[PROG] [Carlos - Tutorial]Operadores Aritméticos.
Enviado: Qui Abr 28, 2016 10:47 pm
Nome: Operadores Aritméticos.
Descrição: Uma breve explicação sobre "Operadores Aritméticos".
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: Game Maker 8.
Opa pessoal beleza estou aqui com mais um tutorial que dessa vez abordará o tema “Operadores Aritméticos”, que e de fundamental importância, pois são esses operadores os responsáveis pela principal parte matemática em seus jogos, e para quem os conhece mais não pelo nome esses operadores são:
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Esses Operadores são os mesmos que utilizamos no colégio exceto o 'MOD & DIV', que são usados na programação, fora isso aplica-se a mesma regra que aprendemos no colégio, agora citarei duas, pois creio que sejam as mais importantes:
OBS: O MOD e o DIV tem prioridade em cima de todos esses operadores.
Agora que já sabemos o básico irei começar a demonstrar a aplicação de cada um, mas antes irei explicar o que são operadores unários e binários.
Unário: São os operadores que interagem em um único elemento que são eles (+ e -).
Binários: São os operadores que interagem em mais de um elemento que são todos os operadores citados acima.
Pronto já sabemos que o que operadores unários e binários então vamos começar.
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, depois usamos uma função do GM chamada get_integer(Texto_a_ser_mostrado,valor_inicial), onde é possível entrar com um valor INTEIRO para uma variável, depois disso efetuamos a conta entre esses dois valores mostrando seu resultado na tela.
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos subtração dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos multiplicação dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos Divisão dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos Divisão onde o resultado que será mostrado será o resto, ou seja se entrarmos com os valores (5 mod 2) o resultado mostrado será 1, pois esse 1 é o resto da divisão entre 5 e 2.
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos a divisão onde o resultado que será mostrado será o valor inteiro da divisão, ou seja se entrarmos com os valores (5 div 2) o resultado mostrado será 2, já que o 0.5 será rejeitado pela operador, mas ai você me pergunta "Por que não três, já que deu 2.5"? Porque o div tem uma característica onde essa divisão inteira será arredondada para perto de 0 ou seja poderia ter dado 2.9 que o resultado seria 2, por que o div iria arrendondar esse número para perto de zero.
Pronto pessoal chego ao fim de mais um tutorial, se eu esqueci de alguma coisa por favor avisem, espero que gostem.
Descrição: Uma breve explicação sobre "Operadores Aritméticos".
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: Game Maker 8.
Opa pessoal beleza estou aqui com mais um tutorial que dessa vez abordará o tema “Operadores Aritméticos”, que e de fundamental importância, pois são esses operadores os responsáveis pela principal parte matemática em seus jogos, e para quem os conhece mais não pelo nome esses operadores são:
Adição | + |
Subtração | - |
Muliplicação | * |
Divisão | / |
Resto de Divisão | mod |
Divisão Inteira | Div |
Esses Operadores são os mesmos que utilizamos no colégio exceto o 'MOD & DIV', que são usados na programação, fora isso aplica-se a mesma regra que aprendemos no colégio, agora citarei duas, pois creio que sejam as mais importantes:
- Prioridade da divisão antes da multiplicação, soma e subtração, e da multiplicação antes de soma e subtração;
- Para dar maior prioridade para operadores que possuem menor prioridade que outros e necessário colocar entre parênteses.
OBS: O MOD e o DIV tem prioridade em cima de todos esses operadores.
Agora que já sabemos o básico irei começar a demonstrar a aplicação de cada um, mas antes irei explicar o que são operadores unários e binários.
Unário: São os operadores que interagem em um único elemento que são eles (+ e -).
Código: Selecionar todos
// UNÁRIOS
i = +j; // O operador (+) só está interagindo sobre o J.
i = -j;// O operador (-) só está interagindo sobre o J.
Binários: São os operadores que interagem em mais de um elemento que são todos os operadores citados acima.
Código: Selecionar todos
// BINÁRIOS
i = x + y; // O operador (+) só está interagindo sobre o x e o y.
i = x - y;// O operador (-) só está interagindo sobre o x e o y
Pronto já sabemos que o que operadores unários e binários então vamos começar.
- Soma (+):
Código: Selecionar todos
// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a soma dos mesmos.
var i, j, soma;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
soma = i + j;
show_message('O valor da soma é: ' + string (soma));
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, depois usamos uma função do GM chamada get_integer(Texto_a_ser_mostrado,valor_inicial), onde é possível entrar com um valor INTEIRO para uma variável, depois disso efetuamos a conta entre esses dois valores mostrando seu resultado na tela.
- Subtração (-):
Código: Selecionar todos
// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a subtração dos mesmos.
var i, j, subt;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
subt = i - j;
show_message('O valor da subtração é: ' + string (subt));
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos subtração dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.
- Multiplicação (*):
Código: Selecionar todos
// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a multiplicação dos mesmos.
var i, j, mult;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
mult= i * j;
show_message('O valor da multiplicação é: ' + string (mult));
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos multiplicação dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.
- Divisão(/):
Código: Selecionar todos
// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a divisão dos mesmos.
var i, j, divi;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
divi= i / j;
show_message('O valor da multiplicação é: ' + string (divi));
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos Divisão dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.
- Resto da Divisão(mod):
Código: Selecionar todos
// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a divisão com o mod.
var i, j, _mod;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
_mod = i mod j;
show_message('O resto da divisão é: ' + string (_mod));
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos Divisão onde o resultado que será mostrado será o resto, ou seja se entrarmos com os valores (5 mod 2) o resultado mostrado será 1, pois esse 1 é o resto da divisão entre 5 e 2.
- Divisão Inteira(div):
Código: Selecionar todos
// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a divisão com o div.
var i, j, _div;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
_div = i mod j;
show_message('O resto da divisão é: ' + string (_div));
Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos a divisão onde o resultado que será mostrado será o valor inteiro da divisão, ou seja se entrarmos com os valores (5 div 2) o resultado mostrado será 2, já que o 0.5 será rejeitado pela operador, mas ai você me pergunta "Por que não três, já que deu 2.5"? Porque o div tem uma característica onde essa divisão inteira será arredondada para perto de 0 ou seja poderia ter dado 2.9 que o resultado seria 2, por que o div iria arrendondar esse número para perto de zero.
Pronto pessoal chego ao fim de mais um tutorial, se eu esqueci de alguma coisa por favor avisem, espero que gostem.