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[GMStudio] - Proj. G
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[GMStudio] - Proj. G
Boa noite galera !
Tá na hora de fazer o post sobre o jogo que estou desenvolvendo, como havia prometido.
Masss... como eu ainda tenho poucas informações concretas sobre ele eu vou focar mais no processo de desenvolvimento de um jogo.
Eu comecei a trabalhar nesse jogo há dois meses, depois que conheci um certo jogo me fez acreditar que era possível fazer um projeto de verdade
no game maker.
"Mas e aí ? Você vai só enrolar mesmo ou vai nos dar alguma informação de verdade ?"
Ok vamos lá:
Meu jogo ainda não tem um nome definido, então vou chamá-lo de Projeto G.
Projeto G
"Projeto G é um jogo de RPG, onde o game over é coisa séria."
Essa é a premissa do jogo.
Normalmente em jogos quando você morre você é penalizado tendo que jogar um certo trecho (ou tudo) de novo. Ou seja, não
importa se você morreu 9410 vezes ou nenhuma, tudo continuará bem desde que você consiga zerar o jogo algum dia.
Mas... e se a sua morte fizesse parte da história ?
É isso que estou implementando no jogo. Na verdade o conceito vai um pouco além disso, por que se não ficaria muito repetitivo (e frustrante),
Mas, se eu falar mais, eu estrago a surpresa !
História
Eu ainda estou trabalhando na história, mas até agora temos:
Um objetivo simples, que te incentiva sair do ponto A para o Ponto B;
Durante esse trajeto você descobre que o mundo não é exatamente aquilo que você pensava que era;
Você faz amigos;
Você faz inimigos;
Na demo (que provavelmente não sai tão cedo) vocês saberão melhor da história. :)
Códigos
Fazer os códigos me consumiram bastante tempo, principalmente o sistema de batalhas e a caixa de diálogo. E ainda assim eu preciso fazer uns ajustes.
Na verdade, eu tô com um problema no código dos diálogos que não sei como resolver de forma simples.
Sprites/gráficos
Ao contrário do que alguns pregam, eu não comecei o jogo fazendo todos os códigos básicos e usando "graficos de programador". Eu já comecei fazendo um pouco de tudo, porque ficar trabalhando em cima de um projeto só com quadrados é deprimente.
Além disso, essa é uma das partes mais legais do desenvolvimento. Fazer o design do fantasma da imagem foi muito legal e recompensador. Mas, apesar de eu gostar de desenhar, eu ainda tenho dificuldades em fazer a maioria dos sprites e isso também gasta muito tempo.
Screenshots:
*essa primeira não está no tamanho original
Músicas
Essa é a parte mais difícil na minha opinião, eu estou ralando pra aprender a compor as músicas e até agora o resultado não é o dos melhores.
Então é isso galera.
Ah!
- Estou usando o game maker studio (grátis);
- Não tenho previsão de termino;
- O jogo será lançado em inglês e português, mas por enquanto só estou trabalhando com o inglês;
- Qualquer dúvida, sugestão, elogios, críticas, podem falar;
Tá na hora de fazer o post sobre o jogo que estou desenvolvendo, como havia prometido.
Masss... como eu ainda tenho poucas informações concretas sobre ele eu vou focar mais no processo de desenvolvimento de um jogo.
Eu comecei a trabalhar nesse jogo há dois meses, depois que conheci um certo jogo me fez acreditar que era possível fazer um projeto de verdade
no game maker.
"Mas e aí ? Você vai só enrolar mesmo ou vai nos dar alguma informação de verdade ?"
Ok vamos lá:
Meu jogo ainda não tem um nome definido, então vou chamá-lo de Projeto G.
Projeto G
"Projeto G é um jogo de RPG, onde o game over é coisa séria."
Essa é a premissa do jogo.
Normalmente em jogos quando você morre você é penalizado tendo que jogar um certo trecho (ou tudo) de novo. Ou seja, não
importa se você morreu 9410 vezes ou nenhuma, tudo continuará bem desde que você consiga zerar o jogo algum dia.
Mas... e se a sua morte fizesse parte da história ?
É isso que estou implementando no jogo. Na verdade o conceito vai um pouco além disso, por que se não ficaria muito repetitivo (e frustrante),
Mas, se eu falar mais, eu estrago a surpresa !
História
Eu ainda estou trabalhando na história, mas até agora temos:
Um objetivo simples, que te incentiva sair do ponto A para o Ponto B;
Durante esse trajeto você descobre que o mundo não é exatamente aquilo que você pensava que era;
Você faz amigos;
Você faz inimigos;
Na demo (que provavelmente não sai tão cedo) vocês saberão melhor da história. :)
Códigos
Fazer os códigos me consumiram bastante tempo, principalmente o sistema de batalhas e a caixa de diálogo. E ainda assim eu preciso fazer uns ajustes.
Na verdade, eu tô com um problema no código dos diálogos que não sei como resolver de forma simples.
Sprites/gráficos
Ao contrário do que alguns pregam, eu não comecei o jogo fazendo todos os códigos básicos e usando "graficos de programador". Eu já comecei fazendo um pouco de tudo, porque ficar trabalhando em cima de um projeto só com quadrados é deprimente.
Além disso, essa é uma das partes mais legais do desenvolvimento. Fazer o design do fantasma da imagem foi muito legal e recompensador. Mas, apesar de eu gostar de desenhar, eu ainda tenho dificuldades em fazer a maioria dos sprites e isso também gasta muito tempo.
Screenshots:
*essa primeira não está no tamanho original
Músicas
Essa é a parte mais difícil na minha opinião, eu estou ralando pra aprender a compor as músicas e até agora o resultado não é o dos melhores.
Então é isso galera.
Ah!
- Estou usando o game maker studio (grátis);
- Não tenho previsão de termino;
- O jogo será lançado em inglês e português, mas por enquanto só estou trabalhando com o inglês;
- Qualquer dúvida, sugestão, elogios, críticas, podem falar;
- Superbomber
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Re: [GMStudio] - Proj. G
Me parece uma ideia interessante. Sobre a morte fazer parte da história, acredito que sei do que está falando. :v
Recomendo que não faça "um pouquinho de tudo" de uma vez. Sei que é mais interessante ver o jogo progredindo por todos os lados de uma vez, mas você pode se enrolar dessa forma.
Eu recomendaria fazer primeiro a engine, depois gráficos/sons e então implementar a história.
Vou acompanhar o progresso. Bye.
Dica: Você pode apresentar duas ou mais imagens do imgur com um só link. Basta adicionar vírgula e o código da outra imagem.
Exemplo:
http://imgur.com/falKPZt,o3UbrAj
Recomendo que não faça "um pouquinho de tudo" de uma vez. Sei que é mais interessante ver o jogo progredindo por todos os lados de uma vez, mas você pode se enrolar dessa forma.
Eu recomendaria fazer primeiro a engine, depois gráficos/sons e então implementar a história.
Vou acompanhar o progresso. Bye.
Dica: Você pode apresentar duas ou mais imagens do imgur com um só link. Basta adicionar vírgula e o código da outra imagem.
Exemplo:
http://imgur.com/falKPZt,o3UbrAj
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script
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Re: [GMStudio] - Proj. G
Opa ! Vlw pelas dicas.
Sobre fazer tudo de uma vez só, talvez vc tenha razão. Pq tem dia que eu passo um tempão sem sair do lugar.
Quando tiver novidade eu atualizo o post.
Flw !
Sobre fazer tudo de uma vez só, talvez vc tenha razão. Pq tem dia que eu passo um tempão sem sair do lugar.
Quando tiver novidade eu atualizo o post.
Flw !
Re: [GMStudio] - Proj. G
Como o @Superbomber disse, não tente fazer tudo rapidamente.
Tente fazer um pequeno protótipo, liberar para algumas pessoas, coletar feedback, assim vai melhorando seu jogo e testando ideias.
Você pode ainda inserir as imagens no forum, no lugar de apenas os links. O próprio forum tem ferramentas para postagem de fotos.
Tente fazer um pequeno protótipo, liberar para algumas pessoas, coletar feedback, assim vai melhorando seu jogo e testando ideias.
Você pode ainda inserir as imagens no forum, no lugar de apenas os links. O próprio forum tem ferramentas para postagem de fotos.
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Re: [GMStudio] - Proj. G
É.. agora eu estou refazendo o código das caixas de diálogo. Pq usar a função propria do GM, pra quebra de linhas não dá mt certo.
Então agora cada letra eh independente.
Depois disso eh só implantar isso nas batlhas e o básico ja terá sido programado. O resto serão apenas objs ocasionais q estarao pelo jogo.
Ou seja, logo eu posso fazer um protótipo razoável (nao chega a ser uma DEMO)
Tô falando isso só pra atualizar vcs e por desabafo (deu um trabalho danado chegar num código q faca a quebra de linha)
Ps. Putz, com eu não vi aquela ferramenta pra postar imagens diretamente ?
Então agora cada letra eh independente.
Depois disso eh só implantar isso nas batlhas e o básico ja terá sido programado. O resto serão apenas objs ocasionais q estarao pelo jogo.
Ou seja, logo eu posso fazer um protótipo razoável (nao chega a ser uma DEMO)
Tô falando isso só pra atualizar vcs e por desabafo (deu um trabalho danado chegar num código q faca a quebra de linha)
Ps. Putz, com eu não vi aquela ferramenta pra postar imagens diretamente ?
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