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[GRAF] Tutorial Criando game em tempo real

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Tutoriais & Aulas
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[GRAF] Tutorial Criando game em tempo real

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 7:25 pm

Autor original: mako182
Que tal criar um game em tempo real mesmo, ou seja a hora do jogo é a hora que voce esta jogando, influenciando o tempo como luz do cenario amanhecendo, solzão(kk), atardecer e anoitecer..
Bom essa engine eu não fiz eu editei ela é original day night(dia e noite), mas essa engine original não cria um tempo real e essa q editei faz certinho*-*.
Então fiz para meu RPG mas vo deixa um poko pra vc afinal conhecimento em 2 mãos só é uma burrice.
Sem mais nem menos vamo aos scripts.

Crie um obj_tempo e cole esse script a seguir no evento create
global.night_ = 1
segundo = date_get_second(date_current_time())
hora = date_get_hour(date_current_time())
minuto = date_get_minute(date_current_time())

fase = 0
to = 1

color = c_black
col = 0
red = 0
alarm[0] = room_speed
Agora adicione um evento step e coloque esse script a seguir
//definindo
global.night_ = 1
segundo = date_get_second(date_current_time())
hora = date_get_hour(date_current_time())
minuto = date_get_minute(date_current_time())

fase = 0
to = 1

color = c_black
col = 0
red = 0
alarm[0] = room_speed

//matematica de tempo

hh = (hora)+(minuto/60)
to = -1
if hora > 12
{
 hh = (hora-12)+(minuto/60)
 to = 1
}

fase = ((12-hh)/12)
if to = 1
 fase = 1-((12-hh)/12)

if to = -1
 fase*=1.3

if hora = 18
 red = ((minuto)/60)*255
if hora = 19
 red = 255-(((minuto)/60)*255)

global.night_ = 0
if (hora > 20) or (hora < 5)
 global.night_ = 1
Agora adicione um evento Draw e coloque esse script a seguir
image_alpha = fase-0.10
if to = 1
 image_alpha = fase-0.30

if image_alpha > 0.7
 image_alpha = 0.7
redr = ((red/255))*239
redg = ((red/255))*92
redb = ((red/255))*50
draw_set_alpha(image_alpha)
col = make_color_rgb(redr,redg,50)
draw_set_color(col)
draw_rectangle(view_xview-1,view_yview-1,view_xview+view_wview+1,view_yview+view_hview+1,false)
draw_set_alpha(1)
draw_set_color(c_white)
draw_text(view_xview,view_yview,string(hora)+":"+string(minuto)+":"+string(segundo))
Pronto adicione em seu game (room) esse obj e pronto seu jogo vai estar rodando em tempo real
Gostou ou acho pouco??

vlw

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Alvaro I. Winck
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Re: [GRAF] Tutorial Criando game em tempo real

Mensagem por Alvaro I. Winck » Ter Mai 17, 2016 7:25 pm

Oii sistema funcionou certo. mais ele mostra um erro quando estou na aba de editar o código. nessa linha

segundo = date_get_second(date_current_time())
hora = date_get_hour(date_current_time())
minuto = date_get_minute(date_current_time())

Uso GMS, gostaria que me explicasse, porque ocorre o erro e mesmo assim funciona o código?

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junior.rod2
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Re: [GRAF] Tutorial Criando game em tempo real

Mensagem por junior.rod2 » Sex Mai 20, 2016 12:06 am

Alvaro I. Winck escreveu:Oii sistema funcionou certo. mais ele mostra um erro quando estou na aba de editar o código. nessa linha

segundo = date_get_second(date_current_time())
hora = date_get_hour(date_current_time())
minuto = date_get_minute(date_current_time())

Uso GMS, gostaria que me explicasse, porque ocorre o erro e mesmo assim funciona o código?
Tente dessa forma: 

Código: Selecionar todos

segundo = date_get_second(date_current_datetime())
hora = date_get_hour(date_current_datetime())
minuto = date_get_minute(date_current_datetime())
Isso acorre porque a função "date_current_time" tornou-se obsoleta no GMS.

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