativar/bloquear um código. Mas dá para você criar uma variável que cheque se pode ou não fazer com que a movimentação funcione.
Por exemplo, vamos supôr que seu código para a movimentação seja: Só vai para direita e esquerda. Agora você vai ter que criar uma variável que faça com que esse código não funciona por determinadas condições. Para isso temos que criar uma variável qualquer no create, vou chamá-la de no_move, e igualar ela a true.
no_move = true;
Feito isso, você volta pro step, da movimentação, e coloca: Pronto, agora ela não vai poder funcionar até que variável não mude para false. Agora você quer que ela volte a funcionar depois de um tempo. Crie uma variável tempo_at = 0; e uma variável tempo_to = x*room_speed;, em que x você põe quantos segundos você deseja para que volte a funcionar, isso tudo vai ser declarado no create. Agora no step, fora do código de movimentação, coloque como fiz aqui em baixo. Depois de 5 segundos você vai poder se movimentar novamente.
Além disso, você pode tornar para false o no_move em uma colisão com uma parede e parar de funcionar novamente, por exemplo. Agora é com você, espero que seja isso!
Abraços.
Acho que entendi o que você está tentando fazer, li esse tópico várias vezes antes de entender hehe. Tenta ser mais compreensivo ao escrever.
Enfim, você deseja fazer com que pare de funcionar os códigos de movimentação e depois de um certo tempo volte a funcionar, foi isso que entendi.
Acho que não tem uma função para desativar/bloquear um código. Mas dá para você criar uma variável que cheque se pode ou não fazer com que a movimentação funcione.
Por exemplo, vamos supôr que seu código para a movimentação seja: Só vai para direita e esquerda. Agora você vai ter que criar uma variável que faça com que esse código não funciona por determinadas condições. Para isso temos que criar uma variável qualquer no create, vou chamá-la de no_move, e igualar ela a true.
no_move = true;
Feito isso, você volta pro step, da movimentação, e coloca: Pronto, agora ela não vai poder funcionar até que variável não mude para false. Agora você quer que ela volte a funcionar depois de um tempo. Crie uma variável tempo_at = 0; e uma variável tempo_to = x*room_speed;, em que x você põe quantos segundos você deseja para que volte a funcionar, isso tudo vai ser declarado no create. Agora no step, fora do código de movimentação, coloque como fiz aqui em baixo. Depois de 5 segundos você vai poder se movimentar novamente.
Além disso, você pode tornar para false o no_move em uma colisão com uma parede e parar de funcionar novamente, por exemplo. Agora é com você, espero que seja isso!
Abraços.
Obg Mas n e do jeito que quero mas achei outro geito vo criar dois objetos e dois quase indenticos so que vai se movimentar e o outro n e criou duas rooms e coloca uma o objeto com movimentação e outra apenas com a movimenação da time line nao sei se entendeu mas uma hora vc entende
- Riccardoric
- Membro
-
- Contato:
Desculpe mas continuo não entendendo... Não vejo a necessidade de criar 2 rooms.
Tenta explicar de uma forma mais clara o seu problema para que possamos te ajudar :)
Tenta explicar de uma forma mais clara o seu problema para que possamos te ajudar :)
cara vc tem skipe ou whatssap ?so assim poderei explicar a vc pois aqui e meio demorado e lento
- Riccardoric
- Membro
-
- Contato: