Tipo: eu imagino que muitos daqui já sejam acostumados a trabalhar em projetos 2D com elementos fora da realidade (um personagem vivendo aventuras), isso proporciona uma grande liberdade criativa. Mas temos também o outro tipo de "jogo", que é mais centrado no realismo, que é o simulador. A diferença é clara: mais foco em detalhes, às vezes gráficos... além de, claro, no objetivo de representar a realidade ao máximo.
Bom, gostaria de focar mais nos simuladores. Jogos de corrida, como Gran Turismo e Forza, geralmente possuem orçamentos extremamente caros e levam, com uma equipe gigantesca, anos para ser desenvolvido. Jogos de guerra, como ArmA, devem levar o mesmo trabalho. Estamos acostumados a ver vários simuladores assim sendo bancados apenas por desenvolvedoras AAA.
No entanto: considerando um estúdio pequeno e independente ("indie"), existe a possibilidade de bancar um gênero como este? Digo: em nível de gráficos ou de detalhes acho que é até fora de cogitação, mas e os outros fatores? Eis uma pequena lista:
- Existe alguma diferença no desenvolvimento de um jogo simples e um jogo que busca simular alguma atividade da vida real?
- Se eu quero simular veículos, o que eu devo fazer? Que tipo de pessoas eu deveria procurar?
- Como saber se a precisão do simulador é correta? Quem pode me apontar se ele é fiel à realidade?
- Em um simulador de guerra, com quem eu deveria falar para obter informação? E como eu conseguiria informações das armas, como coice, cartucho utilizado, som e afins?
- Seria obrigatório um simulador licenciar marcas? E se sim, como eu conseguiria isso? Quanto essas empresas cobram para a marca delas aparecer em um jogo? Elas fornecem dados precisos dos seus produtos também?
- Qual a diferença de equipe/orçamento de um jogo "normal" e um simulador?
- Qual a melhor game engine para isso? Além de algumas features principais (como física), o que mais deve ser levado em conta?
- Como uma simulação de acidentes (uma colisão entre carros, um soldado com o braço machucado, uma casa caindo) deveria ocorrer?
- O jogo deve ser pensado para rodar com periféricos (volantes, por exemplo) desde o começo?
o/