Isso não é avançado, na verdade é ridículamente simples que qualquer um com pelo menos algum tempinho de experiência poderia fazer.(exceto se ainda estiver aprendendo, claro)
Para ficar algo fidedigno você poderia fazer uma variável para graus celsius.
Fazer também uma variável para as estações do ano.
Dependendo da estação você teria uma temperatura base.(inverno 20°C, verão 28°C, etc.)
E ao amanhecer ou anoitecer poderia diminuir/subir a temperatura com um valor aleatório.
Deixa eu mostrar um exemplo:
Código: Selecionar todos
// Create
gBase = 28;
graus = gBase;
season = "Primavera"; // Ordem correta: primavera, verão, outono e inverno.
// Escolhi usar string para não lidar com "números mágicos". Mas pode-se criar constantes.
// Ao amanhecer
graus += irandom_range(2, 5);
// Ao anoitecer
graus -= irandom_range(2, 5);
// Ao mudar o dia
graus = gBase;
// Mudando a estação, recomendo criar script.
switch(season){
case "Primavera": season = "Verão"; gBase = 27; break;
case "Verão": season = "Outono"; gBase = 24; break;
case "Outono": season = "Inverno"; gBase = 18; break;
case "Inverno": season = "Primavera"; gBase = 26; break;
}
Só um exemplo, e levando em conta a temperatura você altera o status do player atual antes de considera-lo em uma batalha, exemplo.
Ou fazer um valor para o status e um para a variação do mesmo.
O que significa o calculo do varFC?
Bom, qualquer valor de grau abaixo de 26 fica negativo o variante. E acima fica positivo.
Bye.
EDIT: Pesquise sobre os efeitos do frio e do calor no corpo humano.
Por exemplo, no frio as pessoas se enfadigam mais rápido(diminui o vigor) e sua força física diminue.