Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[DÚVIDA][SCRIPT][GM8] Direção do Áudio

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
Lauro
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 2

[DÚVIDA][SCRIPT][GM8] Direção do Áudio

Mensagem por Lauro » Dom Jun 05, 2016 3:45 pm

Olá pessoas, lembram de mim da GMBR? Aposto que não haha.

Enfim, entrei para a faculdade e me comprometi em desenvolver um protótipo de um jogo (tenho até o dia 17, para ser mais preciso) para cegos. Isso mesmo, um jogo sem gráfico algum.
De início, estava correndo tudo muito bem, talvez eu até poste mais pra frente e mostre para vocês o que eu desenvolvi. Não tenho muita experiência com outras IDEs como Unity e nem manjo muito do 3D do Game Maker então resolvi me aventurar fazendo um jogo top view 2d mesmo mas com o áudio que variava de acordo com a posição dos objetos em relação ao player.
É aí que mora o perigo.
Estou faz uns 3 dias com esse problema no script, não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.
Basicamente, é o seguinte:
O player que você controla só se movimenta para duas direções: frente e trás, usando as direcionais cima/baixo. Para virar, é preciso usar as direcionais esquerda/direita.
E no mesmo mapa também tem zumbis que se movimentam lentamente até a direção do player e aumentam o volume do som que emitem gradativamente conforme se aproximam do player. Até aí tudo bem.
Mas o que eu gostaria é saber como eu posso inserir um código no step do zumbi (de preferência) que controle o "pan" do áudio vindo do zumbi, de forma que ele seja relativo da posição dele com o lado em que o player está virado. Já quebrei muito a cabeça, e a única coisa que eu entendi é que eu devo usar a função cos()
Alguém pode me ajudar? Se necessário, até disponibilizo o editável do projeto e tudo mais.
Gaste 6 minutos ouvindo esse masterpiece e abra a sua mente.

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: [DÚVIDA][SCRIPT][GM8] Direção do Áudio

Mensagem por Rodrigo Santiago » Seg Jun 06, 2016 9:14 am

Você não precisa fazer isso no gm. Ele já tem suporte a audio 3d ( 3d também é bem funcional para jogos 2d) : Listerners e Emitters

Primeiramente você tem que criar um listerner e atualiza-lo , no step, para que fique na posição do jogador. E , usar um emitter de som usando as posições dos zumbis.
A lógica para usar o som 3d num jogo 2d é que você deve pensar como se estivesse olhando de cima para baixo ( um jogo top view ), ou seja, z = 0
No step do Objeto Jogador :

Código: Selecionar todos

audio_listerner_position( x , y, 0 );  // x y z
E no create do zumbi :

Código: Selecionar todos

id_emissor = audio_emitter_create();
audio_emitter_falloff(id_emissor, 10 , 100 , 1 );//Quando estiver a distancia de 10 pixeis o som vai ficar no volume maximo,quando estiver a 100 vai ficar no zerado
No Step do zumbi :

Código: Selecionar todos

audio_emitter_position(id_emissor, x , y , 0);
Destroy

Código: Selecionar todos

audio_emitter_free(id_emissor) ; // tem q deletar o som
Agora quando vc quiser soltar o som do zumbi , seja quando for, use a função:

Código: Selecionar todos

audio_play_sound_on(id_emissor, som , false, 10); // id , som , se tem loop ( true-false) e prioridade, deixe em 10 mesmo

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [DÚVIDA][SCRIPT][GM8] Direção do Áudio

Mensagem por gabrielsch » Seg Jun 06, 2016 3:03 pm

Infelizmente a versão 8.0 não suporta nativamente audio em 3D, felizmente a versão Studio suporta, e muito bem, existe uma engine que demonstra isso muito bem, acredito que é justamente isso que você precisa:
[GM3D] [Engine] Som 3D

OBS: A engine é em 3D mas basta alterar as coordenadas removendo o eixo Z.
Imagem

Avatar do usuário
Lauro
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 2

Re: [DÚVIDA][SCRIPT][GM8] Direção do Áudio

Mensagem por Lauro » Seg Jun 06, 2016 10:08 pm

Bem, não custa tentar.
Eu até testaria no Studio, mas é que o GM:S  não roda na carroça nem com reza braba.
Achava que o áudio 3d só funcionaria com jogos 3d, não sabia que era tão simples assim.
Bem, sobre possivelmente não funcionar, primeiro vou testar, vai que funciona haha.
Off: 
Konosuba é mediano.

EDIT
Consegui instalar o GMS com a nova atualização dele, e incrementei os códigos...
Ainda assim não funciona, e eu sinceramente não sei quais são os problemas.
Segue abaixo o link para o projeto.
https://www.dropbox.com/s/h9svx4jqa6bqs2k/test_adm?dl=0
EDIT2:
Pronto, agora só falta arrumar o bug dos lados.

Alguma ideia? Aqui está o editável do projeto:
https://www.dropbox.com/s/shic6dlmc9zr7 ... 3.rar?dl=0
Gaste 6 minutos ouvindo esse masterpiece e abra a sua mente.

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot], Bing [Bot] e 7 visitantes