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[PROG] Randomizar (Valores aleatórios)

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Tutoriais & Aulas
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[PROG] Randomizar (Valores aleatórios)

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Sex Abr 29, 2016 12:02 am

Autor original: lukbebalduke
Quando eu ainda não sabia mecher com random tinha muitos problemas com ele. Por isso resolvi fazer um tuto sobre Random.

Para começar quem não sabe, random é algo que faz alguma coisa aleatoria. Tipo escolher entre 1, 2 e 3 . Algo random escolheria qualquer um.

Choose

Então quando você nasce acontece mais o menos o seguinte:

Código: Selecionar todos

familia_rica=choose('Sim','Mais o menos','Mais o menos','Não','Não','Não')
Mais por que tem mais "mais o menos" e "Não" do que sim ? Pela probabilidade.

Isso seria algo do tipo

3/6 Pessoas são pobres
2/6 Pessoas são classe media
1/6 Pessoas são ricas

Então o bom do choose é que ele calcula a probabilidade.

Random

O random,randomiza qualquer numero de 0 até o numero que vc quer, sendo inteiro ou não.Tipo assim

Código: Selecionar todos

Sua_nota_na_prova_que_n_estudou=random(10)
Ou seja sua nota pode ser 10 pode ser 0 pode ser 5,875536464 ou pode ser 9,9999999999.

Irandom

Tem a mesma função do random, só que faz com numeros inteiros

Código: Selecionar todos

Sua_prova_objetiva_que_n_estudou=irandom(10)
Sua nota pode ser 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10. Isso por que [strike]a prova era objetiva[/strike] porque estamos usando irandom e não random.

Pode-se usar ao em vez de irandom, round(random()) que tb funciona, porem com probabilidade de 0 e 10 diferentes

Random_range

Tem a mesma função do random, só que randomiza não apartir do 0 sim apartir de o numero que você escolhe

Código: Selecionar todos

Prova_que_vc_estudou=random_range(7,10)
Ou seja pode cair 7, 8.437859874284 , 9.466464 , 10

Irandom_range

random_range+irandom=irandom_range

Ou seja randomiza qualquer numero inteiro de algum numero até algum numero.
Vou explicar melhor

Código: Selecionar todos

Sua_nota_na_prova_objetiva_que_estudou=irandom_range(7,10)
Ou seja pode cair 7 , 8 , 9 , 10

O irandom_range também pode ser

round(random_range())

Mas os dois tem a mesma função, exeto pela probabilidade de cair 0 e 10


Espero que tenham gostado. Flw

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Brad Pit
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Re: [PROG] Randomizar (Valores aleatórios)

Mensagem por Brad Pit » Ter Dez 07, 2021 4:45 pm

Tenho uma dúvida sobre números aleatórios: eu queria saber, por exemplo, como gerar números aleatórios sem que eles se repetissem. Por exemplo, eu tenho quatro caixas e cada uma vai gerar um número entre 1 e 10. Mas acaba que duas das quatro caixas ou três geram o mesmo número. Meu código pra tentar gerar sem repetição foi no Create, assim:

Código: Selecionar todos

for(i=0; i<5; i+=1)
{
   aleatorio[i]=irandom_range(1,10)
  
  if aleatorio[]==aleatorio[]
  {
     for(i=0; i<5; i+=1)
     {
       aleatorio[i]=irandom_range(1,10)
     }
  }   

}

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