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Mapa de jogo randômico

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Rouca_SG
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Mapa de jogo randômico

Mensagem por Rouca_SG » Dom Jul 17, 2016 6:22 pm

Oi gente. 
Estive pensando em fazer um jogo de sobrevivência comum topdown no gamemaker
Mas estou com algumas duvidas sobre os mapas.
Eu queria fazer tres mapas gigantescos para se explorar: cidade, deserto, floresta; mas eu queria que logo no menu, quando  apertasse "novo jogo", escolhesse um desses mapas randomicamente.
E ainda, dentro desse mapa, tambem escolher um lugar ao acaso para o player nascer.
Como eu faço isso? Alguém sabe me ajudar?

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gabrielsch
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Re: Mapa de jogo randômico

Mensagem por gabrielsch » Dom Jul 17, 2016 6:26 pm

Quando você diz mapas você se refere a cada um como sendo uma room? Se sim basta utilizar a função choose para escolher uma dessas rooms, assim:
//Ao clicar em NOVO JOGO
var room_escolhida;
room_escolhida = choose(rm_cidade, rm_deserto, rm_floresta)
room_goto(room_escolhida)
Para que o jogador apareça em um lugar aleatório nesse mapa/room basta utilizar as funções random e alterar as coordenadas X e Y do objeto jogador com elas, dessa forma:
//Evento CREATE do jogador
x = random(room_width)
y = random(room_height)
O código acima pode mover o jogador para areas onde ele pode não se mover (em cima de uma arvore por exemplo) para isso é necessário usar um laço de repetição para verificar se está tudo correto:
[size=100]do[/size]
{
    x = random(room_width)
    y = random(room_height)
} until (place_free(x, y, obj_solido))
Imagem

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