[Tutorial]Como gerenciar eventos no Game Maker Studio
Enviado: Ter Jun 21, 2016 2:43 pm
E ai pessoal!
Esse é um tutorial para iniciantes, então por favor não me queimem na fogueira por ser tão óbvio veteranos, pois afinal de contas não existe nada tão óbvio que não mereça ser explicado.
Eventos são a base do Game Maker e de qualquer programa orientado a eventos. Resumindo eles ditam quando as coisas vão acontecer, por exemplo, quando alguém vai explodir, atirar, reviver, etc.
Obrigado pela atenção e um bom desenvolvimento para vocês!
Esse é um tutorial para iniciantes, então por favor não me queimem na fogueira por ser tão óbvio veteranos, pois afinal de contas não existe nada tão óbvio que não mereça ser explicado.
Eventos são a base do Game Maker e de qualquer programa orientado a eventos. Resumindo eles ditam quando as coisas vão acontecer, por exemplo, quando alguém vai explodir, atirar, reviver, etc.
- Existem duas maneiras para criar um evento:
- O que são as opções do quadro de eventos;
- Create é o que acontece quando o objeto é criado;
- Mouse é o que acontece quando o mouse é utilizado de alguma forma;
- Destroy é o que acontece quando o objeto é destruído;
- Other são outros eventos;
- Alarm é o que acontece quanto o alarm chega a 0;
- Draw é um evento muito importante pois só lá que as funções com draw no inicio funcionam;
- Step é o que acontece a cada quadro do jogo;
- Key Press é o que acontece quando uma tecla é pressionada;
- Collision é o que acontece quando o objeto colide com um outro objeto definido;
- Key Release é o que acontece quando uma tecla é solta;
- Keyboard é o que acontece quando uma tecla está pressionada;
- Asynchronous é um evento especial que não é desencadeado pelo GameMaker, mas sim no final de alguma outra ação, como o carregamento de um arquivo, ou a resposta de um servidor web.
- Você pode gerenciá-los, basta clicar com o botão direito em um evento no quadro de eventos;
- Add Event adiciona um novo evento;
- Change event muda o evento sem alterar suas ações;
- Duplicate Event duplica o evento, ou seja, copia todas as ações para um outro evento que será escolhido;
- Delete Event deleta o evento;
- Cut event corta o evento para poder ser colado em outro objeto ou no mesmo;
- Copy event copia o evento para ser colado em outro objeto ou no mesmo;
- Paste Event cola o ultimo evento cortado ou copiado;
- Undo Last Operation desfaz ultima ação.
- Agora que os eventos estão criados e organizados é só colocar as ações dele e se feliz.
Obrigado pela atenção e um bom desenvolvimento para vocês!