[GMStudio] - Proj. G
Enviado: Qua Ago 10, 2016 9:58 pm
Boa noite galera !
Tá na hora de fazer o post sobre o jogo que estou desenvolvendo, como havia prometido.
Masss... como eu ainda tenho poucas informações concretas sobre ele eu vou focar mais no processo de desenvolvimento de um jogo.
Eu comecei a trabalhar nesse jogo há dois meses, depois que conheci um certo jogo me fez acreditar que era possível fazer um projeto de verdade
no game maker.
"Mas e aí ? Você vai só enrolar mesmo ou vai nos dar alguma informação de verdade ?"
Ok vamos lá:
Meu jogo ainda não tem um nome definido, então vou chamá-lo de Projeto G.
Projeto G
"Projeto G é um jogo de RPG, onde o game over é coisa séria."
Essa é a premissa do jogo.
Normalmente em jogos quando você morre você é penalizado tendo que jogar um certo trecho (ou tudo) de novo. Ou seja, não
importa se você morreu 9410 vezes ou nenhuma, tudo continuará bem desde que você consiga zerar o jogo algum dia.
Mas... e se a sua morte fizesse parte da história ?
É isso que estou implementando no jogo. Na verdade o conceito vai um pouco além disso, por que se não ficaria muito repetitivo (e frustrante),
Mas, se eu falar mais, eu estrago a surpresa !
História
Eu ainda estou trabalhando na história, mas até agora temos:
Um objetivo simples, que te incentiva sair do ponto A para o Ponto B;
Durante esse trajeto você descobre que o mundo não é exatamente aquilo que você pensava que era;
Você faz amigos;
Você faz inimigos;
Na demo (que provavelmente não sai tão cedo) vocês saberão melhor da história. :)
Códigos
Fazer os códigos me consumiram bastante tempo, principalmente o sistema de batalhas e a caixa de diálogo. E ainda assim eu preciso fazer uns ajustes.
Na verdade, eu tô com um problema no código dos diálogos que não sei como resolver de forma simples.
Sprites/gráficos
Ao contrário do que alguns pregam, eu não comecei o jogo fazendo todos os códigos básicos e usando "graficos de programador". Eu já comecei fazendo um pouco de tudo, porque ficar trabalhando em cima de um projeto só com quadrados é deprimente.
Além disso, essa é uma das partes mais legais do desenvolvimento. Fazer o design do fantasma da imagem foi muito legal e recompensador. Mas, apesar de eu gostar de desenhar, eu ainda tenho dificuldades em fazer a maioria dos sprites e isso também gasta muito tempo.
Screenshots:
*essa primeira não está no tamanho original
Músicas
Essa é a parte mais difícil na minha opinião, eu estou ralando pra aprender a compor as músicas e até agora o resultado não é o dos melhores.
Então é isso galera.
Ah!
- Estou usando o game maker studio (grátis);
- Não tenho previsão de termino;
- O jogo será lançado em inglês e português, mas por enquanto só estou trabalhando com o inglês;
- Qualquer dúvida, sugestão, elogios, críticas, podem falar;
Tá na hora de fazer o post sobre o jogo que estou desenvolvendo, como havia prometido.
Masss... como eu ainda tenho poucas informações concretas sobre ele eu vou focar mais no processo de desenvolvimento de um jogo.
Eu comecei a trabalhar nesse jogo há dois meses, depois que conheci um certo jogo me fez acreditar que era possível fazer um projeto de verdade
no game maker.
"Mas e aí ? Você vai só enrolar mesmo ou vai nos dar alguma informação de verdade ?"
Ok vamos lá:
Meu jogo ainda não tem um nome definido, então vou chamá-lo de Projeto G.
Projeto G
"Projeto G é um jogo de RPG, onde o game over é coisa séria."
Essa é a premissa do jogo.
Normalmente em jogos quando você morre você é penalizado tendo que jogar um certo trecho (ou tudo) de novo. Ou seja, não
importa se você morreu 9410 vezes ou nenhuma, tudo continuará bem desde que você consiga zerar o jogo algum dia.
Mas... e se a sua morte fizesse parte da história ?
É isso que estou implementando no jogo. Na verdade o conceito vai um pouco além disso, por que se não ficaria muito repetitivo (e frustrante),
Mas, se eu falar mais, eu estrago a surpresa !
História
Eu ainda estou trabalhando na história, mas até agora temos:
Um objetivo simples, que te incentiva sair do ponto A para o Ponto B;
Durante esse trajeto você descobre que o mundo não é exatamente aquilo que você pensava que era;
Você faz amigos;
Você faz inimigos;
Na demo (que provavelmente não sai tão cedo) vocês saberão melhor da história. :)
Códigos
Fazer os códigos me consumiram bastante tempo, principalmente o sistema de batalhas e a caixa de diálogo. E ainda assim eu preciso fazer uns ajustes.
Na verdade, eu tô com um problema no código dos diálogos que não sei como resolver de forma simples.
Sprites/gráficos
Ao contrário do que alguns pregam, eu não comecei o jogo fazendo todos os códigos básicos e usando "graficos de programador". Eu já comecei fazendo um pouco de tudo, porque ficar trabalhando em cima de um projeto só com quadrados é deprimente.
Além disso, essa é uma das partes mais legais do desenvolvimento. Fazer o design do fantasma da imagem foi muito legal e recompensador. Mas, apesar de eu gostar de desenhar, eu ainda tenho dificuldades em fazer a maioria dos sprites e isso também gasta muito tempo.
Screenshots:
*essa primeira não está no tamanho original
Músicas
Essa é a parte mais difícil na minha opinião, eu estou ralando pra aprender a compor as músicas e até agora o resultado não é o dos melhores.
Então é isso galera.
Ah!
- Estou usando o game maker studio (grátis);
- Não tenho previsão de termino;
- O jogo será lançado em inglês e português, mas por enquanto só estou trabalhando com o inglês;
- Qualquer dúvida, sugestão, elogios, críticas, podem falar;