Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Ajuda Com Sistema De Explosão [Resolvido]

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Shark
Membro
Membro
Reações: 0

Contato:

Ajuda Com Sistema De Explosão [Resolvido]

Mensagem por Shark » Sáb Jun 25, 2016 12:01 am

Olá,
Eu Estou Com Um Problema, Eu Estou Desenvolvendo Um Game Baseado No Bomberman, Mas Eu Nao Consigo Chegar Ao Sistema de Explosão Que Tanto Quero.
O Meu Sistema Está Assim Até Agora:
 Imagem
Gostaria De Saber Se Existe Alguma Forma De Deixar A Explosão Com As Bordas Diferentes Assim:Imagem
Agradeço Qualquer Tipo De Ajuda, Se Precisarem Do Código Eu Enviarei Em Mensagem Privada.
Editado pela última vez por Shark em Sáb Jun 25, 2016 7:28 am, em um total de 1 vez.
Imagem

Markito
Colaborador
Colaborador

Re: Ajuda Com Sistema De Explosão

Mensagem por Markito » Sáb Jun 25, 2016 1:46 am

Bom, você vai precisar de uma sprite com 7 frames, na seguinte ordem: centro, esquerda, direita, cima, baixo, horizontal e vertical. Vou explicar mais:
  • centro: esse frame vai ser colocado no centro da explosão. Como na imagem do bomberman, ele teria que ser desenhado de forma que criasse quatro "perninhas" para ligar as outras partes.
  • esquerda: esse frame vai ser colocado no final da expansão esquerda da explosão, a ponta.
  • direita: mesma coisa da esquerda, só que ao contrário.
  • cima: ponta de cima
  • baixo: ponta de baixo
  • horizontal: frame que será colocado entre o centro e a ponta, sendo seamless - isto é, colocando um junto do outro eles se repetem perfeitamente
  • vertical: idém ao horizontal, só rotacionado 90 graus
Uma imagem que usei para testes:
Imagem

Uma strip de 7 frames 32x32. Origem (0, 0).

Depois, com um objeto para explosão, sem sprite mesmo, coloque as seguintes informações:
Object Information: Clique para ver o conteúdo
Para checar por colisões com blocos, cada laço for desse poderia ser incrementado com uma checagem via place_meeting. Aí que entra aquela mask que eu usei no objeto: é uma sprite de 32x32 totalmente preenchida de branco. Ela será usada para colisão. Antes de cada if (i == raio), coloque:

Código: Selecionar todos

if (place_meeting(px, py, obj_bloco)) {
    // Parar de desenhar, quebrando o loop
    break;
}
Assim, como ocorre em bomberman, se ele colidir com um bloco a chama não irá atravessá-lo.
Espero ter ajudado :)

Shark
Membro
Membro

Contato:

Re: Ajuda Com Sistema De Explosão

Mensagem por Shark » Sáb Jun 25, 2016 7:25 am

Obrigado,
Ajudou Imenso, Valeu :)
Imagem

Trancado