[Discussão] Console "potente" VS console "divertido"
Enviado: Sex Set 09, 2016 11:40 am
Caros, recentemente foram divulgadas maiores informações acerca das versões retrabalhadas dos consoles Playstation 4 e Xbox One. Imediatamente, milhares de comentários surgiram nos portais especializados para discutir qual plataforma é "melhor".
Não é difícil perceber que talvez 80% de tais comentários se baseiam unicamente na dita "potência" do aparelho, desconsiderando uma questão muito simples: Os jogos são divertidos?
Um tweet da Microsoft aproveitava o ensejo para alfinetar a concorrente ao dizer que o futuro upgrade de codinome "Project Scorpio" será o console mais potente já feito, mas se pensarmos, já estão disponíveis no mercado PCs com configurações que superam facilmente tais méritos.
Por outro lado, jogos como No Man's Sky mostram que tecnologia não é sinônimo de diversão, afinal o grande trunfo de inovação do título não encobriu suas muitas carências no que tange o entretenimento (sobretudo à médio e longo prazos).
Ainda que a atribuição de desenvolvimento dos jogos não recaia diretamente sobre a empresa que produz o console, existe uma forte pressão para que as softhouses criem algo impactante visualmente. Cada vez mais vemos casos absurdamente nítidos da prática conhecida como "downgrade" onde versões irreais e largamente mais aprimoradas dos títulos são exibidas nos eventos internacionais para depois lançarem um produto finalizado (ou nem tão finalizado) de qualidade inferior em todos os aspectos.
Por que a indústria se dá ao trabalho de gerar propaganda enganosa (pessoalmente não vejo outra maneira de intitular isso) se é mais do que óbvio que os jogadores irão reagir negativamente? Por que não investir em diversão de maneira concreta ao invés de tentar vender uma ilusão de inovação/etc?
Não é uma pergunta simples, afinal o que seria "diversão"? Pessoas diferentes podem ter conceitos diferentes do que vem a ser divertido, mas uma coisa é inegável, se a indústria continuar se acorrentando à "potencia" dos consoles, qualquer mudança criativa será sempre natimorta.
Não é difícil perceber que talvez 80% de tais comentários se baseiam unicamente na dita "potência" do aparelho, desconsiderando uma questão muito simples: Os jogos são divertidos?
Um tweet da Microsoft aproveitava o ensejo para alfinetar a concorrente ao dizer que o futuro upgrade de codinome "Project Scorpio" será o console mais potente já feito, mas se pensarmos, já estão disponíveis no mercado PCs com configurações que superam facilmente tais méritos.
Por outro lado, jogos como No Man's Sky mostram que tecnologia não é sinônimo de diversão, afinal o grande trunfo de inovação do título não encobriu suas muitas carências no que tange o entretenimento (sobretudo à médio e longo prazos).
Ainda que a atribuição de desenvolvimento dos jogos não recaia diretamente sobre a empresa que produz o console, existe uma forte pressão para que as softhouses criem algo impactante visualmente. Cada vez mais vemos casos absurdamente nítidos da prática conhecida como "downgrade" onde versões irreais e largamente mais aprimoradas dos títulos são exibidas nos eventos internacionais para depois lançarem um produto finalizado (ou nem tão finalizado) de qualidade inferior em todos os aspectos.
Por que a indústria se dá ao trabalho de gerar propaganda enganosa (pessoalmente não vejo outra maneira de intitular isso) se é mais do que óbvio que os jogadores irão reagir negativamente? Por que não investir em diversão de maneira concreta ao invés de tentar vender uma ilusão de inovação/etc?
Não é uma pergunta simples, afinal o que seria "diversão"? Pessoas diferentes podem ter conceitos diferentes do que vem a ser divertido, mas uma coisa é inegável, se a indústria continuar se acorrentando à "potencia" dos consoles, qualquer mudança criativa será sempre natimorta.