Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

ajuda projeto the sims

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
nando888
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 2

ajuda projeto the sims

Mensagem por nando888 » Sex Jun 03, 2016 12:21 am

olá pessoal a meses parei meu projeto por questão de me enpacar num escript
quero clicar em um objeto com o mouser ex:"fruta" e quero que apareça em volta dela as opções em forma de balões: "comer" ou "jogar fora", após clicar com o mouser em uma dos balões, quero que o player vá até lá e faça a ação escolhida.
quem puder me ajudar
dinhoo

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: ajuda projeto the sims

Mensagem por Rodrigo Santiago » Sex Jun 03, 2016 9:07 am

Obs : Você tem que entender  ( VARIAVEIS E ARRAYS )

nando888 - Primeiramente, simplifique seus objetivos.
1 - Clicar em um objeto e ele ficar selecionado
2 - Aparecer um menu para um objeto selecionado
3 - Executar uma função quando um item do menu for selecionado

Eu não vou colocar o todo o código até porque isso depende totalmente do seu jogo ( vai tentando fazer por parte, e quando você não consegui volte a perguntar aqui na TGM-br).
EM um Objeto controlador ( aqueles objetos que você põe sem sprite, so pra fazer a logica do jogo ) , no evento create ponha o seguinte :

Código: Selecionar todos

global.iten_selecionado = -1 ; // Esta variavel representa o iten atualmente selecionado
1 - Crie um objeto que vai representar TODOS  os itens selecionáveis (coloca um nome ai, vou chamar de obj_iten) , e no evento create ponha o seguinte :

Código: Selecionar todos

selecionado = false    //Representa se o iten atual esta selecionado
var i;
for(i = 0; i < 9 ; i ++ )  menu_iten[i] = -1 ; //Crie um array ( usos mas a frente )
Agora no evento " global > mouse left pressed "

Código: Selecionar todos

if ( instance_position(mouse_x,mouse_y,id ) ){    //Verifica se o mouse esta clicando no objeto atual
  if ( !instance_exists(global.iten_selecionado) && global.iten_selecionado <= 0){   //Se o objeto atual nao existe ou ainda nenhum foi selecionado 
    global.iten_selecionado = id; // agora o iten selecionado tem o id deste objeto
    selecionado = true;
    scr_criar_menu();
  }
}
2 - E agora, esse scr_criar_menu ? Você vai ter q implementar, crie um scripte, ponha o nome scr_criar_menu :

Código: Selecionar todos

var temp_id,i ;
for(i = 0; i < 9 ; i ++ ){
  if(menu_iten[i] != -1){
    temp_id = instance_create(x + lengthdir_x(16,360/9 * i), y + lengthdir_y(16,360/9 * i ), menu_iten[i] ) ; //Cria o objeto, em uma posicao circular, por isso o calculo todo
    temp_id.objeto = id; // coloca o id do iten atual dentro desse novo objeto criado
  }
}
Pronto, agora é o seguinte. Você vai ter q criar objetos(ex, fruta, geladeira, mesa etc ) e mudar  parent deles para Obj_iten. No create ponha o seguinte :

Código: Selecionar todos

event_inherited() ;// iso aki é pq vc esta usando parent
menu_iten[0] = Obj_Menu_Da_Fruta_1
menu_iten[1] = Obj_Menu_por_exeplo_comer
menu_iten[2] = Obj_qualquer_coisa
Coloque uma sprite maneira e testa ai porque eu ainda não pude testar .

Se você conseguiu agente vai passar pro passo 3.
Editado pela última vez por Rodrigo Santiago em Sex Jun 03, 2016 3:51 pm, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
nando888
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 2

Re: ajuda projeto the sims

Mensagem por nando888 » Sex Jun 03, 2016 12:40 pm

Agora no evento " global > mouse left pressed "
Código: Selecionar todos

Código: Selecionar todos

if ( instance_position(mouse_x,mouse_y,id ) ){    //Verifica se o mouse esta clicando no objeto atual
  if ( !instance_exists(global.iten_selecionado) && global.iten_selecionado <= 0){   //Se o objeto atual nao existe ou ainda nenhum foi selecionado 
    global.iten_selecionado = id; // agora o iten selecionado tem o id deste objeto
    selecionado = true;
    scr_criar_menu();
  }
}
é para colocar no  mouse left pressed do objeto item ou do objeto controlador?
dinhoo

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: ajuda projeto the sims

Mensagem por Rodrigo Santiago » Sex Jun 03, 2016 12:45 pm

do objeto iten ! Obs, no final tem

Código: Selecionar todos

menu_iten[0] = Obj_Menu_Da_Fruta_1
menu_iten[1] = Obj_Menu_por_exeplo_comer
menu_iten[2] = Obj_qualquer_coisa
É so pra exemplificar, esses objetos devem ser os botoes a vao aparecer, pode ir de 0 ate 9

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Ahrefs [Bot] e 3 visitantes