1) dust, mas já testei códigos diferentes.
2) lima, nem tem, como pode ver pelo exemplo.
3) eddy, mas o código pede pra mostrar tudo, até onde entendo.
4) thyago, isso acontece mais no ataque. como pode ver, tá em key_check_pressed(). nos outros, tá normal.
funcionou! obrigado!
Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
sprite e velocidade das sub-imagens
- adiplomatique
- Novato
- Reações: 0
-
sprite e velocidade das sub-imagens
prezados,
primeiramente, para fins de esclarecimento, tenho usado uma adaptação do código mais simples do shaul spalding para o player.
no entanto, mesmo com outros códigos, sempre tive uma dificuldade, principalmente, com as sub-imagens dos sprites de ataque quando estes estão no evento step. não importa o quanto mexa na image_speed, as sub-imagens correm rápido demais, como se pulasse da primeira pra última, e olhe lá, não importa o número de sub-imagens do sprite. o mesmo não ocorre quando, por exemplo, coloco o sprite de ataque no evento de apertar a letra "z" ou afins.
queria saber se com alguém acontece o mesmo, ou já aconteceu, ou tem alguma orientação a respeito do tema.
a princípio, faço questão de colocar os sprites no evento step por causa do gamepad, já que o game maker até hoje não tem eventos próprios para tal finalidade.
abraços!
primeiramente, para fins de esclarecimento, tenho usado uma adaptação do código mais simples do shaul spalding para o player.
no entanto, mesmo com outros códigos, sempre tive uma dificuldade, principalmente, com as sub-imagens dos sprites de ataque quando estes estão no evento step. não importa o quanto mexa na image_speed, as sub-imagens correm rápido demais, como se pulasse da primeira pra última, e olhe lá, não importa o número de sub-imagens do sprite. o mesmo não ocorre quando, por exemplo, coloco o sprite de ataque no evento de apertar a letra "z" ou afins.
queria saber se com alguém acontece o mesmo, ou já aconteceu, ou tem alguma orientação a respeito do tema.
a princípio, faço questão de colocar os sprites no evento step por causa do gamepad, já que o game maker até hoje não tem eventos próprios para tal finalidade.
abraços!
- samukamuka12
- Novato
-
- adiplomatique
- Novato
-
Re: sprite e velocidade das sub-imagens
sim. não altera a situação descrita. também não entendo.samukamuka12 escreveu:ja tentou colocar image_speed?
Talvez possa ser o jeito em que o código ta sendo executado, e por isso a sprite corre talvez em meio segundo.
- Lima Loucão
- Novato
Verifique se o código "image_index" existe dentro do step, se sim, retire-o, provavelmente o "image_index" está atrapalhando.
o que pode estar acontecendo é que ele não executa todo o sprite, pq quando vc aperta "z" ele mostra só o primeiro frame.
tens que fazer um código para ele mostrar toda a animação, alguma coisa assim. Eu já passei por isso, e imagino que seja isso, mas como falo por aqui, minha "praia" é a parte gráfica, mas me meto na programação
tens que fazer um código para ele mostrar toda a animação, alguma coisa assim. Eu já passei por isso, e imagino que seja isso, mas como falo por aqui, minha "praia" é a parte gráfica, mas me meto na programação
Você deve estar usando
keyboard_check() tente com keboard_check_pressed(), veja se da alguma diferença
keyboard_check() tente com keboard_check_pressed(), veja se da alguma diferença
- adiplomatique
- Novato
-
Código: Selecionar todos
//exemplo dos controles
key_right = (keyboard_check(vk_right)) or (gamepad_axis_value(0,gp_axislh) > 0);
key_left = keyboard_check(vk_left) or (gamepad_axis_value(0,gp_axislh) < 0);
crouch = keyboard_check(vk_down) or (gamepad_axis_value(0,gp_axislv) < 0);
key_up = keyboard_check(vk_up) or (gamepad_axis_value(0,gp_axislv) > 0);
key_jump = keyboard_check_pressed(vk_space) or (gamepad_button_check_pressed(0,gp_face1));
key_jdown = (keyboard_check_pressed(vk_space) && keyboard_check(vk_down)) or ((gamepad_button_check_pressed(0,gp_face1)) && (gamepad_axis_value(0,gp_axislv) < 0));
key_laser = keyboard_check_pressed(ord('Z')) or (gamepad_button_check_pressed(0,gp_face3));
//exemplo de código atacando
//parado ou andando
if grounded && !crouch
{
if hsp ==0
{
sprite_index = s_idle
//ataque
if key_laser && !crouch
{
ataque = true
sprite_index = s_attack
}
}
else
{sprite_index=s_walk}
}
2) lima, nem tem, como pode ver pelo exemplo.
3) eddy, mas o código pede pra mostrar tudo, até onde entendo.
4) thyago, isso acontece mais no ataque. como pode ver, tá em key_check_pressed(). nos outros, tá normal.
- Lima Loucão
- Novato
Tente então: if sprite_index!=spr_ataque {sprite_index=spr_ataque; image_speed=0.125} //Isso faz com que ele troque a sprite apenas uma vez.
Tente assim:
//step
key_laser=keyboard_check_pressed(ord("Z"))
if grounded=true && crouch=false
{
if hsp=0 && atack=false
{
sprite_index=s_idle
}
if key_laser=true && crouch=false
{
atack=true
sprite_index=s_atack
alarm[0]=image_index=ultimo frame
}
if hsp>0 && atack=false
{
sprite_index=s_walk
}
}
//no alarm[0]
atack=false
- adiplomatique
- Novato
-
dust,Dust escreveu:Tente assim:Código: Selecionar todos
//step key_laser=keyboard_check_pressed(ord("Z")) if grounded=true && crouch=false { if hsp=0 && atack=false { sprite_index=s_idle } if key_laser=true && crouch=false { atack=true sprite_index=s_atack alarm[0]=image_index=ultimo frame } if hsp>0 && atack=false { sprite_index=s_walk } } //no alarm[0] atack=false
funcionou! obrigado!