Olá desenvolvedor! Começando agora com o GameMaker: Studio? Então você veio ao lugar certo.
Para quem procura uma apostila simples sobre GML, segue um compilado sobre a GML:
Apostila
AULAS EM VÍDEO:
Segue a relação das aulas disponíveis e o cronograma para 2016.
1 - #INTRO: Conceitos básicos do GM:S
- 1.1 O que é Game Maker: Studio?(Disponível)
- 1.2 Instalando o GameMaker: Studio (Disponível)
- 1.3 Visão Geral do programa e interface gráfica (Disponível)
2 - #GMS: Recursos do programa
- 2.1 Usando Sprites (Disponível)
- 2.2 Objetos, instancias e seus eventos (Disponível)
- 2.3 Rooms e Views (Disponível)
- 2.4 Backgrounds e Tiles (Disponível)
- 2.5 Sons e Músicas (Disponível)
- 2.6 Paths (Sem previsão)
- 2.7 Time Lines (Sem previsão)
- 2.8 Surfaces (Sem previsão)
- 2.9 Partículas (Sem previsão)
3 - #GML: Game Maker Language
- 3.1 Variáveis, Vetores (Arrays) e constantes (Disponível)
- 3.2 Estruturas condicionais: IF ELSE, SWITCH e Expressões (Disponível)
- 3.3 Estruturas de repetição I: WHILE e DO UNTIL (Disponível)
- 3.4 Estruturas de repetição II: FOR e REPEAT (Disponível)
- 3.5 Funções e Scripts (Disponível)
#DS: Estruturas de dados
4.1 - DS LISTS (LISTAS) (Disponível)
4.2 - DS GRIDS (GRELHAS) (Disponível)
4.3.1 - DS QUEUES (FILAS) (Disponível)
4.3.2 - DS PRIORITYS (FILAS DE PRIORIDADES) (Disponível)
4.4 - DS STACKS (PILHAS) (Disponível)
4.5 - DS MAPS (MAPAS) [Sem previsão]
#MOVIMENTAÇÃO:
#MOVE 01: Introdução - Movimentação Top-Down (Disponível)
#MOVE 02: Sem limites - Movimentação suave e fricção (Disponível)
#MOVE 03: Plataforma - Pulo, aceleração e velocidade máxima (Disponível)
#MOVE 04: Terreno Irregular - Declives e Aclives [Sem previsão]
#MOVE 05: Plataformas móveis - Prevendo o futuro e atravessando blocos por baixo [Sem previsão]
#RUNNER: Criando um Runner com o GM:S:
- CRIANDO UM RUNNER #01: Movimento, Sprites e Gerador de obstáculos
- CRIANDO UM RUNNER #02: Gravando pontuações em um arquivo INI
- CRIANDO UM RUNNER #03: Menu, Músicas, SFX e Correções
Facebook:
https://www.facebook.com/redscreensoft
Canal:
https://www.youtube.com/redscreensoft
1 - #INTRO: Conceitos básicos do GM:S
- 1.1 O que é Game Maker: Studio?(Disponível)
- 1.2 Instalando o GameMaker: Studio (Disponível)
- 1.3 Visão Geral do programa e interface gráfica (Disponível)
2 - #GMS: Recursos do programa
- 2.1 Usando Sprites (Disponível)
- 2.2 Objetos, instancias e seus eventos (Disponível)
- 2.3 Rooms e Views (Disponível)
- 2.4 Backgrounds e Tiles (Disponível)
- 2.5 Sons e Músicas (Disponível)
- 2.6 Paths (Sem previsão)
- 2.7 Time Lines (Sem previsão)
- 2.8 Surfaces (Sem previsão)
- 2.9 Partículas (Sem previsão)
3 - #GML: Game Maker Language
- 3.1 Variáveis, Vetores (Arrays) e constantes (Disponível)
- 3.2 Estruturas condicionais: IF ELSE, SWITCH e Expressões (Disponível)
- 3.3 Estruturas de repetição I: WHILE e DO UNTIL (Disponível)
- 3.4 Estruturas de repetição II: FOR e REPEAT (Disponível)
- 3.5 Funções e Scripts (Disponível)
#DS: Estruturas de dados
4.1 - DS LISTS (LISTAS) (Disponível)
4.2 - DS GRIDS (GRELHAS) (Disponível)
4.3.1 - DS QUEUES (FILAS) (Disponível)
4.3.2 - DS PRIORITYS (FILAS DE PRIORIDADES) (Disponível)
4.4 - DS STACKS (PILHAS) (Disponível)
4.5 - DS MAPS (MAPAS) [Sem previsão]
#MOVIMENTAÇÃO:
#MOVE 01: Introdução - Movimentação Top-Down (Disponível)
#MOVE 02: Sem limites - Movimentação suave e fricção (Disponível)
#MOVE 03: Plataforma - Pulo, aceleração e velocidade máxima (Disponível)
#MOVE 04: Terreno Irregular - Declives e Aclives [Sem previsão]
#MOVE 05: Plataformas móveis - Prevendo o futuro e atravessando blocos por baixo [Sem previsão]
#RUNNER: Criando um Runner com o GM:S:
- CRIANDO UM RUNNER #01: Movimento, Sprites e Gerador de obstáculos
- CRIANDO UM RUNNER #02: Gravando pontuações em um arquivo INI
- CRIANDO UM RUNNER #03: Menu, Músicas, SFX e Correções
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AULAS EM TEXTO:
Aulas sobre Game Maker: Studio - Em texto
#IEM: INTRODUÇÃO EM GML
Aulas sobre a Game Maker Language (GML). Seção que ainda está em desenvolvimento.#IEM Aula 01 - Editor de Script GMS
#IEM Aula 02 - Variáveis/Constantes
#IEM Aula 03 - Operações matemáticas
#IEM Aula 04 - If/While e Expressões
#IEM Aula 05 - Else e Switch
#IEM Aula 06 - For, do, until e repeat
#IEM Aula 07 - Funções e Scripts
#IEM Aula 08 - Objetos e Instâncias
#IAJ: INTRODUÇÃO A JOGOS
Aulas sobre desenvolvimento de jogos com o Game Maker: Studio. Seção que ainda está em desenvolvimento.#IAJ Aula 01 - Movimentação Top Down
#IAJ Aula 02 - Tiro Top Down
#IAJ Aula 03 - Saúde do player e inimigo Top Down
#IAJ Aula 04 - Saúde do inimigo
#IAJ Aula 05 - Pontuação
#DGM: DESVENDANDO O GAME MAKER
Aulas sobre os recursos do Game Maker: Studio. Seção que ainda está em desenvolvimento.#DGM Aula 01 - Views
#DGM Aula 02 - Tiles
#DGM Aula 03 - Sprites
#DGM Aula 04 - Backgrounds
#DGM Aula 05 - Sons e Músicas
#COL: COLISÕES
Aulas sobre os sistemas de colisão do Game Maker. Seção que ainda está em desenvolvimento.#COL Aula 01 - Colisões simples
#COL Aula 02 - Colisões retangulares
#COL Aula 03 - Colisões lineares
#COL Aula 04 - Colisões circulares e de pontos