[Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Enviado: Qui Set 01, 2016 12:19 pm
Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Qual é sua estratégia quando começa um projeto novo? Aposto que sei toda sua rotina, duvida?
Primeiro você tem uma ideia, ai você começa seu projeto e quando tem uma quantidade aceitável já desenvolvida você cria um tópico. Depois posta uma versão beta, e de acordo com o que comentaram você corrige bugs e adiciona umas coisinhas que achou agradável. Enquanto o projeto vai evoluindo você atualiza o tópico, e quando termina faz uma atualização final e espera o feedback.
E depois? Não tem um resultado agradável não é? Mesmo que seu jogo tenha ficado excelente acaba sendo esquecido.
Ficou com preguiça de ler até aqui? Bom, então toma um cafézinho, faz um alongamento (e bate um...Milkshake, muitas vitaminas) que isto é apenas uma introdução.
Como ter a ideia?
A resposta para essa pergunta é simples e direta:
... Que vou responder após alguma enrolação.
O primeiro passo da sua estratégia é ver se sua ideia é promissora. Mas não dá para fazer se não tiver uma ideia certo?
A resposta é: Sei lá.
Cada pessoa tem seus interesses, e é nisso que você vai focar. Algo que lhe interesse. Gosta de matemática? Que tal um jogo matemático?
Esqueça os números, as contas, seja mais objetivo. Disseque a Matemática, pegue alguns pedaçinhos e monte algo novo.
É isso que você vai fazer para estimular sua mente. Veja algum assunto que lhe interessa, pegue algumas coisas interessantes e monte algo novo. E vá mais além, pegue um 7 e separe em um 4 e um 3. Depois inverta a ordem e forme um 34.
Faça associações, o que você tem(um 7) pode ser alterado a ponto de se tornar algo completamente diferente, novo, como um 34.
Como posso fazer meu jogo se tornar um sucesso?
A resposta é bem simples e direta:
Você não pode.
Ok, você teve uma ideia. E agora? Vá em frente com o projeto uai. '-'
Mas tenha algo em mente: Seu projeto não está bom.
Você pegou o 7, formou o 34... Mas esse 34 é muito sem graça. O 3 é até divertido, mas o 4 ta matando o projeto.
Mas e agora? Você já foi longe demais pra desistir? Que nada, nunca é tarde para abandonar o barco.
Se não deu certo, não tente inserir coisas novas interessantes ou remover o que não está agradando. Seu jogo é um número só, se você tentar inserir algo novo não vai deixar de ser aquele número.
Ao invés de tentar salvar um barco afundado, pegue tudo que tem de valor e dê o fora. (Não se esqueça de vasculhar o cofre )
Um mal projeto serve como peça para um bom projeto. Pegue o 34, divide em dois 15 e joga o 4 fora. Vê? Se você simplesmente removesse o 4 perderia o que o projeto significa. (Um belo 34 que fracassou)
Agora que você tem dois 15, guarde-os para próxima ideia que tiver.
É isso que fará com os seus projetos que foram mal.
Meu jogo, minhas regras?
Negativo.
Um erro comum é fazer um jogo da forma que você gosta, que você quer. Mas caro desenvolvedor, não é você que vai jogar.
Você teve a ideia, e agora vai até o fim?
Não. Você pega seu 34, e vê o feedback que ele vai receber.
Quem sabe faz uma ilustração de como ficaria o jogo se você tivesse feito alguma coisa.
Mas se o 34 não parece promissor, você pode tentar melhorar. Não tem jeito? Então nem clica em "Create new Project".
A melhor hora de abandonar o barco é antes de começar a navegar.
Esqueça o 4 que não deu certo, vamos pegar os dois 15. Invertemos um deles e somamos. (51 + 15 = 66)
Opa, agora temos algo chamativo(um belo meia meia). E tudo começou com um 7.
Tenho algo promissor, e agora?
Agora faça uma pausa pro lanche, dá uma relachada pois acabas de achar um diamante bruto.
Não é nenhum pouco fácil lapidar um diamante. Mas se você pode ter certeza de algo, é que ele é valioso e não será tempo perdido.
O que? Você não sabe lapidar um diamante? E vai troca-lo por uma bijouteria pronta?
NÃO! Não é assim.
Outro erro comum de desenvolvedores é se apegar no que sabe ou no que pode fazer agora.
Não faça isso, sempre escolha a melhor opção e não a mais fácil.
Não sabe fazer algo? Aprenda. É difícil? Bom, então nesse caso... APRENDA!
Alpha e Beta, é pra mostrar como ta ficando?
Não. Não? Não! Não mermo? Já disse que não uai!
Mais um erro comum dos desenvolvedores é utilizar do recurso de postar versões Alpha e Beta da forma errada.
Na prática, seu jogo precisa passar por duas etapas antes de considera-lo um projeto que você vai levar até o fim.
A primeira já foi. Você pegou sua ideia mostrou ao público, adaptou como foi necessário e no fim, encontrou uma ideia promissora. (O todo poderoso 66 que nasceu de um 7)
Mudou muito antes mesmo de você clicar em "Create new project", não? Bom, vai ter que mudar mais um pouquinho.
ALPHA
Você pode começar seu projeto, mas não vá até o fim. Desenvolva uma versão Alpha.
Mas como seria isso?
É algo bem básico, que apenas vai mostrar como o jogo seria. Não é pra começar fase 1, 2 fazer menu etc.
Faça apenas um esboço, algo que vai mostrar mais ou menos como ficaria se estivesse pronto.
Veja o feedback, altere da forma que se encaixe ao gosto das pessoas.
Olhe, alguém sugeriu inserir mais um seis.
Perfeito, agora temos um 666.
E agora? Beta.
BETA
Na versão beta você já vai começar o projeto, dessa vez com o objetivo de ir até o fim.
Faça algo até chegar a um nível aceitável. Faça a fase 1,2,3 até um número que não apenas mostre o jogo mas permita que alguém realmente o jogue pra valer.(mesmo que apenas uma parte dele)
Depois olhe o feedback, você pode mudar uma coisa ou outra e quem sabe inserir coisas novas e lançar outra versão Beta.
Toda vez que incluir algo novo significativamente grande, lançe outra Beta e repita o processo.
Veja só, alguém sugeriu subtrair 50. Agora está perfeito!
Temos um lindo e maravilhoso 616! Completamente filtrado e anti falhas.
E esse 616 nasceu do 7. Curioso, muito curioso.
Bote em prática o que aprendeu aqui
Não adianta de nada você ter lido tudo isso se não botar em prática. Vai lá, pegue seu número favorito e transforme ele em um belo jogo. :D
Palavras-chaves: desenvolvimento, criar, construir, fazer, game, games, jogos eletrônicos, dicas, sugestões, sugestão, conselhos, começar, vender, venda, famoso, bom, bem feito, melhor que todo mundo, Superbomber é o cara, quê me dê lucros, lucrativo.
Qual é sua estratégia quando começa um projeto novo? Aposto que sei toda sua rotina, duvida?
Primeiro você tem uma ideia, ai você começa seu projeto e quando tem uma quantidade aceitável já desenvolvida você cria um tópico. Depois posta uma versão beta, e de acordo com o que comentaram você corrige bugs e adiciona umas coisinhas que achou agradável. Enquanto o projeto vai evoluindo você atualiza o tópico, e quando termina faz uma atualização final e espera o feedback.
E depois? Não tem um resultado agradável não é? Mesmo que seu jogo tenha ficado excelente acaba sendo esquecido.
Ficou com preguiça de ler até aqui? Bom, então toma um cafézinho, faz um alongamento (e bate um...Milkshake, muitas vitaminas) que isto é apenas uma introdução.
Como ter a ideia?
A resposta para essa pergunta é simples e direta:
... Que vou responder após alguma enrolação.
O primeiro passo da sua estratégia é ver se sua ideia é promissora. Mas não dá para fazer se não tiver uma ideia certo?
A resposta é: Sei lá.
Cada pessoa tem seus interesses, e é nisso que você vai focar. Algo que lhe interesse. Gosta de matemática? Que tal um jogo matemático?
Esqueça os números, as contas, seja mais objetivo. Disseque a Matemática, pegue alguns pedaçinhos e monte algo novo.
É isso que você vai fazer para estimular sua mente. Veja algum assunto que lhe interessa, pegue algumas coisas interessantes e monte algo novo. E vá mais além, pegue um 7 e separe em um 4 e um 3. Depois inverta a ordem e forme um 34.
Faça associações, o que você tem(um 7) pode ser alterado a ponto de se tornar algo completamente diferente, novo, como um 34.
Como posso fazer meu jogo se tornar um sucesso?
A resposta é bem simples e direta:
Você não pode.
Ok, você teve uma ideia. E agora? Vá em frente com o projeto uai. '-'
Mas tenha algo em mente: Seu projeto não está bom.
Você pegou o 7, formou o 34... Mas esse 34 é muito sem graça. O 3 é até divertido, mas o 4 ta matando o projeto.
Mas e agora? Você já foi longe demais pra desistir? Que nada, nunca é tarde para abandonar o barco.
Se não deu certo, não tente inserir coisas novas interessantes ou remover o que não está agradando. Seu jogo é um número só, se você tentar inserir algo novo não vai deixar de ser aquele número.
Ao invés de tentar salvar um barco afundado, pegue tudo que tem de valor e dê o fora. (Não se esqueça de vasculhar o cofre )
Um mal projeto serve como peça para um bom projeto. Pegue o 34, divide em dois 15 e joga o 4 fora. Vê? Se você simplesmente removesse o 4 perderia o que o projeto significa. (Um belo 34 que fracassou)
Agora que você tem dois 15, guarde-os para próxima ideia que tiver.
É isso que fará com os seus projetos que foram mal.
Meu jogo, minhas regras?
Negativo.
Um erro comum é fazer um jogo da forma que você gosta, que você quer. Mas caro desenvolvedor, não é você que vai jogar.
Você teve a ideia, e agora vai até o fim?
Não. Você pega seu 34, e vê o feedback que ele vai receber.
Quem sabe faz uma ilustração de como ficaria o jogo se você tivesse feito alguma coisa.
Mas se o 34 não parece promissor, você pode tentar melhorar. Não tem jeito? Então nem clica em "Create new Project".
A melhor hora de abandonar o barco é antes de começar a navegar.
Esqueça o 4 que não deu certo, vamos pegar os dois 15. Invertemos um deles e somamos. (51 + 15 = 66)
Opa, agora temos algo chamativo(um belo meia meia). E tudo começou com um 7.
Tenho algo promissor, e agora?
Agora faça uma pausa pro lanche, dá uma relachada pois acabas de achar um diamante bruto.
Não é nenhum pouco fácil lapidar um diamante. Mas se você pode ter certeza de algo, é que ele é valioso e não será tempo perdido.
O que? Você não sabe lapidar um diamante? E vai troca-lo por uma bijouteria pronta?
NÃO! Não é assim.
Outro erro comum de desenvolvedores é se apegar no que sabe ou no que pode fazer agora.
Não faça isso, sempre escolha a melhor opção e não a mais fácil.
Não sabe fazer algo? Aprenda. É difícil? Bom, então nesse caso... APRENDA!
Alpha e Beta, é pra mostrar como ta ficando?
Não. Não? Não! Não mermo? Já disse que não uai!
Mais um erro comum dos desenvolvedores é utilizar do recurso de postar versões Alpha e Beta da forma errada.
Na prática, seu jogo precisa passar por duas etapas antes de considera-lo um projeto que você vai levar até o fim.
A primeira já foi. Você pegou sua ideia mostrou ao público, adaptou como foi necessário e no fim, encontrou uma ideia promissora. (O todo poderoso 66 que nasceu de um 7)
Mudou muito antes mesmo de você clicar em "Create new project", não? Bom, vai ter que mudar mais um pouquinho.
ALPHA
Você pode começar seu projeto, mas não vá até o fim. Desenvolva uma versão Alpha.
Mas como seria isso?
É algo bem básico, que apenas vai mostrar como o jogo seria. Não é pra começar fase 1, 2 fazer menu etc.
Faça apenas um esboço, algo que vai mostrar mais ou menos como ficaria se estivesse pronto.
Veja o feedback, altere da forma que se encaixe ao gosto das pessoas.
Olhe, alguém sugeriu inserir mais um seis.
Perfeito, agora temos um 666.
E agora? Beta.
BETA
Na versão beta você já vai começar o projeto, dessa vez com o objetivo de ir até o fim.
Faça algo até chegar a um nível aceitável. Faça a fase 1,2,3 até um número que não apenas mostre o jogo mas permita que alguém realmente o jogue pra valer.(mesmo que apenas uma parte dele)
Depois olhe o feedback, você pode mudar uma coisa ou outra e quem sabe inserir coisas novas e lançar outra versão Beta.
Toda vez que incluir algo novo significativamente grande, lançe outra Beta e repita o processo.
Veja só, alguém sugeriu subtrair 50. Agora está perfeito!
Temos um lindo e maravilhoso 616! Completamente filtrado e anti falhas.
E esse 616 nasceu do 7. Curioso, muito curioso.
Bote em prática o que aprendeu aqui
Não adianta de nada você ter lido tudo isso se não botar em prática. Vai lá, pegue seu número favorito e transforme ele em um belo jogo. :D
Palavras-chaves: desenvolvimento, criar, construir, fazer, game, games, jogos eletrônicos, dicas, sugestões, sugestão, conselhos, começar, vender, venda, famoso, bom, bem feito, melhor que todo mundo, Superbomber é o cara, quê me dê lucros, lucrativo.