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A importância dos tutoriais de comandos nos jogos
A importância dos tutoriais de comandos nos jogos
Bom, tem se tornado bastante comum nos jogos que haja uma parte do game, geralmente no inicio, dedicada a ensinar os comandos básicos dos jogos.
Isso tem irritado certo grupo de gamers, principalmente os mais Old School, que cresceram jogando games onde se descobria os comandos na marra.
Mas é um recurso necessário apesar de tudo. O problema é escolher a melhor forma de fazer isso. Eu particularmente prefiro o modo que foi usado em God of War:
Um texto descrevendo o comando aparece na parte inferior da tela com o jogo em andamento. Ou seja, o jogo segue seu fluxo normal, não há uma sala inicial só pra aprender os golpes, a cada novo comando o texto aparece mesmo que seja quase ao final do game.
E vocês, que forma vocês acham que deve ser apresentados os comandos do jogos? Um sala inicial? Pausa o game e mostra o comando?
Isso é realmente importante quando se esta desenvolvendo um jogo e apresentar os comandos corretamente pode ser crucial.
FLWS!
Isso tem irritado certo grupo de gamers, principalmente os mais Old School, que cresceram jogando games onde se descobria os comandos na marra.
Mas é um recurso necessário apesar de tudo. O problema é escolher a melhor forma de fazer isso. Eu particularmente prefiro o modo que foi usado em God of War:
Um texto descrevendo o comando aparece na parte inferior da tela com o jogo em andamento. Ou seja, o jogo segue seu fluxo normal, não há uma sala inicial só pra aprender os golpes, a cada novo comando o texto aparece mesmo que seja quase ao final do game.
E vocês, que forma vocês acham que deve ser apresentados os comandos do jogos? Um sala inicial? Pausa o game e mostra o comando?
Isso é realmente importante quando se esta desenvolvendo um jogo e apresentar os comandos corretamente pode ser crucial.
FLWS!
Re: A importância dos tutoriais de comandos nos jogos
Tutoriais são uma parte que merece muito cuidado, exatamente por serem uma faca de dois gumes no game design. Particularmente prefiro uma abordagem como essa do God of war; Onde os comandos são gradativamente explicados sem quebrar o ritmo do jogo. Os controles podem ser descritos por completo caso o jogador pause o game.
E se acaso a mecânica for muito complexa; então pode ser apresentada em partes entre as seções. De modo sutil para que o fluxo continue sem interrupção notável.
Eu já abandonei vários jogos simplesmente pelos tutoriais serem maçantes, demorados e obrigatórios para a progressão do jogo.
Estou inclusive preparando um textinho básico para iniciantes e abordarei um pouco dessa parte, porém com o foco em puzzles.
E se acaso a mecânica for muito complexa; então pode ser apresentada em partes entre as seções. De modo sutil para que o fluxo continue sem interrupção notável.
Eu já abandonei vários jogos simplesmente pelos tutoriais serem maçantes, demorados e obrigatórios para a progressão do jogo.
Estou inclusive preparando um textinho básico para iniciantes e abordarei um pouco dessa parte, porém com o foco em puzzles.
Re: A importância dos tutoriais de comandos nos jogos
Os melhores tutoriais que já joguei são os interativos.
Por exemplo, em Muramasa The Demon Blade, os comandos aparecem na parte de baixo e jogador tem que completa-los jogando normalmente para poder continuar.
Em Guacamelee, cada movimento especial é explicado apenas quando o jogador precisa faze-lo pela primeira vez. Se não executar o movimento com precisão, você não consegue prosseguir.
E os piores, definitivamente são os das maioria dos rpgs que eu jogo. Eles pausem, uma muralha de texto aparece e tenho que ler para continuar jogando. No entendo, como não é requerido que eu use tudo ali logo de cara, acabo esquecendo e aprendendo na marra de qualquer jeito.
Há também muitos outros modos de se lidar com isso. Jogos de luta, por exemplo, muitos deles tem o Challenge Mode onde você deve executar combos predefinidas com o personagem escolhido. A primeira coisa que faço quando pego um novo jogo de luta ou tento um novo personagem é fazer esse challenge mode porque você aprender muito com isso.
Em Guacamelee também tem um NPC que lhe da missões para completar uma sequencia de combos específicos. Aprendi os melhores combos assim.
Por exemplo, em Muramasa The Demon Blade, os comandos aparecem na parte de baixo e jogador tem que completa-los jogando normalmente para poder continuar.
Em Guacamelee, cada movimento especial é explicado apenas quando o jogador precisa faze-lo pela primeira vez. Se não executar o movimento com precisão, você não consegue prosseguir.
E os piores, definitivamente são os das maioria dos rpgs que eu jogo. Eles pausem, uma muralha de texto aparece e tenho que ler para continuar jogando. No entendo, como não é requerido que eu use tudo ali logo de cara, acabo esquecendo e aprendendo na marra de qualquer jeito.
Há também muitos outros modos de se lidar com isso. Jogos de luta, por exemplo, muitos deles tem o Challenge Mode onde você deve executar combos predefinidas com o personagem escolhido. A primeira coisa que faço quando pego um novo jogo de luta ou tento um novo personagem é fazer esse challenge mode porque você aprender muito com isso.
Em Guacamelee também tem um NPC que lhe da missões para completar uma sequencia de combos específicos. Aprendi os melhores combos assim.
Re: A importância dos tutoriais de comandos nos jogos
@vikintor, eu também já deixei de fazer alguns projetos justamente por causa disso, e os que terminei não fiquei satisfeito com o resultado. Ansioso pelo seu tutorial.
@Kebeção, hahaha 'muralha de texto', bela definição. É isso que quero evitar nos meus jogos. Algo mais visual parece ser mais impactante. Há essa questão da progressão no game que varia até por gênero de jogo, como você destacou nos jogos de luta.
Um dos sistemas que menos gostei foi no 'Driver' de PSX, no primeiro nível você é obrigado a fazer diversas manobras difíceis e não usa nem metade delas durante o resto do jogo. E mesmo sendo um desafio ele ficou incoerente com o resto do game na minha opinião, apesar de ser um ótimo game,
FLWS!
@Kebeção, hahaha 'muralha de texto', bela definição. É isso que quero evitar nos meus jogos. Algo mais visual parece ser mais impactante. Há essa questão da progressão no game que varia até por gênero de jogo, como você destacou nos jogos de luta.
Um dos sistemas que menos gostei foi no 'Driver' de PSX, no primeiro nível você é obrigado a fazer diversas manobras difíceis e não usa nem metade delas durante o resto do jogo. E mesmo sendo um desafio ele ficou incoerente com o resto do game na minha opinião, apesar de ser um ótimo game,
FLWS!
Re: A importância dos tutoriais de comandos nos jogos
@Kabeção, realmente é broxante tutoriais de RPG, quebram totalmente o ritmo inicial do jogo com uma tonelada de textos que muitas vezes são impossíveis de pular, gerando uma frustração enorme em quem não é muito apaixonado pelo estilo de jogo.
@Alex, realmente os tutos de GOW são excelentes e de quebra tem um pequeno slow down para que o jogador consiga ler o texto sem ser prejudicado, depois começa a pancadaria.
@Alex, realmente os tutos de GOW são excelentes e de quebra tem um pequeno slow down para que o jogador consiga ler o texto sem ser prejudicado, depois começa a pancadaria.
Re: A importância dos tutoriais de comandos nos jogos
Isso não é de fato tão importante, jogos clássicos não possuem nenhuma explicação de como são realizado os comandos, o que acontece é que, na minha opinião, os jogos atuais facilitam muito a vida do jogador, literalmente mastigando o gameplay, é aquela situação no Mario World, onde a plataforma é muito distante (sendo impossível pular), não aparece nada falando que é necessário estar com o Yoshi para conseguir pular, nos jogos atuais, de algum modo, apareceria algo falando o que tem que fazer, e na minha opinião, isso estraga o jogo. Lógico, que os comandos precisa ser dado, Z faz isso, X isso e direcionais movem, o resto, se vira ae...
- tiaoferreira
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Re: A importância dos tutoriais de comandos nos jogos
Na maioria das vezes, eu dispenso tutoriais. Jogo video games desde 1977, então, como um "oldschool" citado, hora de jogo é para jogar, não para ficar com lero-lero. Como tutorial prefiro a velha tela de opções, logo quando o jogo se inicia, na forma do menu clássico: "START, CONTINUE, OPTIONS", e dentro de options, a lista de comandos: "A=SPECIAL, B=ATTACK, C=JUMP". Pronto, já foi! KKKKK :)
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