Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
vikintor
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 17

Contato:

[Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Mensagem por vikintor » Seg Jun 27, 2016 10:24 pm

Adventure, survivor horror, exploração, não importa, seções de quebra cabeça geralmente envolvem a manipulação dos elementos do cenário, ou itens de inventário para chegar ao objetivo. Neste tópico farei um compilado de dicas sobre os cuidados na elaboração de quebra cabeças e como podem ser implementados em seus projetos. A ideia de escrever veio após uma longa peregrinação por jogos independentes, logo após ter iniciado nos misteriosos caminhos dos joguinhos de puzzle. 
Obs: Desculpe qualquer redundância durante o tópico, do qual atualizarei quando possível. ;)

1.     Não subestime ou frustre o jogador.
Como definir se um 'puzzle' é desafiador na medida certa? A resposta é ‘feedback’.
É muito comum que acabemos inconscientemente subestimando ou punindo demais os jogadores, afinal a resposta de um quebra cabeça é óbvia para nós que desenvolvemos ele, mas para quem está jogando aquilo pela primeira vez não é. Consiga o máximo de pessoas possíveis para testar o jogo. Anote a reação delas e seja maleável quanto as opiniões.

Imagem
Braid é um belo exemplo do certo em jogos de puzzle e plataforma.

2.     Cuidado com tutorias
Evite tutoriais que encham a tela de informações ou que não sejam relevantes para aquele momento. Para que urgência em mostrar todos comandos de uma vez? Não sobrecarregue o jogador com informações, sendo que muitas delas serão esquecidas quando voltar ao jogo. Cogite optar na possibilidade dos primeiros níveis serem tutoriais sutis, que não quebre o ritmo de jogo, ou que no máximo explique os controles de modo resumido na medida que surge a necessidade.
Deixe que os puzzles exemplifiquem a mecânica na prática, tornando-os recompensadores.

Imagem
Far Cry Blood Dragon e sua clássica paródia de tutoriais "Correr é como andar, só que mais rápido." 

3.     Curva de dificuldade
A mecânica deve evoluir a cada nova etapa apresentando elementos inéditos para o jogador. Deve-se instigar que ele saia da zona de conforto e se depare com problemas diferentes, que seja criativo face as novas tribulações impostas pelo desenvolvedor (isso mesmo. Você.) [autopromoção] No meu jogo "Alma" (um puzzle misturado com plataforma); me preocupei em fazer que as primeiras fazes exemplificassem a mecânica básica do uso de clones para alcançar o objetivo. Na medida que o jogo progredia novos elementos surgiam para manter a jogabilidade dinâmica e evitar que o jogador sentisse tédio. [/autopromoção] 
Elabore os desafios de tal modo que jamais o jogador diga: "Eu já sei como resolver este problema" e consiga concluir o quebra cabeça sem antes mesmo ter inspecionado os  elementos que compõe o puzzle.
Imagem
The Cat Lady mistura quebra cabeças interessantes e um enredo que o torna a maior recompensa por cada vitória.

4.     Repetição
Como disse Stephan King em A tempestade do século; "inferno é repetição". Evite ao máximo repetir as mesmas mecânicas sem oferecer algo novo.
Quebra cabeça não deve ser visto como um obstáculo para obrigar o jogador a ficar mais tempo naquela seção. Ele é um desafio de inteligência e criatividade.
Tenha em mente que o jogador não vai querer se deparar com o mesmo "desafio" outra vez, ou pior, várias vezes durante sua jogatina. Até mesmo ideias originais são mal aproveitadas quando usadas sem moderação. Uncharted 4 consegue ter ótimos puzzles (principalmente aqueles que envolvem o caderno de Drake) e alguns não tão bons que Naughty dog parece não abrir mão: "empurrar caixas".

Imagem
Nem mesmo um dos melhores jogos da geração está livre de problemas, no caso de Uncharted 4 eles se chamam "caixas com rodinhas".

5.     Pense de modo abstrato mas execute de modo lógico.
Todo bom quebra cabeça, por mais absurdo que alguns possam parecer, ainda assim tem alguma solução "lógica" (ou seja, que faça sentido no final). Tenha isto em mente na concepção do seu jogo. Do contrário será difícil que alguém queira terminá-lo. Lembre-se que o objetivo deve estar claro para evitar que o jogador tente qualquer opção para obter sucesso ao acaso. Lembra-se de Grim fandando? Lá vem spoiler:
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
Imagem
Grim Fandango tem puzzles que requerem muito empenho por parte dos jogadores, mas as recompensas compensam o investimento. 

6.     Puzzle envolvendo itens
Ao elaborar puzzles envolvendo coleta de itens tome muito cuidado. Obrigar o jogador a vasculhar cada centímetro de um enorme cenário na busca por objetos minúsculos pode ser uma armadilha se não for bem executado.
Evite colocar objetos que não serão usados, alguns adventures não são jogados até o fim graças a frustração do jogador em tentar usar meia dúzia de itens que na verdade são inúteis (e dos quais ele não sabe quais são).
Se o seu jogo permite combinar itens e isso faz parte do quebra cabeça, permita que os objetos possam ser combinados antes mesmo de que todas peças sejam encontradas.

Imagem
Black Dahlia foi um projeto ousado mesclando atores reais, investigação e elementos sobrenaturais. Três elementos que não podem falhar não é mesmo? Errado. O jogo só não fez tanto sucesso graças aos seus quebra cabeças absurdamente difíceis e nada intuitivos. Há dezenas de objetos e informações inúteis espalhadas pelo cenário, onde você provavelmente vai passar horas lendo os arquivos em busca de pistas falsas. Um desperdício de potencial.  Mesmo assim recomendo o jogo. (ótima dublagem em português)


7.     Puzzle envolvendo códigos
Se você conhece cifra de César, enigma, código morse e/ou várias outros estilos de criptografia: Legal. Mas nunca faça que estas coisas sirvam para progredir no jogo.
Quer bons exemplos do uso destas façanhas? Call of duty zombies utiliza um nível absurdo de mensagens criptografadas espalhadas pelos cenários, porém nenhuma delas faz diferença no ritmo do jogo. Servindo apenas para revelar pontos interessantes sobre o enredo ou spoilers sobre alguma próxima DLC.
Imagem
Um exemplo do uso certo de enigmas envolvendo códigos cifrados está em Call of Duty Zombies. Nenhum deles afeta a jogabilidade. Uma grande fanbase caça estas pistas e faz o jogo sobreviver por muito mais tempo.

8.     A solução deve ser interna.
A solução do puzzle não deve, em momento algum estar fora do jogo. O jogador deve descobrir a solução dos desafios utilizando as ferramentas dispostas por você e não na internet. Claro que isto exclui coisas de conhecimento geral como matemática básica (subtração, adição, multiplicação ou divisão) ou interpretação de texto (especialmente uso dos parênteses).
Imagem
O  jogador não é obrigado a ter uma caneta, um caderno e um desses no bolso enquanto joga.


9.     Não quebre a ritmo do seu jogo.
Desenvolvendo aquele Fps frenético focado na velocidade e violência? Então é provável que os "Puzzles" que se encaixam nesta mecânica envolvam os chefões ou inimigos que não podem ser derrotados de maneira convencional. Veja por exemplo o Doom (2016), os bosses são extremamente fortes, para conseguir derrota-los é necessário entender os movimentos do inimigo, descobrir como ele reage e o quanto de dano você pode oferecer com determinada arma, tudo isso enquanto desvia dos projéteis.  Ou seja: Em um jogo deste estilo não obrigue o pobre jogador fazendo que ele empurre caixas pesadas para chegar ao objetivo, não faça que ele seja obrigado a decorar códigos e digitar em algum terminal.
Apesar de meu exemplo, isso vale para todos estilos. Saiba controlar o ritmo do seu jogo. Colocar apenas momentos de ação e um puzzle complexo quase no final não funciona para todos. Procure um meio de conciliar a tensão e as etapas mais calmas.
Imagem
Doom (2016)contém um modo puzzle envolvendo lógica de programação (Snapmap puzzles). Mas nada disto está na campanha, e sim numa opção a parte.

Espero que essas dicas possam ajudar principalmente os iniciantes. (Levando em conta que não sou nenhum expert) 
Atualizarei caso me lembre de algo mais sobre o tema. 
Vikintor

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Mensagem por guimaraf » Seg Jun 27, 2016 11:37 pm

Excelente artigo, um jogo que eu lembro com bastante carinho foi o Transformers War of Cybertron, onde a batalha com os chefes eram épicas, facilmente ficamos 5 minutos enfrentando o mesmo chefe sem morrer, pois a A.I. dele mudava bastante, porém não era complicada de entender, o que deixava a luta bem interessante, pena que o gameplay do jogo não tem muita variação o que acabou deixando o jogo um pouco chato.

Se quiser assistir, deixei em link mesmo para não deixar o tópico sujo com imagens. Transformers - War of Cybertron

Avatar do usuário
Thomaz
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 3

Re: [Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Mensagem por Thomaz » Ter Jun 28, 2016 10:51 am

Eu achei uma análise interessante, principalmente porque reflete o que eu imagino que seja a sua opinião sobre puzzles.

Mas ela não reflete bons elementos de game design. Existem 2 tipos de puzzles que você vai encontrar normalmente em jogos:
-Puzzles que utilizam os sistemas do jogo. (Os puzzles de Braid, Half Life ou de The Witness)
-Puzzles que não utilizam os sistemas do jogo. (Os puzzles Resident Evil ou Sillent Hill)

Para resolver um puzzle em braid, você não pega comida de rato, joga em cima do teto de uma casa, espera 3 dias e dá 3 pulinhos para receber uma peça do quebra cabeça. Não. Assim como em Half life (onde os puzzles utilizam a própria mecânica de interação ou as mecânicas físicas do jogo) e os caminhos possíveis de labirintos dentro de The Witness, esses puzzles estão inclusos dentro do jogo como parte do próprio sistema.

Já quando você vai jogar um Resident evil e tem que parar de atirar para procurar ítens, combinar ítens e usar esses ítens em algum lugar, esses elementos não fazem parte da mecânica central do jogo, servem apenas para limitar a progressão do personagem pelo cenário e oferecer uma variação de gameplay.

1° - Não quebre o ritmo do jogo?
Mas a única razão para um jogo que não possui puzzles ter puzzles é para quebrar o ritmo do jogo. Variação da mecânica do jogo oferece ao jogador um tempo para pensar na ação que ele passou durante os últimos tempos. Quando o jogador não para para respirar, ele não tem como saber quais momentos são realmente impactantes, pois ele está entrando em contato com desafios maiores e cada vez maiores.

Uma pessoa que vai explicar isso muito melhor do que eu é o Super Bunny Hop:



2° A solução deve ser interna?
Eu concordo em parte. Se o seu jogo utiliza puzzles do sistema do próprio jogo? Sim, tem que ser intuitivo e tem que ser claro. O papel e um lápis nesse caso é o próprio jogo. Mas e se o sistema é extremamente complicado ou ele precisa de um papel e lápis para facilitar a visualização?

The Witness e Fez são dois exemplos de jogos que se você quiser fazer puzzles, você vai ter que ter uma maneira de visualizar. A minha foi um papel e um lápis e The witness é um jogo puzzle muito bem consagrado pela crítica e público.

3° Grim fandango?
Eu acho estranho você citar que um jogo não deve fazer você vasculhar cada centímetro do cenário, mas mesmo assim cita um adventure. Que é um gênero famoso por fazer exatamente isso. E Grim Fandango é o exemplo de como não se fazer puzzle na minha opinião.



No fim das contas tudo isso depende do quanto você quer fazer o jogador pensar e, como você mesmo disse, é o feedback que vai dizer. Excelente artigo!
O segredo é não tentar.

Avatar do usuário
vikintor
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 17

Contato:

Re: [Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Mensagem por vikintor » Ter Jun 28, 2016 1:15 pm

Thanks.

Boa tarde Thomaz, obrigado por levantar esses pontos :)
1. Me expressei mal na quebra de ritmo, quando o certo seria falar do desequilíbrio nele. Uncharted tem uma boa variação entre momentos de ação e pausas, e o mesmo ocorreu em The last of us. Desculpe se minha colocação foi estranha, não achei termos melhores :)
Uma má administração no ritmo do jogo geralmente ocorre devido a problemas de design. As quebras são ruins quando o jogo não consegue se recuperar delas. 

2. Respondendo sua pergunta sobre a segunda observação: Não vejo mal algum no uso de lápis e caderno enquanto se joga, mas citei um terceiro objeto no exemplo (e ele faz parte do sentido da minha colocação). A menção a cifra de César (na imagem) é para ilustrar os códigos/criptografia em geral, não ao fato sobre pequenas anotações durante o jogo. 
A Cifra de César é um método simples de criptografia, há outros muito mais complexos e que também envolvem manipulação do alfabeto. Praticamente todos seriam uma tortura para jogadores que não fossem "hardcore" o suficiente para se sujeitarem a isso (a não ser se for um jogo sobre criptografia é claro).

Imagem
Imagem: Me referi a jogar isso na frente do jogador e obrigar que ele descubra o significado usando ferramentas que o jogo não disponibiliza. 

No caso dos adventures eles geralmente tem problemas com a questão dos objetos espalhados pelo cenário, porém não colocaria Grim Fandango como um jogo de grandes cenários e itens sem função (daqueles que parece que os desenvolvedores resolveram pregar uma peça no jogador). opa. Grim fandango utilizei também para expressar que apesar de possuir puzzles bem abstratos, ainda assim possuem uma lógica. 

Obrigado por elucidar esses pontos.

Avatar do usuário
Thomaz
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 3

Re: [Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Mensagem por Thomaz » Ter Jun 28, 2016 4:05 pm

Nem sempre Game Design é sobre ciência exata. É muito mais sobre opinião. Sua argumentação foi boa, só queria mostrar outro ponto de vista!

Continue com a boa escrita! :D
O segredo é não tentar.

Avatar do usuário
vikintor
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 17

Contato:

Re: [Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Mensagem por vikintor » Ter Jun 28, 2016 6:07 pm

Thomaz escreveu:Nem sempre Game Design é sobre ciência exata. É muito mais sobre opinião. Sua argumentação foi boa, só queria mostrar outro ponto de vista!

Continue com a boa escrita! :D
Obrigado Thomaz.
Sinta-se a vontade para expressar sua visão. Foi bom que percebi que alguns pontos que levantei podem gerar algumas dúvidas, e se gera outra opinião, melhor ainda que agrega mais valor ao fórum ;)

Avatar do usuário
lukbebalduke
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 44
Localização: Curitiba

Contato:

Re: [Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Mensagem por lukbebalduke » Ter Jun 28, 2016 7:02 pm

Excelente. Bacana ver esse tipo de tópico em pauta no fórum. Parabéns @Vikintor

Alias, puxando aqui um pouco mais a sardinha do game, como já bem destacado pelo @Thomaz , existem dois jogar que eu joguei que são uma aula pra quem quer entender como deve ser a progressão e a dinâmica de um bom puzzle;

É obrigatório para quem não jogou ainda, Portal é uma obra prima em ensinar que um jogo de puzzle não é só um jogo com puzzles, mas sim um jogo que saiba trazer uma jogabilidade ao desafio, até porq, desafio por desafio compraríamos revistinhas de Sudoku.

Outro jogo interessantíssimo de ser estudado é The Witness, você precisa ter um pouco mais de paciência, mas o jogo traz uma curva de aprendizado impecável sem dizer uma palavra, e inclusive, tem os melhores puzzles que eu já vi. Uma verdadeira obra prima, precisa ser experimentada por quem curte um puzzle mais pesado.

Avatar do usuário
Thomaz
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 3

Re: [Dicas: iniciante] Criando puzzles para seu jogo

Mensagem por Thomaz » Qua Jun 29, 2016 11:13 am

Nossa, esqueci completamente de portal.

Sim, portal usa a própria jogabilidade e física do mundo como elemento de mecânica para puzzles. O próprio portal 2 leva isso ao extremo com os fluídos.
O segredo é não tentar.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes