[PROG] [Carlos - Tutorial] Operadores Relacionais.
Enviado: Qui Abr 28, 2016 10:39 pm
Descrição: Uma breve explicação sobre "Operadores Relacionais".
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: Game Maker 8.
O que são "Operadores Relacionais"?
- Operadores Relacionais como o próprio nome cita, é a relação entre seus operandos onde essa relação dará uma expressão lógica, mas ai você me pergunta "O que são operandos?".
Operando e um dos argumentos de uma relação.
OBS.: Operadores Relacionais também são Operadores Binários, pois, eles atuam sobre dois operandos.
Agora que já sabemos o que são operadores relacionais vamos ver quais são eles.
- Diferença (<> ou !=):
Código: Selecionar todos
// Exemplo do uso do operador de diferença.
var i, j; // Declara-se as variáveis.
i = 12;// Atribui-se um valor a elas.
j = 11;
if (i <> j) then // Faço a comparação e caso ela retorne um valor verdadeiro executa uma ação.
{
draw_set_halign(fa_center); // Alinha o texto ao cento na horizontal.
draw_set_valign(fa_center); // Alinha o texto ao cento na vertical.
draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i <> j'); // Desenha o texto no centro da tela.
}
Declara-se as variáveis e atribui-se um valor a cada uma das duas, no caso acima(12, 11), agora vem a relação entre seus operandos que no caso acima pergunta se elas são diferentes, como a expressão e verdadeira(comparação resulta em um resultado lógico) ele mostrará uma mensagem na tela.
- Menor que(<):
Código: Selecionar todos
// exemplo do uso do operador menor que.
var i, j;
i = 10;
j = 11;
if (i < j) then
{
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_center);
draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i < j');
}
Declara-se as variáveis, executa-se a checagem entre as mesmas caso o resultado seja verdadeiro mostra o resultado na tela, que foi o caso acima.
- Maior que(>):
Código: Selecionar todos
// exemplo do uso do operador maior que.
var i, j;
i = 11;
j = 10;
if (i > j) then
{
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_center);
draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i < j');
}
Declara-se as variáveis, executa-se a checagem entre as mesmas caso o resultado seja verdadeiro mostra o resultado na tela, que foi o caso acima.
- Menor ou igual a (<=) e Maior ou igual a(>=):
Já no caso do maior ou igual a que ele irá fazer o contrário do menor ou igual a, ou seja, ele verificará se uma primeira declaração e maior ou igual a uma segunda, para depois executar um comando. Observe que ambas as sentenças resultará em um resultado lógico.
Código: Selecionar todos
//Exemplo do Operador Menor ou igual a.
var i, j;
i = 11;
j = 12;
if (i <= j) then
{
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_center);
draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i <= j');
}
//Exemplo do Operador Maior ou igual a.
var i, j;
i = 12;
j = 12;
if (i >= j) then
{
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_center);
draw_text(room_width / 2, room_height / 2, '>=');
}
Nos dois casos ele checou o resultado das variáveis no caso da primeira se era menor ou igual, e no caso da segunda se era maior ou igual, e posteriormente executou uma ação.
- Igualdade(= ou ==):
Código: Selecionar todos
var i, j;
i = 12;
j = 11;
if (i == j) then
{
draw_set_halign(fa_center);
draw_set_valign(fa_center);
draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i == j');
}
Nesse caso o programa lê as variáveis verifica as variáveis e caso elas forem iguais mostra o resultado na tela.
OBS.: Caso você for fazer uma declaração nunca se esqueça de usar o (=), pois o (==) e mais usado para fazer comparação entre valores, variáveis distintas
Ufa terminei, e isso a e pessoal espero que gostem foi uma explicação breve que creio eu que poderá ajudar alguém.
Edit.: Adicionado a legenda no primeiro exemplo, explicando o código, não adicionei em todos, pois eles são iguais a única coisa que muda é a comparação feita, e também adicionei a observação sobre o uso das igualdade.