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Criando um jogo de memória [SIMPLES]
Enviado: Ter Ago 23, 2016 6:27 pm
por Zalliant
Titulo :
Criando um jogo de memória de maneira simples.
Requerimento :
Game Maker 8 [ Lite ou Pro ]
Estou disponibilizando uma engine de um projeto meu antigo de jogo de memória. Oque há nela?
* Contagem regressiva para inciar a fase
*Pontuação
*Ao terminar a fase aumenta a dificuldade.
*Entre diversos outros detalhes
Requerimento GM8 PRO : GMK
Executável para testar : EXE
TUTORIAL - EXEMPLO SIMPLES: Clique para ver o conteúdo
- Primeiro : Criaremos um "objControle", para poder controlar as ações das cartas.
- Segundo : Criaremos de começo dois objetos chamados "objCart01" e "ObjCard02". Estas serão as nossas primeiras cartas do jogo.
Criado nossos objetos agora vamos programar as ações neles.
No Create do "objControle" :
Código: Selecionar todos
alarm[0]=10; // Vira as cartas
viraCarta=true; // Variavel que verifica se as cartas estão ou não viradas.
global.Card01=0;
global.Card02=0;
No Evento Alarm 0 do "objControle" :
Código: Selecionar todos
if viraCarta==true {
objCard01.image_index=1 objCard01.image_speed=0;
objCard02.image_index=1 objCard02.image_speed=0;
viraCarta=false
}else{
objCard01.image_index=0 objCard01.image_speed=0;
objCard02.image_index=0 objCard02.image_speed=0;
}
alarm[0]=60;
No Evento Alarm 1 do "objControle" //Logo usaremos esse alarm para desvirar as cartas:
Código: Selecionar todos
objCard01.image_index=0; //Retorna a carta ao seu estágio inicial "A primeira imagem da sprite".
objCard02.image_index=0;
No Step do "objControle" :
Código: Selecionar todos
if global.Card01=2 {with (objCard01) {instance_destroy();global.Card01=0 }}; // Se as duas cartas iguais estão viradas elas são destruidas da fase, daria para fazer outra alteração nela.
if global.Card02=2 {with (objCard02) {instance_destroy();global.Card02=0 }};
if global.Card01==1 && global.Card02==1 {global.Card01=0; global.Card02=0 alarm[1]=15}; // Se duas cartas viradas são diferentes esse código "Desvira as cartas",
[/left]
Bom, nosso objeto controle está totalmente programado, agora passamos para os objCard:
Nos objCard01 e objCard02 terá o mesmo processo de programação :
No Evento Create dos objetos :
Código: Selecionar todos
image_speed=0; // Para as imagens não ficarem virando constantemente.
[/left]
Agora adicione um "Evento Mouse Button Pressed" e coloque :
Código: Selecionar todos
global.Card01+=1; // Agora é só fazer o mesmo processo apenas alterando o Card01 para Card02
image_index=1; / /Vira carta
image_speed=0; // Controla para não virar constantemente.
[/center]
Agora só colocar os objetos na ROOM e testar.
Bom aproveito.
Qualquer duvida estou a disposição.
Att, Wendryos Gonçalves
[email protected]
Re: Criando um jogo de memória [SIMPLES]
Enviado: Ter Ago 23, 2016 10:52 pm
por WellingtonBecker
Não testei ainda seus códigos, mas você poderia fazer para melhor aproveitamento desse tópico uma engine para demonstração. Parabéns pela iniciativa.
Re: Criando um jogo de memória [SIMPLES]
Enviado: Qua Ago 24, 2016 8:12 am
por Zalliant
Bom dia
Atualizei o tópico com uma engine antiga minha, com diversos elementos de um jogo de memória e de fácil manuseio.