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Mapa de jogo randômico

Enviado: Dom Jul 17, 2016 6:22 pm
por Rouca_SG
Oi gente. 
Estive pensando em fazer um jogo de sobrevivência comum topdown no gamemaker
Mas estou com algumas duvidas sobre os mapas.
Eu queria fazer tres mapas gigantescos para se explorar: cidade, deserto, floresta; mas eu queria que logo no menu, quando  apertasse "novo jogo", escolhesse um desses mapas randomicamente.
E ainda, dentro desse mapa, tambem escolher um lugar ao acaso para o player nascer.
Como eu faço isso? Alguém sabe me ajudar?

Re: Mapa de jogo randômico

Enviado: Dom Jul 17, 2016 6:26 pm
por gabrielsch
Quando você diz mapas você se refere a cada um como sendo uma room? Se sim basta utilizar a função choose para escolher uma dessas rooms, assim:
//Ao clicar em NOVO JOGO
var room_escolhida;
room_escolhida = choose(rm_cidade, rm_deserto, rm_floresta)
room_goto(room_escolhida)
Para que o jogador apareça em um lugar aleatório nesse mapa/room basta utilizar as funções random e alterar as coordenadas X e Y do objeto jogador com elas, dessa forma:
//Evento CREATE do jogador
x = random(room_width)
y = random(room_height)
O código acima pode mover o jogador para areas onde ele pode não se mover (em cima de uma arvore por exemplo) para isso é necessário usar um laço de repetição para verificar se está tudo correto:
[size=100]do[/size]
{
    x = random(room_width)
    y = random(room_height)
} until (place_free(x, y, obj_solido))