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[GEN-RPG] MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Enviado: Qui Abr 28, 2016 11:17 pm
por Tutoriais & Aulas
Autor original: Dancity
MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem
Aprenda a fazer o player se mover de maneira fácil


MiniTutos: Visando ajudar a massa iniciante em Game Maker do fórum, eu e o usuário Kevin estamos com um projeto para ensinar a fazer coisas simples, e não apenas ensinar o código mas sim fazer com que o leitor o entenda e o interprete de maneira correta. Com imagens para melhor entendimento.

O Que vamos fazer: Movimentos com W, A, S e D
No estilo RPG:
  • W: Movimento pra cima
  • A: Movimento pra esquerda
  • S: Movimento pra baixo
  • D: Movimento pra direita

Primeiro, vamos botar em teoria o que vamos fazer:
Imagem


1- Como eu quero que nosso comando possa ser ativado em qualquer parte do jogo, nossos códigos vão no STEP
2- A ação vai acontecer quando apertarmos o botão.
Ou seja, precisamos definir um botão pra quando apertarmos ele, ele faça a ação.

E fazemos isso com um comando:

Código: Selecionar todos

if keyboard_check (botão)
No caso, vamos usar o W e então vai ficar:

Código: Selecionar todos

if keyboard_check (ord('W'))
Esse código pode ser "traduzido" como: Se apertar o botão W
Nota: Quando a tecla é uma tecla de uma letra, segue esse padrão (ord('Botão'))
Nota²: É necessário colocar a tecla (W) entre apóstrofos (') pois não serve como valor de texto.

Vocês podem perceber que os códigos anteriores começaram com if, mas o que é isso?
if = se //If serve para começar uma condição
Então, como no nosso último código:

Código: Selecionar todos

if keyboard_check (ord('W'))
Sem o if a ação do nosso código não terá uma condição para ser aplicado, seria apenas um comando solto.
AÇÃO:
Agora vamos fazer nossa ação, que vai ser executada pelo comando que fizemos.
Quando temos um comando e uma ação no mesmo código, a ação vai estar sempre entre chaves ({; })

Pra fazer nosso movimento, vamos usar variáveis próprias do GM: hspeed e vspeed
hspeed = (Horizontal Speed) Velocidade Horizontal
vspeed = (Vertical Speed) Velocidade Vertical

O Movimento que nós queremos dar pro nosso comando é "cima"
Observando a imagem, podemos concluir que o movimento "cima" é dado por vspeed negativo

Então aqui vai um exemplo de como deve ficar nosso código:

Código: Selecionar todos

if keyboard_check (ord('W'))
{vspeed=-5}
Agora só precisamos fazer basicamente a mesma coisa com as outras direções, mas só devemos ficar atentos com vspeed e hspeed

Código: Selecionar todos

if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{hspeed=-5}

if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{vspeed=5}

if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{hspeed=5}
Nota: Só lembrando que esses códigos vão no STEP

Podemos testar o jogo.
Ainda não é a movimentação que nós queremos.

Nós ainda precisamos fazer nosso player parar ao soltar as teclas. Podemos fazer isso com: keyboard_check_released onde a ação é ativada após soltar a tecla. Simples assim:

Código: Selecionar todos

if keyboard_check_released (ord('W'))
{vspeed=0}
Mas aí nós teriamos que fazer vários códigos denovo, existe algum jeito de simplificar isso?
Sim! Vamos usar or.
Or = Ou - Serve para adicionar mais de uma opção de execução de uma ação.
Assim nosso código fica:

Código: Selecionar todos

if keyboard_check_released (ord('W')) or
keyboard_check_released (ord('A')) or
keyboard_check_released (ord('S')) or
keyboard_check_released (ord('D'))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}

Pronto, Terminamos nosso movimento. Pode testar, parabéns esse já é um começo.
Resultado do nosso código:
STEP:

Código: Selecionar todos

if keyboard_check (ord('W')) // Pra cima
{vspeed=-5}

if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{hspeed=-5}

if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{vspeed=5}

if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{hspeed=5}

if keyboard_check_released (ord('W')) or
keyboard_check_released (ord('A')) or
keyboard_check_released (ord('S')) or
keyboard_check_released (ord('D'))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}

E agora encerro este tutorial. Espero que tenham gostado, tentei detalhar o máximo possível.

Créditos: Dancity & Kevin

Re: [GEN-RPG] MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Enviado: Qui Dez 06, 2018 10:44 pm
por AragaSam
Comigo não estava funcionando a opção - if keyboard_check (ord ('W')) -, então pesquisando achei - if keyboard_check (ord ("W")) - e movimentou, experimentem.
Além disso caso o personagem esteja muito rápido tentem diminuir a speed pra 1

Re: [GEN-RPG] MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Enviado: Sex Dez 07, 2018 12:36 am
por None
Muito bonito o tutorial!

Como mencionado pelo AragaSam, o ord() precisa de aspas porque o argumento dele É uma string (como a própria documentação do GM define).

Não é necessário o uso de chaves após o If quando se tem apenas um comando.

Eu particularmente sou contra usar hspeed e vspeed, mas isso é algo meu.

Eu acho que seria bem legal se tivesse uma gif do resultado final no começo da postagem, de resto o tópico ta lindo, bem detalhado e é útil para quem esta iniciando.

Re: [GEN-RPG] MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Enviado: Sex Dez 07, 2018 6:12 pm
por Foxy Of Jungle
Bom tutorial para iniciantes, mas pode resumir tudo isso apenas colocando isso no step:

Código: Selecionar todos

if keyboard_check(ord("W")) {y-=5}
if keyboard_check(ord("S")) {y+=5}
if keyboard_check(ord("A")) {x-=5}
if keyboard_check(ord("D")) {x+=5}
Onde 5 é a velocidade em pixels.

Re: [GEN-RPG] MiniTuto #001 - Movimentando seu personagem

Enviado: Qua Mar 20, 2019 8:44 pm
por hipotermic
Olá, eu to estudando game maker tem uma semana e comecei com o sistema de plataforma, comecei a pensar em sair da zona de conforto e tentei fazer esse estilo com uma camera topview, fiz o código abaixo!

Código: Selecionar todos

//setando as variáveis
cima = keyboard_check(vk_up);
baixo = keyboard_check(vk_down);
direita = keyboard_check(vk_right);
esquerda = keyboard_check(vk_left);
null = 0;


//movimentação
if (cima=true) {
    hspeed = null;
    vspeed = -5;
    y+=vspeed;
    sprite_index = spr_hero_up;
}
else if (baixo=true) {
    hspeed = null;
    vspeed = 5 ;
    y+=vspeed;
    sprite_index = spr_hero_down;
}
else if (direita=true) {
    vspeed = null;
    hspeed = 5;
    sprite_index = spr_hero_right;
}
else if (esquerda=true) {  
    vspeed = null;
    hspeed = -5;
    sprite_index = spr_hero_left;
}
else
    hspeed = null;
    vspeed = null;
Tá funcionando que é uma beleza só to quebrando a cuca com colisão na parede que o persoangem fica preso nas quinas mas fora isso ta filé a movimentação