Olá.
Gostaria de fazer uma IA de um boss que fique parado e só suas mãos se mexam, bem parecido com o Sigma do Megaman X aos 1:56 do vídeo.
Quero que essa mão se mova em círculos e pare para atacar. Quando ela para, ela espera por um momento e então vai para a posição em que o jogador estava no instante em que ela parou.
E aí, tem como fazer? É muito difícil? Peço a ajuda de vocês ;D
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Ajuda com IA
- Eduardo Macedo
- Programador
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Re: Ajuda com IA
cria os movimentos separadamente , pra mão só girar usa o lengthdir_x e o lengthdir_y
pra fazer ela ir p posição do jogador, da pra fazer de varias formas, um modo que pensei aqui rápido é criar um objeto no x,y do jogador se ele ficar 2 segundos parado ou criar um sistema aleatório para ativar os movimentos do boss, então se esse objeto existir a mão vai atrás dele , não se esqueça de dar um stop no movimento giratório. para não ter problemas é bom fazer um tratamento de erros, para impedir que crie 2 objetos iguais
outra coisa importante é destruir o obj_alvo quando a mão encostar nele, e logo após destruir coloca um alarm com o tempo q desejar pra ele voltar a posição original
e ao movimento giratório.
caso queira o disparo também , pelo que percebi no vídeo o tempo do disparo é cronometrado acho que de 1 em 1 segundos , isso um outro alarm pode resolver , a cada 1 segundos ele dispara um projétil para cima e para baixo da mão, mas programe p que isso so aconteça quando tiver no movimento giratório.
mais uma coisa é que a mão que vai atras do jogador é a que está mais próxima dele.
com um pouco de paciência e atenção não fica difícil criar esse boss, boa sorte.
pra fazer ela ir p posição do jogador, da pra fazer de varias formas, um modo que pensei aqui rápido é criar um objeto no x,y do jogador se ele ficar 2 segundos parado ou criar um sistema aleatório para ativar os movimentos do boss, então se esse objeto existir a mão vai atrás dele , não se esqueça de dar um stop no movimento giratório. para não ter problemas é bom fazer um tratamento de erros, para impedir que crie 2 objetos iguais
Código: Selecionar todos
if !instance_exists(obj_alvo)
{
instance_create(x,y,obj_alvo)
}
e ao movimento giratório.
caso queira o disparo também , pelo que percebi no vídeo o tempo do disparo é cronometrado acho que de 1 em 1 segundos , isso um outro alarm pode resolver , a cada 1 segundos ele dispara um projétil para cima e para baixo da mão, mas programe p que isso so aconteça quando tiver no movimento giratório.
mais uma coisa é que a mão que vai atras do jogador é a que está mais próxima dele.
com um pouco de paciência e atenção não fica difícil criar esse boss, boa sorte.
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