Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Duvida com "Check Grid"

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
thiagohimself
Novato
Novato
Reações: 0

Duvida com "Check Grid"

Mensagem por thiagohimself » Sex Jul 22, 2016 12:30 pm

Olá, todo mundo. Podem me tirar uma duvida?

Estava vendo um tutorial (drag and drop) que trabalha com movimento em grid usando a ação “check grid”. No tutorial ele pede para você fazer uma coisa (que funciona) mas eu não consegui entender porque essa coisa funciona. Vocês podem me ajudar a entender?

Para mover o personagem ele coloca no evento da tecla: checar se o personagem NÃO está alinhado. Se não estiver alinhado ele “exit event”. Depois usa o “move fixed” para ir à direção desejada (e também faz um "check object" e um “move fixed” para não atravessar paredes)
Depois, para fazer o personagem parar na grade, ele faz um evento “begin step” que checa para ver se o personagem está alinhado e, se ele estiver, para ele não se mover.

Minha duvida é: se o personagem do jogador começa o jogo já alinhado (e ele começa) como que ele consegue se mover? qual é a logica por traz dessas ações?

muito obrigado pela atenção : )

Superbomber
Programador
Programador

Re: Duvida com "Check Grid"

Mensagem por Superbomber » Sex Jul 22, 2016 1:39 pm

Buguei. ,-'
Ele só se move se não estiver alinhado, mas para alinhado... O.O
Cumassim?

Cara o personagem deve mover-se no begin step quando é parado.
Difícil de manjar desse jeito. Se puder mandar print de cada evento, é melhor.

Agora também to curioso pra saber como isso funcionou. :go: 
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

thiagohimself
Novato
Novato

Re: Duvida com "Check Grid"

Mensagem por thiagohimself » Sex Jul 22, 2016 2:51 pm

Imagem

Imagem
o problema na verdade é que ele não faz nada se não estiver alinhado, mas ele para se estiver. pelo menos eu acho que é isso. fiquei muito confuso. principalmente porque ele anda direitinho.

o primeiro "move fixed" está indo para cima com a velocidade 5. o segundo está parado. o check object está procurando a parede.

Trancado