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Philip's Maze - Rank B

Enviado: Qua Ago 03, 2016 4:37 pm
por WellingtonBecker
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Plataforma: Game Maker Studio

Gênero: Aventura

Descrição: Um garoto chamado Philip, morreu subitamente, porem ele não se lembra como isso aconteceu. Chegando no purgatório, é recebido pela Dona Morte, que lhe faz uma proposta: Caso ele conseguisse achar a saída dos seus labirintos, lhe traria de volta a vida. Porem a morte é traiçoeira, e a unica forma de fugir do labirinto é rotacionado tudo a sua volta e coletar todas as almas perdidas. Ajude Philip a vencer os labirintos da Dona Morte.

Controles: Setas esquerda e direita movimentam o player.
tecla A gira tela no sentido anti-horário / tecla D gira a tela no sentido horário.

Esse jogo também possui suporte a Joystick.

Video: https://youtu.be/oqvWkGpLEo4

Dropbox
Download: https://www.dropbox.com/s/sp2ktpqsqitepp7/Philip%27s%20Maze%20v1.3.exe?dl=1


Imagens:
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Dropbox
Download: https://www.dropbox.com/s/sp2ktpqsqitepp7/Philip%27s%20Maze%20v1.3.exe?dl=1

Todos os recursos de gráficos e programação: WellingtonBecker
Musicas: Michael Chait(Elliot Quest)
Efeitos sonoros: www.freesound.org

Re: Philip's Maze

Enviado: Qui Ago 04, 2016 1:43 am
por guimaraf
Tela de loading inicial
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
Tela Inicial Menu [spoiler]Ficou legal o esquema da tela girando, já mostrando como será o gameplay, porém a repetição do nome nas 4 direções acabou deixando a tela um pouco poluída, use apenas o nome centralizado e gire ele de acordo com a opção que o jogador escolher, vai deixar a tela mais limpa também.
Imagem[/spoiler]
Gameplay [spoiler]
Nas telas iniciais e menus, você optou por cores fortes, porém dentro do jogo utiliza cores claras, não seguindo um padrão de cores.
A tela inicial do jogo com dicas do gameplay ficou excelente.

- Eu não achei interessante ter que coletar todos os objetos amarelos "não sei o motivo para coletar eles", para abrir as portas, pense em colocar algum tipo de bonificação para quem coletar todas, mas não deixe como obrigatório coletar todas para prosseguir, isso pode acabar deixando o jogo pouco diversificado e consequentemente cansativo. 
- As colisões do jogo apenas deixam o jogador com opacidade durante 1 segundo, coloque algum efeito como tela tremendo, som de colisão, algo que demonstre melhor o perigo.
- Como primeira fase, coloque ela menor e com poucos objetos para serem coletados, assim o jogador vai aprendendo a jogar e conhecendo as mecânicas do jogo pouco a pouco.
Imagem[/spoiler]
Eu geralmente procuro fazer feedbacks um pouco detalhados "não muito técnicos por não conhecer bem a ferramenta GM, sou desenvolvedor de outra engine Construct2", sendo assim, procuro deixar imagens do jogo e mostrar as impressões como jogador/desenvolvedor dos projetos, espero que possa ajudar com a melhora do jogo.

Um abraço

Re: Philip's Maze

Enviado: Sáb Ago 06, 2016 11:15 am
por WellingtonBecker
Agradeço por ter jogado e pelas dicas e opiniões.
Eu achei que o tempo para esta tela muito grande, contei pelo menos 7 segundos, entende-se que esteja carregando os assets, o que não seria um problema, porém logo tem outra tela mostrando o suporte a Teclado e controle que tem um tempo semelhante, totalizando quase 15 segundos.

Tome cuidado com telas estáticas com loadings demorado, pois alguns jogadores podem simplesmente fechar o jogo. Para evitar isso coloque alguma tecla para o jogador poder pular mais rapidamente as telas.
Esse game foi desenvolvido para o concurso anual 2014 desse fórum (fórum antigo) num curto espaço de tempo, dessa maneira muitas coisas ficaram por não ter sua correção a tempo, e esse fator da demora dos loading foi um deles.
Ficou legal o esquema da tela girando, já mostrando como será o gameplay, porém a repetição do nome nas 4 direções acabou deixando a tela um pouco poluída, use apenas o nome centralizado e gire ele de acordo com a opção que o jogador escolher, vai deixar a tela mais limpa também.
Já tentei fazer da maneira que você sugeriu, e acredite, ficou muito estranho. Então optei por esse modo pouco convencional, porem, lúdico.
Nas telas iniciais e menus, você optou por cores fortes, porém dentro do jogo utiliza cores claras, não seguindo um padrão de cores.
A tela inicial do jogo com dicas do gameplay ficou excelente.

- Eu não achei interessante ter que coletar todos os objetos amarelos "não sei o motivo para coletar eles", para abrir as portas, pense em colocar algum tipo de bonificação para quem coletar todas, mas não deixe como obrigatório coletar todas para prosseguir, isso pode acabar deixando o jogo pouco diversificado e consequentemente cansativo. 
- As colisões do jogo apenas deixam o jogador com opacidade durante 1 segundo, coloque algum efeito como tela tremendo, som de colisão, algo que demonstre melhor o perigo.
- Como primeira fase, coloque ela menor e com poucos objetos para serem coletados, assim o jogador vai aprendendo a jogar e conhecendo as mecânicas do jogo pouco a pouco.
Os objetos amarelos precisam ser coletados justamente para abrir os portais, caso contrário, o jogador não avança pela fase. Defini dessa forma para que o jogador explore todos os cantos do game. Nas outras questões, viso que game foi desenvolvido para um concurso a 3 anos atras com um tempo de 15 dias, portanto faltou muita coisa para fazer e melhorar. Não tenho o costume de melhorar jogos feitos em concurso pois eles me mostram oque fui capaz de fazer nesse pouco tempo, mas nesse caso, talvez eu faça uma versão 1.4 com suas sugestões. Obrigado.

Re: Philip's Maze

Enviado: Sáb Ago 27, 2016 7:41 pm
por junior.rod2
Avaliação
Projeto: Philip's Maze
Desenvolvedor: WellingtonBecker
 
Audiovisual: (Nota:B)
Gráficos: O jogo possui um gráfico bem colorido e chamativo, além de ser muito bem desenhado, mas peca um pouco pela repetição, principalmente do cenário, por exemplo, todos os blocos que compõem a estrutura das plataformas do jogo são exatamente os mesmos, apenas mudando de cor em cada fase. Outro pequeno problema que encontrei na parte visual, foi os pês do personagem, ou melhor dizendo, onde eles estão, se prestar bem atenção nota-se que os pês do personagem ficam dentro das plataformas, acusando um pequeno problema nas mascaras de colisão, não é nada que atrapalhe o desenrolar do jogo, mas não deixa de ser algo estranho. Ainda falando de coisas estranhas, nota-se um outro probleminha, dessa vez relacionado aos espinhos espalhados pelo cenário, oque acontece é que quando o personagem se distancia de um deles, ele simplesmente some, do nada, sem motivo aparente, provavelmente isso é resultado de algum sistema  do desenvolvedor para desativar instancias e economizar memoria, o problema é que esse tipo de coisa não deveria acontecer com o objeto ainda dentro do campo de visão do jogador. Mudando de assunto, o plano de fundo do jogo é simples, porem bonito, sem nenhum ponto positivo ou negativo que mereça ser destacado. Quanto às animações, o jogo possui poucas, maioria são apenas as animações de movimento do personagem, mas por outro lado elas estão bem fluidas e sem apresentar nenhum problema. Um objeto do cenário que me chamou a atenção foi as “almas” que ficam espalhadas pelo cenário, a forma como elas são representadas é um tanto estranha, apenas umas partículas de brilho espalhadas pelo cenário, além do que, depois de observa-las por mais um tempo, notei que elas também apresentam o mesmo problema dos espinhos que desaparecem depois de certa distancia.
Sons:O jogo possui tanto musica de fundo quanto efeitos sonoros, primeiramente falando da musica, nota-se que logo quando se entra no jogo, parece que ela começa a tocar pela metade, sem a introdução que as musicas geralmente possuem, não é nada que se considere realmente como um problema, mas deixa uma sensação estranha para quem esta ouvindo. Ou efeitos sonoros do jogo como um todo estão bons, porem nota-se que falta alguns, como quando o personagem leva dano ou morre, não há nenhum efeito durante esses eventos, mas quanto aos efeitos existentes, estão muito bem feitos e não apresentam nenhum problema de execução.
Jogabilidade: (Nota:A)
Jogabilidade:O jogo sem duvidas apresenta uma bela Jogabilidade, a ideia de ter que rotacionar o cenário para cumprir os objetivos é no mínimo criativa e original, porem o jogo não deixa claro o objetivo, forçando o jogador a ter que descobrir “na raça” o que tem de fazer para prosseguir. Porem por outro lado, a movimentação e os controles do jogo funcionam muito bem, os controles respondem muito bem e o jogo não apresenta nenhum bug relacionado a movimentação do personagem e nem mesmo nenhum outro bug que comprometa a Jogabilidade e o desenvolvimento do jogo. Algo que notei durante o jogo, é que é necessário rotacionar o cenário com muita frequência, embora essa seja a proposta do jogo, depois de algum tempo acaba por causar um certo desconforto ao jogador, principalmente depois de jogar por um bom tempo, podendo até mesmo fazer com que o jogador perca a vontade de jogar. Quanto as outras áreas, estão em perfeita ordem e sem apresentar quaisquer problema ou inconveniente.  
Polimento (Nota:B)
Menu:A forma como o menu foi projetado é bem original e por que não dizer, inovadora, pois além de ser algo que foge do clichê dos menus com botões quadrados e sem vida, também reflete a Jogabilidade do jogo. Bom, no menu temos as opções básicas de todo jogo, porem uma delas chamou minha atenção, a opção de tutorial leva a uma tela de instruções completamente mal projetada, não no sentido de ser mal projetada graficamente, mas para um tutorial, ela simplesmente não passa instrução nenhuma sobre como funciona o jogo, apenas mostrando algumas barras e símbolos tornando tudo ainda mais confuso, sinceramente, seria bem melhor que fizesse um texto explicativo ou uma fase inteira apenas para explicar os comandos e o funcionamento da Jogabilidade do jogo. O menu em si é bem agradável aos olhos porem ele não possui um plano de fundo, deixando a impressão de que falta alguma coisa naquele espaço vago, além de passar a sensação que o menu esta incompleto.
Harmonia:Os recursos do jogo apresentam uma boa harmonia entre si, resumindo, é como se cada componente do jogo completasse um ao outro. As cores dos cenários e dos objetos foram bem escolhidas, as posições dos objetos são bem organizadas, tudo em perfeita ordem.

Criatividade e Inovação: (Nota:C)
Criatividade:O jogo apresenta um certo nível de criatividade tanto na Jogabilidade quanto na parte visual, coisa que ajuda bastante na hora de prender o jogador por um bom tempo sem enjoar ou “passar raiva” jogando, porem a ideia do cenário ficar girando o tempo todo, acaba até mesmo causando uma certa “vertigem” que pode acabar fazendo que o jogador desista de jogar, talvez fosse melhor que não fosse necessário girar o cenário com tanta frequência e que fosse utilizar outros recursos como o pulo durante o jogo para evitar esse tipo de problema.
Inovação:A proposta do jogo de ter de girar toda a estrutura do cenário a sua volta para alcançar os objetivos é sem duvidas bem interessante, porem tirando isso o jogo segue pelo clichê de todo jogo de plataforma, o mesmo, colete itens, evite obstáculos e passe de fase, sem apresentar nada de novo com relação a isso. Outro ponto que vale considerar aqui, é a historia do jogo, que embora não seja contada dentro do próprio jogo, é até bem elaborada e completa o jogo de certa forma.
 
Rank:B
Galeria de imagens:

Aqui podemos notar os pês do personagem dentro da plataforma.