[Artigo] Trabalhando em equipe
Enviado: Dom Set 04, 2016 6:51 pm
Trabalhando em equipe
Percebo que muitos tem dificuldades em trabalhar em equipes. Na maioria das vezes o projeto não dá certo ou não tem o resultado esperado.
Neste tópico irei dar dicas de como organizar uma equipe, e como trabalhar em uma.
Então prepara a pipoca, e vamos começar.
Liderança
Porque não começar com quem vai instruir os demais membros da equipe?
O líder não deve ser escolhido por votação, idade ou tempo de experiência. O tal do líder deve ser aquela pessoa que sabe o que está fazendo, que tem uma boa estratégia para comandar a equipe e fazer o projeto dar certo.
Alguns afirmam que não se pode criar um líder, ele nasce. Já outros afirmam exatamente o oposto.(não se nasce líder, faz-se um)
De qualquer forma você precisa ser esse líder(ou tê-lo em sua equipe), talvez este tópico ajude: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
E lembre-se: Você não manda na equipe, você os instrui. Tenha isso em mente.
Organizando as tarefas
O líder deve organizar as tarefas de cada membro da equipe, de preferência planeje tudo do início ao fim.
Separe o projeto em partes menores, seguindo etapas para se manter organizado e nunca se perder no que está fazendo.
Crie metas e prazos, quando definir uma tarefa para um membro também defina um tempo limite.
Saiba o tempo que o membro tem para trabalhar no projeto antes de definir este prazo.
Organize tudo isso de forma inteligente. O que é necessário agora? Isso pode ser necessário ser alterado com o avançar do projeto?
Tenha em mente que o seu projeto agora e o resultado final são bem diferentes. Preveja se tarefa X não vai ficar encaixada agora mas vai sair dos trilhos depois.
De preferência, faça o que é necessário agora e avance andar por andar do prédio.(Começar o 5° andar antes do 4° ser completado não dá certo. )
Imagina você começar o 5° e descobrir que o 4° vai precisar mudar... O 5° andar vai ter que seguir a nova tendência da moda e será alterado.
Seu projeto pode/vai mudar com o avanço do mesmo.
Obedecer o líder, não ou nunca?
O fracasso do projeto não está apenas na mão do líder. Muitas vezes os membros da equipe não segue o que o líder diz por achar que X fica melhor que Y.
Ou não dedica o tempo esperado no projeto.
E no final das contas dão a velha e boa desculpa: "Você não está pagando"
A) Se tem plano de fazer um projeto que será vendido, o lucro será repartido contigo, ou não? Se todos se dedicarem ao máximo e fazer um projeto ideal será muito dinheiro.
B) Se o plano é só fazer um jogo gratuito sem lucros...Você não sabia disso desde o início? Entrou na equipe só para atrapalhar?
Se você se dedicou àquilo mas vai ficar enrolando por "não está sendo pago", melhor nem entrar na equipe.
Um bom líder deve remover qualquer membro do tipo da equipe, mesmo que ele fique sozinho.
E um bom membro de equipe deve seguir as instruções do líder... Mas não a risca, lembre-se que é você quem está fazendo então só você pode notar um detalhe ou outro que deve ser mudado.
Mas sempre que alterar algo, avise o líder para que ele sempre saiba cada detalhe do projeto. E se não mudou, só precisa avisar que terminou pois ele já tem (ou deveria ter) uma noção do resultado daquilo.
FAQ
Toda equipe precisa de liderança?
Sim. Decisões por consenso geral da equipe não costumam dar bons resultados.
Podem combinar as coisas, mas alguém precisa dar a palavra final.
O líder da minha equipe é um perfeito idiota, o que eu faço?
Depende do que você quer dizer com isso. Se ele for uma pessoa que exige que o obedeçam não o faz um mal líder.
Se ele é eficiente você tem que pensar o que é mais importante: Você está acima nas ordens, ou o projeto dá certo?
Talvez o problema não seja um mal líder, e sim você não gostar de não ser você o tal líder.
Agora, se o cara não é um líder ideal... Pula fora.
Sou um líder perfeito, mas nenhum membro quer obedecer. E agora?
O problema da sua equipe é que todos os membros querem ser o líder. Neste caso, você tem que mostrar pra eles porque merece esse título formulando toda a organização da equipe e sua estratégia para desenvolver o projeto.
Se os sintomas persistirem, você não escolheu membros ideais. Prefira não trabalhar em equipe se nunca encontrar as pessoas certas. E se não consegue fazer um jogo sozinho, prefira organizar seus projetos mentalmente até encontra-los.
E já parou para pensar que você não seja "o líder perfeito" como pensa? Reflita sobre.
Sou um líder ou um membro?
1) Você consegue organizar um projeto perfeitamente antes de começa-lo?
2) Nos trabalhos em grupos do colégio, o que você fazia?
3) Você comparou o tal líder que citei no artigo a um ditador ou chefe chato?
4) Você pensa no desenvolvimento de jogos como uma diversão e que não deve seguir "regras" bobas do líder?
5) Na União Soviética, você seria um líder?
Respostas que um líder daria:
1) Sim
2) Organizava tudo ou não estava nem ai por não achar seus amigos capacitados para organizar o trabalho como deveria.
3) Não.
4) Não, pois é uma profissão séria. E isso não são regras, mas sim uma forma eficiente de organizar o projeto. Fazer u que si tu num manja.
5) Não.
Percebo que muitos tem dificuldades em trabalhar em equipes. Na maioria das vezes o projeto não dá certo ou não tem o resultado esperado.
Neste tópico irei dar dicas de como organizar uma equipe, e como trabalhar em uma.
Então prepara a pipoca, e vamos começar.
Liderança
Porque não começar com quem vai instruir os demais membros da equipe?
O líder não deve ser escolhido por votação, idade ou tempo de experiência. O tal do líder deve ser aquela pessoa que sabe o que está fazendo, que tem uma boa estratégia para comandar a equipe e fazer o projeto dar certo.
Alguns afirmam que não se pode criar um líder, ele nasce. Já outros afirmam exatamente o oposto.(não se nasce líder, faz-se um)
De qualquer forma você precisa ser esse líder(ou tê-lo em sua equipe), talvez este tópico ajude: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
E lembre-se: Você não manda na equipe, você os instrui. Tenha isso em mente.
Organizando as tarefas
O líder deve organizar as tarefas de cada membro da equipe, de preferência planeje tudo do início ao fim.
Separe o projeto em partes menores, seguindo etapas para se manter organizado e nunca se perder no que está fazendo.
Crie metas e prazos, quando definir uma tarefa para um membro também defina um tempo limite.
Saiba o tempo que o membro tem para trabalhar no projeto antes de definir este prazo.
Organize tudo isso de forma inteligente. O que é necessário agora? Isso pode ser necessário ser alterado com o avançar do projeto?
Tenha em mente que o seu projeto agora e o resultado final são bem diferentes. Preveja se tarefa X não vai ficar encaixada agora mas vai sair dos trilhos depois.
De preferência, faça o que é necessário agora e avance andar por andar do prédio.(Começar o 5° andar antes do 4° ser completado não dá certo. )
Imagina você começar o 5° e descobrir que o 4° vai precisar mudar... O 5° andar vai ter que seguir a nova tendência da moda e será alterado.
Seu projeto pode/vai mudar com o avanço do mesmo.
Obedecer o líder, não ou nunca?
O fracasso do projeto não está apenas na mão do líder. Muitas vezes os membros da equipe não segue o que o líder diz por achar que X fica melhor que Y.
Ou não dedica o tempo esperado no projeto.
E no final das contas dão a velha e boa desculpa: "Você não está pagando"
A) Se tem plano de fazer um projeto que será vendido, o lucro será repartido contigo, ou não? Se todos se dedicarem ao máximo e fazer um projeto ideal será muito dinheiro.
B) Se o plano é só fazer um jogo gratuito sem lucros...Você não sabia disso desde o início? Entrou na equipe só para atrapalhar?
Se você se dedicou àquilo mas vai ficar enrolando por "não está sendo pago", melhor nem entrar na equipe.
Um bom líder deve remover qualquer membro do tipo da equipe, mesmo que ele fique sozinho.
E um bom membro de equipe deve seguir as instruções do líder... Mas não a risca, lembre-se que é você quem está fazendo então só você pode notar um detalhe ou outro que deve ser mudado.
Mas sempre que alterar algo, avise o líder para que ele sempre saiba cada detalhe do projeto. E se não mudou, só precisa avisar que terminou pois ele já tem (ou deveria ter) uma noção do resultado daquilo.
FAQ
Toda equipe precisa de liderança?
Sim. Decisões por consenso geral da equipe não costumam dar bons resultados.
Podem combinar as coisas, mas alguém precisa dar a palavra final.
O líder da minha equipe é um perfeito idiota, o que eu faço?
Depende do que você quer dizer com isso. Se ele for uma pessoa que exige que o obedeçam não o faz um mal líder.
Se ele é eficiente você tem que pensar o que é mais importante: Você está acima nas ordens, ou o projeto dá certo?
Talvez o problema não seja um mal líder, e sim você não gostar de não ser você o tal líder.
Agora, se o cara não é um líder ideal... Pula fora.
Sou um líder perfeito, mas nenhum membro quer obedecer. E agora?
O problema da sua equipe é que todos os membros querem ser o líder. Neste caso, você tem que mostrar pra eles porque merece esse título formulando toda a organização da equipe e sua estratégia para desenvolver o projeto.
Se os sintomas persistirem, você não escolheu membros ideais. Prefira não trabalhar em equipe se nunca encontrar as pessoas certas. E se não consegue fazer um jogo sozinho, prefira organizar seus projetos mentalmente até encontra-los.
E já parou para pensar que você não seja "o líder perfeito" como pensa? Reflita sobre.
Sou um líder ou um membro?
1) Você consegue organizar um projeto perfeitamente antes de começa-lo?
2) Nos trabalhos em grupos do colégio, o que você fazia?
3) Você comparou o tal líder que citei no artigo a um ditador ou chefe chato?
4) Você pensa no desenvolvimento de jogos como uma diversão e que não deve seguir "regras" bobas do líder?
5) Na União Soviética, você seria um líder?
Respostas que um líder daria:
1) Sim
2) Organizava tudo ou não estava nem ai por não achar seus amigos capacitados para organizar o trabalho como deveria.
3) Não.
4) Não, pois é uma profissão séria. E isso não são regras, mas sim uma forma eficiente de organizar o projeto. Fazer u que si tu num manja.
5) Não.