Caros, primeiramente gostaria de agradecer a todos que contribuíram com a realização deste. No momento em que escrevo o post há um total de 27 votantes, número que considero suficiente (dada a situação atual da comunidade) para constituir uma amostra representativa e traçar uma pequena análise.
O resultado parcial é demonstrado no seguinte gráfico (vale lembrar que as opções são de múltipla escolha)-
Pois bem, os itens com menor representação são-
# "Demais membros não concordam com minha opinião"
# "Não gosto da(s) pessoa(s) envolvida(s)"
# "Meus argumentos são menosprezados"
Imagino que seja evidente para os senhores que as referidas frases expressam posições que não condizem com o nível de maturidade esperado para as discussões do forum, sendo colocadas ali unicamente para averiguar que há um bom potencial para debates relevantes.
Em seguida temos mais três itens com baixa representação, porém relevantes-
# "O assunto em questão não me interessa"
É bastante óbvio que ninguém é obrigado a participar de um debate, porém ainda que o assunto em pauta não seja de seu gosto pessoal, nada impede que você deixe uma opinião sucinta. Argumentações (e contra-argumentações) longas podem ser deixadas para aqueles que se sentem mais confortáveis naquele contexto, mas muitas vezes a posição de alguém que não está imediatamente envolvido (vulgo "por dentro") pode lançar uma nova maneira de enxergar o problema!
# "Os debates geram confusão"
Penso que a comunidade possui um certo vício em associar
opiniões divergentes com
briga. Sem discussões (no bom sentido) não existe representatividade, tudo fica limitado às preferências de quem ocupa o posto de mantenedor.
Nenhuma mudança ocorre sem que haja uma demanda, e a única maneira de expor essa demanda é através da opinião coletiva. Defender uma posição/argumentar não significa apenas dizer "eu gostei", "eu não gostei" ou correlatos, é mostrar aos demais o porquê daquela ação/etc. trazer maiores benefícios.
Todavia o elemento humano sempre estará presente, e como humanos somos falhos e eventualmente colocamos a racionalidade um pouco de lado em função da carga emotiva. Isto não pode, entretanto, doutrinar os usuários a não se expressarem afim de evitar alguma confusão.
# "Penso que minha opinião não fará diferença"
Este é sem dúvida o item mais curioso da enquete. Se a opinião dos senhores que votaram na dita opção não faz diferença, para que votaram?
Sim, é uma afirmação irônica, mas ilustra muito bem o equívoco em se considerar que uma opinião não importa. Se por alguma razão as opiniões dos membros não são levadas em consideração, nada tem relação com este ou aquele indivíduo em específico, é uma falha de gerência.
Não obstante, chegamos aos itens que obtiveram grande representação-
# "A staff não se envolve nos debates"
# "Vejo pouco ou nenhum resultado concreto após os debates"
# "Não há imparcialidade na apreciação do assunto pela direção"
Pode-se dizer que o trio acima se complementa, já que uma vez que a staff permanece em ostracismo perante à opinião coletiva é praticamente impossível que mudanças decorrente da mesma se concretizem.
Apesar de algumas colocações feitas pela gerência em debates anteriores, dizendo que "não se manifestam mas estão cientes", vemos que na prática isto não funciona e a impressão que o usuário comum tem é de negligência.
# "Os debates não recebem destaque e logo caem no esquecimento"
Encerrando, a falta de incentivo para manifestação da opinião juntamente com a cultura de associação à confusão culminam em desinteresse e consequente supressão das discussões. É importante porém lembrarmos que boa parte (senão a maioria) das reclamações em função da baixa movimentação do forum são em relação ao feedback inexistente.
Ao meu ver não é possível estabelecer um modelo de comunidade funcional onde desejamos feedback nos projetos, nas dúvidas e afins, mas não queremos nos dar ao trabalho de discutir tais assuntos afim de evitar "inconvenientes".